O estado de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, levou-nos para a quarentena, no resguardo das nossas casas. Para quem tem crianças, nem sempre é tarefa fácil. Mas agora, vamos falar-te de yoga e como podes utilizar esta prática a teu favor.

Tens curiosidade no yoga?

Anota 10 benefícios que a prática do yoga oferece às crianças:

  1. Gestão do stress e ansiedade;
  2. Aprendizagem de técnicas de relaxamento;
  3. Promoção da consciência corporal;
  4. Desenvolvimento da autoestima;
  5. Flexibilidade nas articulações;
  6. Melhoria dos hábitos posturais da coluna vertebral;
  7. Melhoria dos hábitos de respiração;
  8. Estimulação da circulação sanguínea;
  9. Promoção de agilidade e integridade
  10. Desenvolvimento da atenção, concentração, memória e imaginação.
Esporte crianças Foto gratuita

Ainda não te conseguimos convencer?

Para além dos dez benefícios que reunimos, as crianças que fazem yoga acabam por se exercitar, brincar e conectar-se mais profundamente com o seu eu interior. Desenvolvem também um relacionamento íntimo com o mundo natural que os rodeia.

As posições iniciais para as crianças praticarem yoga representam as posturas de animais: a posição do macaco, da girafa, do flamingo, do cão, do gato, da vaca, da cobra, do leão, da borboleta e da tartaruga. 

Ao imitarem os movimentos e até os sons dos animais, as crianças têm a oportunidade de entrar num outro ser e de se imaginarem a assumir outro papel.

Poses, asanas ou posturas do yoga

Quando na prática do yoga, uma criança assume a pose do leão, por exemplo, experimenta não apenas o poder e o comportamento do leão, mas também o seu próprio senso de poder. Ou seja, a criança assume quando ser agressivo e quando recuar.

As crianças acabam por imitar animais, elementos da natureza ou objetos ao seu redor, de forma lúdica e divertida. As posturas praticadas permitem o desenvolvimento da coordenação motora, que se relacionam diretamente com a que é necessária em diversas atividades na escola, como escrever ou recortar.

Cada corpo tem as suas particularidades e, a cada prática, a criança aprende a respeitar os seus limites e a ter paciência para alcançar aquilo que o seu corpo precisa. A mesma acaba por ter uma maior consciência sobre a postura adequada, prevenindo dores e problemas de coluna.

Retrato, de, um, sorrindo, menino menina, sentando, junto, exercitar, contra, concreto, fundo Foto gratuita

Principais vantagens da prática regular

Um dos objetivos da aprendizagem das posturas de equilíbrio no yoga, passa por ajudar as crianças a aumentar a sua concentração e a ter mais calma nos diversos cenários da vida.

As crianças mais agitadas poderão sentir alguma dificuldade na prática das posturas, mas com o tempo e a persistência, conseguirão praticar yoga, adquirindo também equilíbrio físico e emocional.

Uma das técnicas do yoga passa por praticar afirmações positivas que, em conjunto com as técnicas de relaxamento e de respiração, ajuda a acalmar a mente, aprendendo a mudar o foco dos seus pensamentos, tornando-os mais calmos, puros e positivos.

Como e por onde começar?

Para iniciar a prática de yoga em casa apenas necessitas de um pequeno espaço, sossegado e de roupas leves e práticas, que permitam exercitarem-se sem limitações.

Quando motivadas pelos pais ou outros adultos com quem vivam, as crianças sentem-se mais entusiasmadas e empenhadas, por isso, toda a família pode praticar junto. Existem várias aulas disponíveis online, basta procurar uma com que se identifiquem.

Mãe, com, filha, em, um, ginásio Foto gratuita

Agora que já entendeste o que o yoga pode fazer por ti e pelas tuas crianças, começa já hoje esta prática de união do corpo e da mente.

Aproveitem a quarentena e aventurem-se em família para que possam partilhar diretamente todas as vantagens!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *