Tomaste a decisão de fazer férias de autocaravana mas ainda não sabes onde deves ir nem conheces os parques de autocaravanas em Portugal onde podes ficar? Não te preocupes, não estás sozinho.

De acordo com as associações que apoiam o setor, houve um aumento na procura por este tipo de veículo (e de férias) nunca antes visto. Só no ano passado, a procura por autocaravanas cresceu quase 400%!

Importante: tens agora um meio não só de te deslocares como aproveitar o mundo, conhecendo pontos de interesse sem teres de te preocupar em reservar hotéis ou mesmo com o onde vais almoçar. Afinal, andarás de casa às costas, qual caracol, usufruindo da liberdade que tal permite.

Mas, calma! Não vais poder largar âncora em qualquer lado – o estacionamento de uma autocaravana obedece a algumas regras e não se pode simplesmente parar em qualquer lado quando o sono te dominar. Se queres mesmo aderir à prática do autocaravanismo vais ter de pernoitar em parques de campismo ou em áreas criadas propositadamente para autocaravanas. Nestas, encontrarás um ponto de abastecimento de água potável e locais para despejo de águas residuais e de sanitas químicas, bem como de resíduos sólidos. Algumas dispõem ainda de energia elétrica para carregamento das baterias das autocaravanas. 

Além disso, convém estares ciente de que o Decreto-Lei n.º 142/2008, que estabelece o regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade, que por sua vez regulamenta as áreas protegidas nacionais, dita que estacionar a prática de campismo ou caravanismo, bem como qualquer forma de pernoita, a não ser nos locais destinados para o efeito (parques de campismo, parques de estacionamento para autocaravanas), constitui uma contraordenação ambiental.

Por isso, assume os comandos da tua autocaravana, leva a casa às costas, mas não sem antes escolheres um parque de campismo em Portugal onde possas pernoitar. Até porque há espaços onde vais descobrir o melhor de vários mundos.

3 parques de autocaravanas em Portugal que tens mesmo de conhecer

1. Cepo Verde – Parque Natural de Montesinho

Parques autocaravanas em portugal Montesinho

Fica a uns 20 minutos de Bragança, cidade-berço do país, com inúmeras atrações, apesar de só a sua localização no coração do Parque Natural de Montesinho ser uma mais-valia: os passeios pela natureza têm tudo para te proporcionar momentos de pura comunhão com a natureza.

Certificado como empreendimento de Turismo de Natureza pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com o selo internacional de qualidade ambiental da Green Key, tem ainda uma particularidade: é aqui que está uma navalha gigante, com mais de dois metros de altura, objeto registado no Livro Guinness dos Recordes.

Artigo relacionado: 5 sítios para conheceres de autocaravana em Portugal

2. Parque Cerdeira

Parques autocaravanas em portugal Cerdeira

No Parque Nacional Peneda-Gerês, o Parque Cerdeira constitui uma propriedade de sete hectares arborizados, onde vais encontrar lotes em terra batida para autocaravanas, com entre 80 e 100 metros quadrados, com eletricidade, água e esgoto incluídos. E, importante, permite a permanência de animais: até dois cães por autocaravana.

Também, se a tua ideia é adotar um turismo ativo, aqui vais encontrar uma série de atividades: canoagem, orientação, escalada ou tiro ao alvo. Se preferires mergulhar nas tradições da região, há provas de chá e mel do Gerês, um passeio pelo Ciclo do Pão de Milho, um ateliê de fabrico de biscoitos ou um peddy paper.

3. Land’s Hause Bungalows

Parques autocaravanas em portugal Nazaré

Na Nazaré, vais encontrar um parque a meia-dúzia de minutos do centro da vila, do mar ou do pinhal. Ou seja, estarás com um pé em todo o lado. Embora, muito provavelmente, optes por passar um bom tempo dentro das instalações, aproveitando os vários equipamentos disponíveis: piscinas, bar, restaurante e ginásio.

Pela Nazaré, não percas as aventuras dentro de água e dá um salto ao Forte de São Miguel, cuja construção arrancou no curto reinado de D. Sebastião, onde se encontra o Museu do Surf, com exposição de fotos, pranchas, depoimentos, vídeos e explicações sobre a formação geológica que está na base do canhão da Nazaré, que causa as ondas gigantes que atraem tantos apaixonados pelo mar.


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *