Tudo o que precisas de saber antes de comprar pneus para o teu carro
Comprar pneus novos para o teu carro pode influenciar a performance e segurança na estrada. Antes de tomares uma decisão, lê este guia.
17 Set 2020 — 4 min leitura
Escolher pneus novos é uma das decisões mais importantes em relação ao teu veículo, seja ele um carro ou uma mota. Os pneus são o ponto de contacto mais crítico entre o carro e a estrada. Aspetos como o desgaste e a aderência devem ser levados em consideração, pois terão um impacto significativo na condução e no desempenho geral.
Qual é o tipo de pneus adequado?
Os pneus promovem a segurança do teu veículo, sendo importante que estejam adaptados ao clima e aprovados pela marca. A pressão de ar e a profundidade do piso também devem estar de acordo.
Pneus para todas as estações: Este tipo de pneus combina as vantagens dos pneus de inverno e de verão, sendo que são projetados para fornecer uma boa prestação durante todo o ano e em todas as estações. Contudo, é importante referir que se desgastam com mais facilidade e, ao terem mais resistência ao rolamento, consomem mais combustível. São ideais para regiões com temperaturas amenas todo o ano. A maioria dos veículos hoje em dia são vendidos com este tipo de pneus.
Pneus de verão: Estes pneus foram criados para serem utilizados entre a Páscoa e o mês de outubro. Oferecem vantagens nas temperaturas mais altas: a sua composição de borracha é rígida e as suas ranhuras promovem mais aderência quando o piso está quente.
Pneus de inverno: Caso vivas numa região muito afetada pelas condições climáticas no inverno, é importante que utilizes pneus de inverno. São pneus mais macios do que os de verão e mantém-se mais flexíveis mesmo em baixas temperaturas. As ranhuras destes pneus bloqueiam a neve e o gelo, o que melhora a tração.
Pneus recauchutados: Os pneus recauchutados são uma boa alternativa aos pneus usados. Normalmente, estes pneus são pneus antigos que não foram danificados, e, por isso, foram renovados e colocados no mercado. Caso sejam renovados por profissionais, podes esperar um pneu semelhante a um pneu novo, mas mais barato. Outra grande vantagem deste tipo de modelo, é o facto de ajudarem a proteger o meio ambiente.
Pneus de baixo perfil: Os pneus de baixo perfil oferecem um melhor manuseamento nas curvas, são mais rígidos devido ao seu baixo peso e têm uma boa estabilidade lateral. Contudo, estes pneus aumentam o ruído exterior de rolamento e o consumo de combustível.
Pneus XL: Os pneus XL são mais reforçados, tendo uma capacidade carga maior. Têm uma subestrutura mais estável, com uma carcaça de várias camadas.
Pneus largos: Categoria de pneus muito popular, especialmente para quem tem carros desportivos. Quanto mais largos maior será a área de contacto com o chão, e maior a aderência. Este tipo de pneus é ideal para as alturas de frio e chuva, pois a água pode ser transportada através da sua superfície mais alargada. Contudo, este modelo é mais caro e, tendo uma maior área de contacto, tem uma maior resistência ao rolamento, aumentado o consumo de combustível.
Pneus usados: Os pneus, de forma geral, são caros, sendo que muita gente opta por comprar pneus usados. Caso os pneus usados estejam bem preservados e a sua origem seja comprovada, é uma boa maneira de poupar. Contudo, se notares que os pneus estão desgastados ou com algum defeito, nunca os deves adquirir. Isto pode ser um grande perigo para ti e para todos os outros condutores na estrada.
Caso queiras comprar pneus usados, tem em atenção:
Profundidade: A profundidade dos pneus é muito importante. Um pneu novo tem uma profundidade de piso de 8 mm e a profundidade de piso legal é de 1,6 mm. Um bom pneu usado deve ter pelo menos 5 mm. Ao ter esta profundidade é capaz de fazer cerca de 10.000 km.
Condições da parede lateral do pneu: Um bom pneu usado deve ter uma faixa de desgaste uniforme. As suas paredes laterais não devem apresentar rachas, lascas ou cortes.
Reparações: Caso repares em saliências de borracha coladas, o pneu foi consertado com uma faixa de borracha. Nunca deves comprar pneus neste estado.
Idade do pneu (DOT): Para saberes a idade de um pneu usado deves procurar as letras “DOT”, que se encontram na parede lateral inferior do pneu. Do lado direito das letras, vais encontrar um número de 4 dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana em que o pneu foi fabricado (1-52) e os dois últimos números indicam o ano. Se os números indicarem que este pneu tem mais de 5 anos, deves optar por um pneu mais novo.
Tamanho dos pneus e outros fatores: Caso ainda estejas com dúvidas em relação a que pneus comprar, a maioria dos consumidores opta por substituir os seus pneus gastos por equivalentes em tamanho e capacidade, o que está correto. O teu carro foi projetado para funcionar melhor com o tipo e tamanho de pneus que veio da fábrica. Ou seja, ao escolheres modelos similares vais conseguir manter o desempenho e segurança que o teu veículo foi projetado para oferecer.
Algumas dicas importantes na compra dos pneus:
Um pneu pode durar até dez anos, contudo os especialistas aconselham a substituir os pneus ao fim de 5 anos ou 40.000 km de utilização;
Deves fazer um check-up mensal aos pneus do teu carro;
Caso exista um desgaste acentuado no centro ou extremidades do pneu, este pode estar mal calibrado ou a direção pode estar desalinhada. Convém ires a uma oficina;
Para conseguires prolongar a duração dos pneus, deves evitar conduzir a velocidades elevadas, fazer travagens repentinas ou manobras bruscas;
A pressão aconselhada para os pneus do teu veículo encontra-se registada na coluna da porta do condutor ou na tampa do combustível;
Nos dias de mais frio e chuva deves ter uma condução mais cuidada, pois nesta altura do ano os pneus têm menos aderência ao piso;
A manutenção, carga, velocidade a que costumas viajar, condições das estradas por onde circulas, a temperatura a que os pneus estão sujeitos e a pressão, são alguns dos fatores que afetam a prestação e duração dos pneus;
Quando trocas os pneus do teu automóvel é necessário que substituas todos ou pelo menos dois no mesmo eixo. Os mais recentes devem ser colocados no eixo traseiro para garantir uma melhor estabilidade.
Esperamos que o nosso artigo sobre pneus te ajude a comprar os pneus ideais para ti e para o teu veículo. Visita o OLX e escolhe hoje os teus pneus.
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De facto são informações que qualquer condutor de viaturas tem obrigação de saber, mas nunca é demais dar um puchão de orelhas aos mais distraidos, são pertinente estas informações.
Letras escuras num fundo escuro é complicado para ler.
Este artigo é só “Palha”.
Não serve para nada, nem diz nada que qualquer condutor já não saiba.
De facto são informações que qualquer condutor de viaturas tem obrigação de saber, mas nunca é demais dar um puchão de orelhas aos mais distraidos, são pertinente estas informações.
Em vez de chamar palha, seria muito interessante que se ponham questões a melhorar o conteúdo !