Não é necessário investir muito para ter uma casa ao teu gosto. Com uma decoração low cost é possível teres a decoração com que sempre sonhaste, que te faça sentir bem, e que torna o ambiente mais acolhedor.

10 objetos incríveis para uma decoração low cost

Qualquer casa precisa de alguns statement pieces, peças que vão atrair a atenção e deslumbrar. Podem ser pequenos pormenores, como puxadores, ou algo maior, como umas cortinas diferentes. O objetivo é ter um grande efeito no ambiente geral com poucas alterações. Estas são 10 sugestões que vale a pena experimentar.

#1 Puxadores

Os puxadores são um elemento elegante, fácil de mudar e que podes encontrar a valores acessíveis. Podes colocá-los em contraste com os móveis, com padrões e materiais diferentes. Trocar os puxadores ou personalizar os existentes vai dar um novo ar ao móvel, podendo ser adaptado ao estilo que pretendes.

#2 Almofadas

As almofadas têm um papel importante, seja num sofá, numa poltrona ou na cama de um quarto. Podem mudar totalmente o ambiente em que se inserem, contrastando em cores, texturas e formatos. Se queres mais elegância, além do conforto, opta por almofadas grandes, macias e fofas. Escolhe materiais como seda natural, linho e algodão.

#3 Cortinas

Seja na sala, no quarto ou até na casa de banho, as cortinas vão proporcionar uma sensação de espaço maior. No OLX, encontras inúmeros tecidos à venda que se enquadram na decoração low cost que pretendes fazer.

#4 Molduras

As molduras não servem apenas para colocar fotografias. Podem estar vazias e coloridas, num corredor amplo ou até à volta de um objeto afixado na parede que pretendas destacar. Em paredes escuras, as molduras de amarelo ou douradas, mais trabalhadas, ganham destaque e conferem um charme e características próprias à divisão onde se inserem.

#5 Espelhos

Os espelhos dão a sensação de espaço e amplitude. Opta por colocar espelhos em locais que tenham pouca luz natural, que sejam estreitos ou pequenos. Nestes casos, opta por espelhos mais simples. Nas áreas mais espaçosas, como uma sala, podes apostar em espelhos mais trabalhados e fazer dele o elemento decorativo principal.

#6 Iluminação

A iluminação é essencial para uma decoração low cost. Pequenos detalhes, como a mudança de abajures, podem renovar por completo o espaço. Para além do ponto de luz central, os focos em determinadas áreas criam ambientes mais intimistas.

Para camas com cabeceira ou prateleira por cima, usa grinaldas com iluminação, por exemplo. Experimenta também a iluminação com suporte em mola para colocar as fotografias dos melhores momentos em família e amigos.

#7 Caixas e organizadores

Podes utilizar caixas de acrílico, de vidro ou de madeira para organizar, por exemplo, o quarto de banho. As caixas de estilo antigo ou minimalistas vão determinar o estilo da divisão.

Na cozinha e na despensa, os potes de vidro permitem organizar tudo e ver o interior, o que facilita a pesquisa quando procuras alguma coisa em específico. Podes reutilizar frascos vazios desde que coloques etiquetas com a data de validade.

#8 Tapetes

Mudar o chão já foge àquilo que podemos considerar uma decoração low cost. Mas isso não significa que não possa existir uma mudança. Podes começar por mudar os tapetes para cores mais claras, favorecendo uma sensação de espaço maior.

Se o espaço não é um problema, então nada como arriscar numa cor mais forte e fazer do tapete a personagem principal da tua sala. Os tapetes de cor escura implicam um visual mais luxuoso, mas exigem particular cuidado para que se relacionem bem com os outros acessórios decorativos.

#9 Plantas

As plantas de interior alegram o ambiente e dão vida a qualquer divisão da casa. Integram-se facilmente com qualquer decoração, e para tal basta conjugar com os vasos para plantas certos.

As plantas são bonitas, económicas e boas para a saúde, já que ajudam a purificar o ar. Em alternativa, as plantas artificiais são também uma opção a considerar.

#10 Lareira portátil

Para além da sua utilidade em aquecer a casa nos tempos mais frios, as lareiras podem ser o elemento de destaque na decoração. Colocar uma lareira portátil pode ser algo totalmente fora do teu orçamento, mas as lareiras decorativas são acessíveis e dão um toque de glamour e elegância.

Por onde começar a remodelar a casa com uma decoração low cost

Antes de qualquer compra, é importante responderes a estas perguntas para avaliar o que é mais prioritário.

Que divisões da casa são mais prioritárias?

Podes começar por selecionar os espaços que pretendes remodelar. Podem ser as divisões da casa que estão a precisar mais ou aquelas nas que passas mais tempo. O importante é definir prioridades e ter um âmbito bem definido. O tempo e orçamento da remodelação tende a disparar à medida que vão sendo adicionadas divisões.

O que pode ser reaproveitado ou vendido?

Para poupar, começa por avaliar o que já tens. Provavelmente, existem objetos que podes conseguir recuperar. Os móveis em madeira, descoloridos e envelhecidos, são um bom exemplo. Passa a lixa, enverniza ou pinta ao teu gosto.

Esta forma de reciclagem é barata e com criatividade, dedicação e algum tempo, tudo é possível. Por outro lado, vende aquilo que já não quiseres no OLX e ganha algum dinheiro para a remodelação.

Existem fios à vista?

Quanto menos cabos e fios estiverem visíveis, maior vai ser a sensação de organização. Este simples detalhe vai fazer toda a diferença na tua casa. Caso não possas ou não pretendas escondê-los, procura integrá-los na decoração para que não fiquem simplesmente expostos e com ar de desorganizados.

Há elementos a precisar de uma pintura?

Existem alguns elementos que podes facilmente pintar, sem gastar muito dinheiro. Podes pintar as calhas das tuas janelas, os radiadores, ou estantes. A diferença é notória e basta mudar alguns pormenores, numa decoração low cost, para ter um grande impacto final.

Artigo relacionado: Decoração sustentável: 8 ideias que podes fazer em casa

É possível ter uma casa elegante com elementos de luxo, sem investir um grande valor. A decoração low cost deve incluir vasos e molduras ornamentadas, quadros, espelhos e diferentes pontos de luz.

Usa a imaginação, inspira-te e adquire alguns destes elementos, de luxo ou de autor e de diferentes artistas, em segunda mão da plataforma do OLX. Faz da tua casa o lar dos teus sonhos.

Os estofos e enchimentos foram renovados recentemente?

Nem sempre é necessário trocar um sofá, uma cadeira ou poltrona, principalmente quando o orçamento é apertado. Por vezes, estofar uma cadeira que tem o assento demasiado achatado, ou trocar o enchimento da almofada de um sofá, pode ser o suficiente.

Precisas de mais espaço de organização?

Ter estantes e armários pode ser crucial para ter mais arrumação. Contudo, quanto menos carregadas estiverem, mais subtileza vão transmitir. Nas estantes, mistura livros com plantas ou fotografias. Estes podem estar organizados por temas, por cores ou tamanhos, consoante a tua intenção.

Por vezes, basta apenas reorganizar os móveis, movimentando-os para outras posições, para os espaços terem outras perspetivas. Tudo o que promova uma melhor circulação e um ambiente mais espaçoso, deve ser visto com bons olhos.

Precisas de móveis novos low cost?

Sabes a quantidade de coisas que podes fazer com paletes? Desde simples prateleiras, a mesas de apoio ou até mesmo a um sofá. Vê aqui como podes construir os teus móveis com paletes, de forma simples e económica.

Estas recomendações vão permitir aproveitar ao máximo o que já tens em casa e priorizar a remodelação para gastar o menos possível. Está na hora de introduzir alguns elementos-chave na decoração que vão dar aquele toque especial.


Próximas leituras:

Esquentador ou cilindro: qual escolher?
Descobre como escolher entre um esquentador ou cilindro. Estes são os principais …
Decoração de outono: 15 ideias para receber a nova estação
Aproveita a mudança de estação para dar um novo ar à tua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *