Com as temperaturas elevadas que se fazem sentir, o ar condicionado assume uma importância crucial a bordo. Conduzir sem ar condicionado no verão, mais do que um autêntico pesadelo, coloca em risco a saúde e pode mesmo provocar acidentes.

No verão, a temperatura dentro do carro facilmente atinge os 45°C. Nesse sentido, não deves correr o risco de não teres o sistema de ar condicionado do teu carro a funcionar corretamente perante um cenário de calor extremo.

Reparar a climatização pode custar uma pequena fortuna. Por isso, para evitares situações desagradáveis e não teres de despender uma elevada quantia de dinheiro, aqui ficam 10 dicas para fazeres a manutenção do sistema de ar condicionado do teu carro.

1. Limpar o condensador

Um dos problemas mais comuns é o bloqueio dos filtros de ar e condensadores AC, que impede a circulação do fluxo de ar sobre as serpentinas de refrigeração. Portanto, lava bem o condensador com água todas as semanas, sem falta.

Procuras peças específicas para o ar condicionado do teu carro?

Esta ação não apenas ajudará na remoção da sujidade dessas partes inacessíveis, como, também, contribuirá para manter uma melhor refrigeração, aliviando o calor que se faz sentir no verão.

2. Manter o interior do carro limpo

A sujidade e a humidade são duas das principais causas de “praga” na unidade de ar condicionado do carro. Como tal, deves aspirar e limpar bem, todas as semanas, os tapetes da viatura para garantir que as condutas de AC e a ventilação interior não atraem poeira exterior, mantendo-se limpas e proporcionando a melhor refrigeração.

3. Limpar o filtro

O filtro de ar do AC, que fica abaixo do painel na maioria dos carros, deve ser bem limpo com água ou até mesmo substituído, se necessário. Limpa o filtro durante a manutenção regular do sistema. Especialmente, antes do verão. Adota uma atitude proativa e limpa-o antes do início da estação quente.

4. Limpar o radiador do ar condicionado

Se o motor estiver quente ou a sobreaquecer, tal pode afetar o funcionamento do ar condicionado. Esta situação ocorre porque o condensador de AC está localizado imediatamente em frente ao radiador do motor.

Em caso de sobreaquecimento do radiador, o calor excessivo pode ser transferido para o condensador e afetar, negativamente, o funcionamento da climatização. Portanto, para evitar situações como esta, deves limpar o radiador a cada três meses.

5. Inspecionar o compressor

Como o compressor de AC, regra geral, é acionado pelo motor através de correia, uma lubrificação ou manutenção insuficientes podem provocar falhas nesse componente. Por isso, inspeciona bem a correia de transmissão que se encontra ligada ao compressor, as condutas e os tubos para evitar tais falhas no funcionamento do ar condicionado do carro.

6. Estar atento a sons estranhos

Nunca ignores quaisquer sons estranhos e fora do comum provenientes do compressor, que podem indicar problemas com a correia de acionamento, gás refrigerante a entrar na porta do compressor, folga dos parafusos de montagem que prendem os componentes do AC, equalização de pressão ou até mesmo desgaste da correia.

Artigo relacionado: Quando deves recarregar o ar condicionado do teu carro?

Todos esses problemas no sistema de AC são preocupantes, ocorram eles no momento da manutenção ou da substituição. Neste caso, deves consultar a oficina mais próxima se tal situação ocorrer.

7. Verificar fugas

Verifica, pelo menos, uma vez por mês, se existem fugas nas condutas de AC. Podes até limpá-las bem com água e sabão para garantir que não existe nenhuma fuga.

8. Estar atento a fugas

A perda de lubrificação é uma das razões mais comuns que está na origem da falha do compressor de AC. Assim, se detetares manchas de gasóleo no compressor de AC, nas condutas ou nos tubos, deve contactar imediatamente a oficina.

9. Utilizar o modo de recirculação

Usa o modo de recirculação o máximo possível. Comparado com o modo de ar fresco, a utilização do AC na recirculação melhora a eficiência, pois o sistema funciona de forma mais rápida e forte.

Além disso, este modo bloqueia a entrada de ar sujo ou cheiro desagradável no habitáculo vindo do exterior. Especialmente no verão, quando o clima está muito seco e poeirento, é melhor selecionares o modo de recirculação em vez do modo de ar fresco.

10. Utilizar com moderação

Uma das dicas mais básicas, mas bastante importantes, é utilizares os comandos do AC da forma mais suave possível para evitares qualquer dano que possa comprometer o funcionamento do sistema.


Próximas leituras:

Cyber monday: o que é e porque vale a pena?
A Cyber Monday é um dos maiores dias de compras online. Descobre …
Black Friday 2022: vende antigo para comprar novo
Estás preparado para usufruir ao máximo da Black Friday 2022? Aproveita também …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *