Smartphones, tablets, computadores, consolas… Estas são, hoje em dia, as ferramentas mais usadas para jogar. No entanto, depois de tantos dias em isolamento social, poderá estar na altura de ires ao baú e tirar de lá os clássicos que põem a família toda a brincar em conjunto.

  • Batalha Naval

Submarino ao fundo! Este é um jogo para apenas dois jogadores, cada qual com a sua Armada, a tentar destruir os vasos de guerra do oponente. Cada jogador tem uma grelha (cada quadradinho é identificado pela letra vertical e número horizontal) onde dispõe submarinos, contratorpedeiros, navios-tanque e um porta-aviões. Depois é ir atirando e tentando acertar: 3F!. Ganha quem conseguir destruir primeiro a Armada inimiga.

  • Cluedo Harry Potter

Um três-em-um. Ideal para animar adultos e crianças, uma mais-valia para os amantes de mistérios e um ex-libris para os fãs do pequeno feiticeiro criado, em 1997, por J.K. Rowling. Há seis peões e cada jogador só tem de escolher o personagem mais adequado a si: Harry, Ron, Hermione, Ginny, Luna e Neville. Problema: houve um aluno que desapareceu e cabe a cada feiticeiro descobrir quem foi, como aconteceu e que feitiço foi lançado. Terá sido o lobisomem Fenrir Greyback com um colar amaldiçoado na Floresta Proibida?

Lê também: Como motivar os filhos para os estudos durante a quarentena

  • Loto

Calma! Ninguém quer viciar ninguém num jogo a dinheiro. Por isso, por agora, com os mais pequenos, podes jogar a feijões (ou recorrendo a algo similar). Há cartões com números distribuídos pelos jogadores e alguém fica encarregado de “cantar” os números das bolas que vão saindo de um saco. Depois, é esperar que alguém grite “linha” ou “loto”.

  • Monopólio

Seja ainda nos velhinhos escudos ou nos atuais euros, o jogo do Monopólio é sempre um sucesso em todas as idades. Vai ser preciso comprar ruas, formar bairros, contruir casas e hotéis. Tudo para ser um empresário do imobiliário de sucesso. Mas, atenção: quando te mandam para a prisão, vais diretamente – sem passar pela casa da partida nem receber o montante atribuído a cada volta…

Não tens jogos de tabuleiro em casa?

  • Operação

Para jogares com crianças com mais de seis anos. Aqui, todos são médicos cirurgiões, mas uns são melhores do que outros… Cada um terá de extrair uma peça do corpo do Sam, deitado na mesa de operação, sem que este dê por nada. Porque se der, toda a gente vai dar conta e o Sam vai ficar zangado!

  • Pictionary

Alguém em casa com jeito para o desenho? Se não, também não faz mal. Aliás, poderá ter muito mais graça. A ideia passa por dividir a família em duas equipas: em cada equipa, um desenha o que o tabuleiro pede e o outro tem de adivinhar, seja uma palavra ou um conjunto delas. Gargalhadas garantidas (e se calhar algumas discussões, mas sempre bem-dispostas).

  • Risco

Mais indicado para idades acima dos 12 anos, o Risco é um jogo de estratégia militar em que os jogadores capturam territórios uns aos outros, havendo objetivos de jogo (uns mais fáceis que outros), sendo o maior de todos a conquista do mundo.

  • Scrabble

Fazer palavras a partir de letras e somar o maior número de pontos possível. É não só um jogo de tabuleiro capaz de te juntar com a família à volta de uma mesa durante horas, como é uma brincadeira que vai ajudar as crianças que adquiriram a leitura há pouco tempo.

  • The X-Files

Mais indicado para adultos e jovens. Os jogadores podem assumir os personagens de Mulder, Scully ou outro membro da equipa X-Files, nome de série famosa da década de 1990 que viria a ser importada para este século. Em conjunto, os agentes/jogadores lutam contra um adversário/jogador que controla o Canceroso e sua rede nefasta. Isto, ao mesmo tempo que trabalham para descobrir conspirações globais e ameaças, indo contra vários membros do Sindicato.

  • Trivial Pursuit

“Vai uma pergunta para queijinho?” O Trivial Pursuit, criado em 1979, é um dos mais famosos jogos de tabuleiro e testa o conhecimento dos jogadores em várias áreas, como História, Desporto e Lazer ou Ciências e Natureza. Se tiveres crianças em casa, será uma diversão pegada se o jogo já tiver alguns aninhos: eles vão ficar a conhecer um bocadinho mais da tua história; tu irás compreender por que existe a expressão “generation gap”.

Como o teu bem-estar é a nossa prioridade, vê aqui como fazer negócios em segurança no OLX com o Covid-19 e os serviços de entrega porta a porta recomendados pelo OLX.


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …