Já não precisas de comprar uma televisão nova para teres uma Smart TV. Neste artigo vamos mostrar-te como transformar a tua TV em apenas 5 passos básicos. Estás preparado?

O facto de ser possível transformar a tua antiga televisão numa Smart TV evita que tenhas de comprar uma nova TV, mas também traz outras vantagens.

Com apenas um dispositivo tens a possibilidade de transformar várias televisões da tua casa. Para além disso, a maior parte das Smart TV funcionam com sistemas operativos próprios da marca, que reduzem o acesso a programas. Como exemplo, podemos referir que poucas Smart TV utilizam o sistema Android, reduzindo substancialmente o acesso a programas a que, com uma box Android, por exemplo, tens acesso através da Play Store.

Com a transformação podes assistir a vídeos e serviços de streaming, do YouTube e Netflix, respetivamente, podes exibir fotografias e vídeos do teu telemóvel, jogar jogos no smartphone e projetar na televisão, entre outros.

Se a solução passar por comprar mesmo uma nova televisão, não desesperes! Temos tudo o que precisas de saber aqui.

5 dispositivos que te permitem transformar a tua TV

1. Box Android

O sistema Android é o mais utilizado em todo o mundo, não só em smartphones. As boxes Android são uma boa opção com ótima relação qualidade-preço, que te permitem transformar rapidamente uma televisão normal numa Smart TV.

2. Mini M8S II

Esta é uma box Android económica com 2GB de RAM e uma memória interna de 8GB, que pode ser aumentada através de um cartão de memória ou de qualquer tipo de armazenamento externo via USB.

É bastante discreta, devido ao seu tamanho reduzido e passa despercebida entre a decoração da tua casa. Para a instalares precisas apenas que a tua TV antiga tenha uma entrada HDMI.

A box vem com a aplicação da Netflix, do YouTube e do KODI instalada. Permite o acesso à Play Store, para que possas instalar outras aplicações que te façam falta na televisão.

Tens ainda a vantagem de conseguires comandá-la através de um comando próprio, também bastante intuitivo ou, em alternativa, através de um rato ou teclado, que podes ligar à box por wireless, utilizando as duas portas USB que esta dispõe.

A ligação à internet pode ser feita por cabo ou WiFi, sendo que a velocidade de reprodução oscila consoante a tua rede. Os vídeos não apresentam problemas de reprodução, embora possas sentir alguma lentidão na abertura de ficheiros, caso utilizes o armazenamento externo.

3. Alfawise H96 Pro+

Esta box Android é outra opção que te permite transformar a televisão antiga numa nova Smart TV.

A Alfawise H96 Pro+ conta com 3GB de RAM e a memória interna de 32GB. A nível de design pode ser um pouco menos discreta por apresentar uma risca vermelha na diagonal da box, embora seja um pormenor pequeno. O seu tamanho é reduzido.

De raiz traz as aplicações da Netflix, YouTube e KODI, assim como, o acesso à Play Store completa, para que possas instalar o que pretenderes.

Tem duas entradas USB e uma entrada para cartões de memória. Pode ser ligada à internet por cabo ou por WiFi e a reprodução de conteúdos ocorre sem problemas, mesmo nos vídeos 4K.

4. Tbee Box

A Tbee Box é um dispositivo que se destaca por ser nacional. Vem com o sistema operativo Android na versão 4.4.2, com interface modificada e adaptada às suas diversas funcionalidades.

O processador é Amlogic S812 e reproduz vídeos a 4K sem qualquer problema. Tem 2GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno.

As maiores vantagens que a diferenciam das demais vão para a câmara que permite efetuar videochamadas através da TV e, o reconhecimento de mão, para controlo de todos os conteúdos por gestos.

Tem Bluetooth 4.0, duas portas USB, leitor de cartões SD e porta Ethernet. Traz ainda um controlo remoto RF, alimentado por bateria, air mouse e teclado QWERTY.

5. Google Chromecast

O Chromecast permite transformar qualquer televisão numa Smart Tv, sem grande esforço. Apenas precisas que a tua televisão tenha uma entrada HDMI.

O aparelho é fácil de instalar e não te leva muito tempo. O processo é simples e intuitivo. Após ligares o aparelho a um cabo de energia ou USB e à entrada HDMI da tua TV, apenas tens de alterar a entrada da televisão para HDMI.

A partir deste momento, o ecrã da tua televisão vai passar a transmitir o que está a passar no teu telemóvel, computador ou tablet, consoante ao aparelho com que faças a conexão. Deves então instalar a aplicação Google Home, que será tão rápida quanto a eficiência da tua rede WiFi.

Estás à procura de um repetidor de sinal para aumentar a velocidade da tua rede wi-fi?

Precisas também de saber que apesar de te ser permitido assistir a conteúdos de outros sites, desde que através do Google Chrome, a Chromecast privilegia a transmissão de conteúdos da Netflix, Spotify, Google Play, Google Photos e YouTube.

Mas… Como escolher o melhor aparelho?

Jovem a ver televisão

Para escolheres o melhor aparelho começa por definir um orçamento máximo para o adquirires.

Depois, define o teu objetivo com a aquisição do dispositivo, isto é, se pretendes apenas utilizar aplicações como a Netflix ou o YouTube para assistir online, se pretender fazer o download de filmes ou séries para armazenar no dispositivo ou se também queres jogar.

Esclarecido o orçamento e o objetivo é muito mais fácil encontrares o teu aparelho ou, por outro lado, verificar se afinal preferes optar por uma nova televisão Smart TV.

O a-b-c para a transformação

  1. Escolhe o dispositivo que melhor se adapta às tuas necessidades e objetivos;
  2. Faz a ligação do aparelho à tua televisão pela entrada HDMI e à energia, através de uma conexão USB;
  3. Conecta o aparelho ao WIFI, inserindo a senha da tua rede;
  4. Depois do aparelho estar ligado, podes fazer a conexão com a tua conta Google; 
  5. Entra na Play Store e descarrega os teus programas preferidos. Está pronto a usar!

Estudadas as opções de como transformares a tua antiga TV numa Smart TV, está na hora de passar ao passo seguinte: comprar o teu dispositivo. Procura-o no OLX e segue as dicas de segurança que te disponibilizamos, para garantir compras descansadas.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *