É mais difícil substituir a bateria de lítio do teu telemóvel do que geri-la corretamente em primeiro lugar. Muitos telemóveis não permitem que os utilizadores substituam facilmente as suas baterias. Isto abrange todos os iPhones, bem como vários telefones Android topo de gama de empresas famosas como a Samsung. As substituições da bateria são muitas vezes dispendiosas e inconvenientes. Além disso, há aspetos ambientais a ter em conta. Os smartphones são, honestamente, um desastre para o clima e aumentar a vida útil da bateria do teu telemóvel ajuda a minimizar isso.

As baterias de iões de lítio são agora usadas na maioria dos telemóveis, assim como tablets e portáteis.  As baterias de lítio têm muitos benefícios (maior densidade energética equivale a menos células, o que significa telefones mais finos, por exemplo), mas ainda se deterioram com o tempo.

Quem já utilizou um smartphone durante muito tempo notará que a vida útil da bateria diminui ao longo do tempo, muitas vezes durando apenas meio dia após uma carga completa. Isto é porque a bateria recarregável do teu dispositivo perde capacidade cada vez que carrega e gasta eletricidade.

Como manter a bateria do teu telemóvel em boas condições? Como é que carregas eficazmente a bateria? Já alguma vez prestaste atenção a isso? Se ainda não pensaste nisto antes, lê este artigo e estarás mais consciente da necessidade de manter a saúde da tua bateria. Incluímos 11 técnicas práticas e simples para prolongar o tempo de vida útil da tua bateria. Então, vamos lá ver estas dicas incríveis.

1. NÃO DEIXES A BATERIA DO TEU TELEMÓVEL CHEGAR A 0%

NÃO DEIXES A BATERIA DO TEU TELEMÓVEL CHEGAR A 0%

O carregamento parcial é o método ideal, uma vez que as baterias de iões de lítio são as mais afetadas quando completamente carregadas e totalmente descarregadas. Geralmente, deves carregar a tua bateria a cerca de 80% da sua capacidade e evitar deixá-la ir abaixo dos 30%. Se isto não for possível, tenta um máximo de 90% e carrega o teu telemóvel antes que este chegue 20%.

Dica: O melhor conselho é manter o nível de carga da bateria entre os 30% e 90%.  Quando chegar abaixo dos 50%, carrega-o, mas tira o carregador antes que atinja os 100%.

2. EVITA SOBRECARREGAR

EVITA SOBRECARREGAR

Uma vez que os modelos mais recentes de smartphones incluem sensores incorporados que desligam o carregamento quando a bateria atinge os 100%, ainda vão drenar um pouco de energia, apesar de estarem inativos.

Podes receber uma “carga gota- gota” quando o adaptador tentar manter o telemóvel a uma carga de 100% enquanto perde automaticamente a bateria durante a noite. Isto implica que durante uma carga relativamente longa, o teu telemóvel está continuamente a saltar entre uma carga completa e um pouco abaixo dessa carga completa – de 99% a 100% e vice-versa. Também pode fazer com que o aparelho sobreaqueça, o que não é saudável para a bateria. Se não conseguires deixar de carregar o telemóvel durante a noite, certifica-te de que está num espaço frio e bem ventilado.

3. PARE DE USAR O TELEMÓVEL ENQUANTO CARREGA

PARE DE USAR O TELEMÓVEL ENQUANTO CARREGA

Evitar usar o telemóvel enquanto está a carregar é uma excelente prática. Isto é conhecido como carregamento parasita, e parece que o uso do telefone durante o carregamento pode ser altamente prejudicial. Pequenos níveis de carga de consumo impedem que a bateria complete um carregamento completo, fazendo com que a bateria fique danificada.

4. NÃO DEIXES O TEU TELEMÓVEL SOBREAQUECER

NÃO DEIXES O TEU TELEMÓVEL SOBREAQUECER

Deves tomar medidas simples como não colocar o telemóvel no tablier do carro onde ele apanha luz solar direta.  também é aconselhável não carregar o telemóvel enquanto desfrutas de jogos visualmente intensos, uma vez que isso irá elevar a temperatura do telemóvel e enfraquecer a bateria.

6. UTILIZA APENAS O CARREGADOR ORIGINAL

UTILIZA APENAS O CARREGADOR ORIGINAL

Nunca utiliza adaptadores ou cabos extremamente baratos, quer estejas a usar um iPhone ou um Android. Certifica-te de que está a carregar a bateria com um adaptador e cabo original ou aprovado pela marca. Sabemos que o carregador e os cabos originais são caros, mas diminuem a possibilidade de a capacidade da bateria do teu telemóvel diminuir.

6. EVITA USAR CARREGADORES RÁPIDOS

EVITA USAR CARREGADORES RÁPIDOS

Não vamos que métodos de carregamento rápido poupam muito tempo. Se quiseres prolongar a vida útil da sua bateria, deves guardá-los para emergências, pois podem enfraquecer a bateria, especialmente se tiveres um modelo de telemóvel mais antigo. Carregar a bateria de forma relativamente lenta, por outro lado, é útil. Como solução, carregar o telemóvel através do teu PC ou portátil pode ser útil.

DEFINIÇÕES DO TELEMÓVEL QUE TE AJUDARÃO A PROLONGAR O TEMPO DE VIDA ÚTIL DA BATERIA

7. DESLIGAR SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO

DESLIGAR SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO

Muitas aplicações hoje em dia monitorizam os teus dados de localização para melhorar os seus serviços, procurando continuamente uma alta precisão usando uma mistura de GPS, Wi-Fi, Bluetooth e localização do teu telemóvel. Para evitares comprometer a vida útil da bateria, permite apenas que estas aplicações utilizem os seus serviços de localização enquanto estiveres a utilizar ativamente o seu serviço.

8. DIMINUI O BRILHO DO ECRÃ

DIMINUI O BRILHO DO ECRÃ

A exibição de um smartphone é a parte que consome mais energia. É possível poupar energia baixando o nível de luminosidade. Normalmente, os utilizadores conservam a vida útil da bateria  utilizando o “Auto-Brightness”, o que reduz imediatamente o brilho do ecrã quando há menos luz.

9. DESLIGA A WI-FI E O BLUETOOTH

DESLIGA A WI-FI E O BLUETOOTH

Outro método eficaz para desperdiçar a vida útil da bateria é deixar a Wi-Fi ou o Bluetooth do teu telemóvel ligados enquanto não estão a ser utilizados, uma vez que consomem energia elétrica ao procurar redes ou dispositivos para se juntarem.

Na verdade, não é uma preocupação significativa se não desativares a Wi-Fi do teu telefone se estás apenas a viajar de uma área com Wi-Fi para outra, como da tua casa para o local de trabalho. No entanto, se vais ficar fora o dia todo e não vais usar a tua Wi-Fi de forma alguma, deves desligá-la para preservar a vida útil da bateria.

10. ESCOLHE UM TEMA ESCURO

ESCOLHE UM TEMA ESCURO

O tema preto não consome tanta energia, enquanto cores mais profundas consomem menos energia do que cores brilhantes como o branco. Se o teu dispositivo tiver um painel OLED, selecionar um tema escuro pode ajudar-te a economizar energia. Um tema escuro não importará se o teu ecrã não for um painel OLED, como, por exemplo em todos os iPhones antes do iPhone 10.

11. DESATIVAR APPS QUE DESPERDIÇAM BATERIA

DESATIVAR APPS QUE DESPERDIÇAM BATERIA

Procura as configurações da bateria para aplicações adicionais que estejam a usar muita energia e desinstala, desativa ou restringe.  Podes desativar as aplicações de que não precisas. Algumas aplicações populares também têm versões ‘leves’ que consomem menos espaço, consomem menos dados e podem necessitar de menos energia. Um exemplo é o Facebook Lite. No entanto, as aplicações que consomem mais bateria são as que mais utilizas, pelo que desinstalar ou limitar o uso pode não ser prático para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *