Com um orçamento tão limitado, não será fácil encontrares carros híbridos usados, seja na simbiose gasolina/eletricidade ou diesel/elétrico. No entanto, desistir também não é uma opção. Terás sempre é de estender a procura a automóveis com largos anos em cima e alguns quilómetros percorridos. No entanto, nenhum destes factos constitui necessariamente um problema — tudo dependerá da utilização que o veículo teve (por vezes, encontram-se carros com menos de dois anos que passaram pelo rent-a-car mais “velhos” do que bólides com dez anos…).

Vê todos os carros híbridos usados à venda no OLX

Além do mais, com um carro híbrido conseguirás poupar uns trocos em combustível, já que o apoio do motor elétrico e das baterias permite reduzir consumos (mais em cidade, com o para-arranca, onde vai conseguir recuperar energia).

Se puderes, não avances para a compra sem consultares o teu mecânico. É que a avaliação do estado das baterias, essencial para um desempenho correto da mecânica, não é fácil para um leigo.

Consulta o nosso guia para comprar um carro elétrico usado

Se já tens tudo a postos, deixamos-te 3 ideias dos automóveis híbridos, a gasolina e a gasóleo, com que podes começar a sonhar.

3 carros híbridos usados por menos de 10.000€

Mitsubishi Outlander PHEV

Mitsubishi Outlander híbridos usados

Será como procurar uma agulha no palheiro, mas se quiseres mesmo ir mais longe e ter não só um híbrido como um híbrido plug-in, além de sonhares com aventuras off-road, o Outlander PHEV poderá ser tiro certeiro. É que, tendo sido um dos primeiros a apresentar-se com um sistema elétrico de ligar à corrente, também será dos poucos que se encontra com alguma idade: os primeiros a chegar datam de 2013. Trata-se de um grande SUV com tração integral, e autonomia em modo 100% elétrico para percorrer em torno de 40 quilómetros. Ou seja, se te encontras entre o condutor médio europeu e tens sítio para recarregar a bateria que alimenta o motor elétrico, poderás passar dias a fio sem gastar uma gota de gasolina. Claro que assim que decidires sair da tua rotina e fazer uma viagem vais ver consumos elevados. Mas se forem poucas as vezes, poderá valer bem a pena. A saber, o conjunto mecânico envolve um motor 2.0 de 95 cv a gasolina, no eixo dianteiro, e dois elétricos de 82 cv cada, um ligado ao eixo dianteiro e o outro ao eixo traseiro. Mas nem sempre funcionam da mesma maneira, dependendo do modo de condução que escolheres: 100% elétrico, híbrido de série (o motor a gasolina funciona como gerador) e híbrido paralelo (a velocidades elevadas, o motor a gasolina movimenta o veículo, assistido pelos motores elétricos).

Vê todos os Mitsubishi Outlander híbridos à venda no OLX

Peugeot 3008 2.0 HDi Hybrid4

Peugeot 3008 carros usados OLX

Antes do 3008 ser um SUV à séria, a Peugeot aventurou-se a criar uma mecânica híbrida para o seu crossover familiar. E com uma solução inédita: tratava-se de um híbrido a gasóleo, o primeiro do mundo num automóvel de produção em série. Foi há uma década e apresentava-se com um turbodiesel de 2,0 litros de 163 cv apoiado por um motor elétrico de 37 cv. Além disso, apesar do seu aspeto parecer mais vocacionado para o asfalto, chegava com quatro rodas motrizes, já que o motor elétrico foi montado no eixo traseiro. A Peugeot apresentou este 3008 Hybrid4 como uma “associação virtuosa do diesel e do elétrico”, de emissões reduzidas e baixos consumos. A tecnologia disponível vai permitir que escolhas o tipo de condução em função do ambiente, consumos e também do prazer. Zero emissões, em que apenas funciona o motor elétrico; Sport, com o apoio dos dois motores (térmico e elétrico); 4×4, com cada motor a distribuir a sua força pelas quatro rodas; e Automático, modo que privilegia os consumos, gerindo ambos os motores de forma eficiente. No interior, vais encontrar boas soluções de habitabilidade e uma mala grande. A cereja: um teto panorâmico gigantesco.

Procuras um Peugeot 3008 híbrido usado?

Toyota Prius

Toyota Prius carros híbridos usados OLX

Sendo o carro híbrido provavelmente mais popular em todo o mundo, seria quase um pecado não o incluirmos nesta lista. A primeira geração data de 1997, mas a Portugal só chegou em 2000, e a adesão a este tipo de tecnologia não foi imediata: com as primeiras duas gerações, em quase dez anos, venderam-se 1216 unidades. A entrada na terceira geração, em 2009, apresentou um automóvel com melhores performances, tirando partido da adoção dos motores a gasolina 1.8 de 98 cv e elétrico de 80 cv, o que resultou numa potência combinada de 136 cv. Também chegou maior em comprimento e largura, e com uma razoável habitabilidade. Além disso, na mala podes arrumar 445 litros. Em modo elétrico, conseguirás percorrer só até dois quilómetros, e apenas se fores muito devagarinho. Mas a tecnologia híbrida garante um baixo consumo de gasolina (3,9 l/100 km, segundo o ciclo NEDC). Por tudo isto, se te parece que o Prius é um carro que combinaria com o teu estilo de vida, a terceira geração será uma boa aposta. Para não te enganares, procura por carros matriculados entre os anos 2009 e 2015.

Interessado num Toyota Prius em segunda mão?

Estás indeciso entre um comprar um carro híbrido usado ou um elétrico mas não sabes bem as diferenças entre eles? Este artigo vai ajudar-te. Faz já uma pesquisa e encontra o teu próximo carro no OLX.


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *