Há inúmeros produtos que utilizamos no nosso dia a dia que têm um grande impacto ambiental: garrafas de plástico, sacos de plástico, palhinhas, cotonetes, entre outros.

 O plástico afeta o solo, a água e o ar, sendo que o seu grande tempo de decomposição provoca muitos danos aos ecossistemas. E apesar da reciclagem ser uma boa opção para diminuir este problema, a verdade é que já não é suficiente. Tanto o consumo como a produção do plástico deve ser reduzida.

Graças às campanhas de sensibilização e à informação que hoje em dia temos disponível, cada vez mais a sociedade tenta encontrar soluções para diminuir a sua pegada ambiental.

Se queres fazer a diferença, recomendamos que vejas estes documentários que te vão inspirar a considerar a maneira como utilizas o plástico.

1. A Plastic Ocean

Duração: 1 hora e 42 minutos

IMDb: 8.0/10

Este documentário de 2016 investiga o impacto ambiental da poluição. Craig Leeson e Tanya Streeter juntaram-se a cientistas e investigadores para descobrirem o impacto alarmante que o plástico tem nos ecossistemas marítimos. Passa-se em mais de 20 locais durante um período de 4 anos.  

“A Plastic Ocean” foi recebido pela comunidade cinematográfica com críticas positivas.

2. Straws

Duração: 33 minutos

IMDb: 7.7/10

Sabias que as palhinhas de plástico usadas são um dos produtos que mais se encontra nas praias? O documentário “Straws”, da autoria de Linda Booker, fala sobre a história das palhinhas, sobre o impacto que estas têm nos ecossistemas marítimos e quais são as melhores alternativas.

“Straws” teve também críticas muito positivas do público.

3. Bag it

Duração: 1 hora e 14 minutos

IMDb: 7.5/10

O documentário “Bag it: Is Your Life Too Plastic?” foca-se no uso exagerado de sacos de plástico e outros produtos que acabam por parar nos oceanos. Jeb Berrier tenta mostrar ao público os efeitos que o plástico tem nos ecossistemas e no corpo humano.

O documentário teve bastantes críticas positivas e recebeu diversos prémios.

4. Plastic China

Duração: 1 hora e 22 minutos

IMDb: 7.6/10

Sabias que todo o plástico que algum dia foi produzido no mundo está ainda algures no nosso planeta? Este documentário explica ao público como o plástico não desaparece da forma como nós achamos e onde é que o podemos encontrar. Ao longo do filme, Angela Sun entrevista cientistas, investigadores e voluntários sobre esta questão.

“Plastic Paradise: The Great Pacific Garbage Patch” recebeu críticas muito positivas e alguns prémios.

Não te esqueças: uma pequena ação pode levar a uma grande mudança no Planeta!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *