Existem várias opções para dar uma nova vida e melhorar o desempenho do PC aí de casa. Esta é a altura ideal porque estás a regressar às aulas ou ao trabalho e precisas, mais do que nunca, de um PC rápido e eficaz, que corresponda às tuas necessidades.

O OLX tem várias opções para aumentares a longevidade do teu PC e torná-lo mais apelativo e atualizado, seja para novos jogos ou novos desafios, como a telescola, teletrabalho ou videochamadas.

Como melhorar o desempenho do PC

1. Troca o disco HDD por um disco SSD

Esta troca vai aumentar significativamente a velocidade do acesso ao teu PC, seja no momento do arranque ou nos programas e loadings dos teus jogos vão ficar muito mais rápidos.

Num computador mais antigo é provável que tenhas ainda um disco Hard Disk Drive (HDD) que, por norma, têm uma enorme capacidade de memória, mas não correspondem em rapidez, sobretudo quando comparados com o Solid State Drive (SSD).

Começa por fazer um backup dos teus dados no disco rígido preexistente. Caso estejas a trocar o disco rígido primário sem uma ferramenta de duplicação, terás de reinstalar o sistema operacional no novo disco, quando terminares.

Encontras discos SSD à venda no OLX a partir de 15 euros

2. Aumenta a memória RAM

A Random Access Memory (RAM) é a memória responsável pela escrita e leitura, revelando-se, portanto, um componente essencial para qualquer computador, independentemente da sua finalidade.

Um bom processador acompanha-se sempre de uma excelente memória RAM, com capacidade suficiente de resposta. O aumento da memória RAM vai permitir que o processamento seja mais rápido e com menos esforço, melhorando o desempenho do PC.

Precisas de pelo menos 4GB para um uso mais básico, 8GB para trabalhar com programas ou jogar e, uma RAM de 16GB para casos profissionais. Se a motherboard assim o permitir, opta por passar para o sistema DDR4.

Não esperes mais, vê aqui a memória RAM certa para o teu PC

3. Muda a placa gráfica

A pensar nos gamers, a troca da placa gráfica vai permitir um aumento de velocidade e fluidez nos jogos mais recentes, melhorando a tua experiência enquanto jogador. 

A maior parte dos PCs mais recentes inclui placas gráficas integradas, o que não favorece a performance. Se vais trabalhar com programas de edição ou outros mais pesados, este é um upgrade muito importante para melhorar o desempenho do PC.

O aconselhável é optar sempre por uma placa gráfica de 3 ou 4GB, no mínimo.

Queres ampliar o teu sinal WiFi? Vê como te podes manter conectado sem problemas!

4. Troca o processador

Para melhorar o desempenho do teu PC podes trocar o processador. De preferência, trocar para um processador i5 ou mesmo um i7, o que vai revelar-se numa enorme evolução. 

No entanto, uma vez mais depende do que a motherboard que o teu PC te permitir. Deves, por isso, ter em atenção as compatibilidades entre o computador e o processador que queres colocar.

Este pode ser um upgrade mais complicado de fazer, mas vai mostrar-te diferenças significativas e melhorar o desempenho do PC. Na maior parte dos casos, trocar de processador implica, também, trocar a motherboard e, em alguns casos, a memória RAM.

Depois de instalar fica atento à temperatura do novo processador. Os coolers que acompanham os processadores costumam ser o suficiente para não deixar o computador superaquecer. No entanto, pode ser necessário instalar um sistema de refrigeração extra ou um cooler mais potente.

A troca do processador pode ser o processo mais dispendioso ao melhorar o desempenho do teu PC, mas o resultado será de um PC praticamente novo.

No OLX tens processadores i5 e i7 à venda por excelentes preços

5. Coloca um bom antivírus e um bom cleaner

Escolher um bom antivírus é essencial para garantir que o teu computador está sempre em segurança. Já o cleaner vai ajudar-te a eliminar os documentos que não são necessários e que tornam o teu PC mais lento.

O CCleaner é um software gratuito com a função de encontrar ficheiros inúteis no teu disco, tal como ficheiros temporários, cookies e registos não usados. Permite também identificar e corrigir problemas no arquivo de registos, aumentando a velocidade do sistema.

6. Desativa o arranque automático

Por vezes, instalamos programas e damos autorizações até sem nos apercebermos, por falta de atenção ou tempo no processo de instalação. 

Muitas vezes permitimos o arranque automático de programas, o que leva a um arranque mais lento. Podes fazer Control + Alt + Delete e, no Gestor de Tarefas, procurar em Arranque os programas ativos. Experimenta desativar alguns e testa a diferença.

7. Atualiza o software

A atualização do software é benéfica para melhorar o desempenho do PC, por isso, convém estares atento aos updates disponíveis. Por norma recebes notificações, mas se tal não acontecer, procura por ti mesmo nas definições do computador.

As atualizações melhoram o desempenho geral do teu computador e, consequentemente, a tua experiência enquanto utilizador. Uma atualização pode adicionar novos sistemas de segurança e privacidade.

8. Escolhe a fonte de alimentação certa

Uma boa fonte de alimentação tem de ter pelo menos 800w, para permitir que o computador não aqueça e que trabalhe com muito menos esforço. Isto vai torná-lo mais rápido.

Começa a melhorar o desempenho do teu PC pelo mais urgente

Para veres por onde começar a atualizar o teu computador, analisa todos os componentes e percebe onde é que o teu PC já perdeu eficácia. Verifica se está lento, se tem falta de espaço, se os gráficos já não te satisfazem e procura os upgrades indicados.

Melhorar o desempenho do teu PC pode ser o suficiente para prolongar o máximo de tempo de vida útil e evitar trocar frequentemente de computador. As peças em segunda mão são uma excelente opção de colocares o teu PC ao alcance da performance máxima, a um orçamento bastante mais acessível.

Se na tua análise verificares que pode ser necessário trocar também a motherboard, então avalia se a venda do teu PC e se mudar de computador não será a melhor opção.

Podes colocar facilmente à venda o teu PC antigo e encontrar outro à tua medida no OLX. Caso o teu PC antigo não tenha mais finalidade, vê aqui como podes descartá-lo.

Os melhores portáteis para te acompanhar no trabalho ou no estudo!

Funcionalidade faz parte do ADN do OLX

É no OLX que podes encontrar os melhores negócios perto de ti e descobrir como comprar praticamente tudo. Começa por procurar o artigo que pretendes na página principal, através das categorias disponíveis.

Analisa bem as fotografias do anúncio, lê a descrição com atenção e analisa o perfil do vendedor. Dá preferência à comunicação através das mensagens do OLX. Procura saber mais sobre o artigo, negoceia o preço e fecha o negócio.

Podes ainda recorrer às Entregas OLX para receberes o teu artigo ou encontrar-te pessoalmente com o vendedor num local público e seguro, como os Pontos de Encontro OLX.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

2 comentários a “8 upgrades para melhorar o desempenho do PC”

  1. Maria do Céu Fernandes diz:

    Obrigada pelo mail informativo.
    É uma ótima ajuda para eu melhorar o meu PC portátil.

  2. Victor Santos diz:

    Resumindo e concluindo “Compra um pc novo” só faltou o conselho de mudar a mboard e a caixa…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *