Mesmo numa altura em que os Diesel parecem ser a razão de todos os males na indústria automóvel, ainda há quem procure carros económicos a gasóleo para fazer muitos quilómetros e gastar pouco.

Estes quatro automóveis à venda no OLX fazem mais de 100 quilómetros com menos de 5 litros de combustível no depósito. São os carros mais económicos a gasóleo que podes comprar. 

4 carros económicos a gasóleo

Peugeot 208 1.5 BlueHDI

Peugeot 208 OLX carros económicos

Lançado em 2012, o 208 recebeu a primeira atualização relevante em junho de 2015, com mexidas discretas na imagem exterior, novos equipamentos e uma gama de motores ainda mais eficientes. Entre os melhores reforços, estava o Diesel 1.5 de 100 cv, que era o mais económico do mercado na altura do lançamento, anunciando uma média de consumo de apenas 4 litros por cada 100 km, sem comprometer a sua utilização na cidade, onde está como peixe na água.

Com um design ainda atual e um chassis competente, que tem a afinação claramente mais preocupada com a eficácia da dinâmica do que propriamente com o conforto, o utilitário da Peugeot é ideal para quem prefere carros divertidos de conduzir. O motor a gasóleo com 100 cv só mostrará algumas limitações em autoestrada, onde te vai pedir acelerador para não teres de engrenar a 4.ª ou a 5.ª velocidades em subidas mais pronunciadas ou em algumas ultrapassagens.

Vê todos os Peugeot 208 a gasóleo à venda no OLX

Ford Fiesta 1.5 TDCi

Carros económicos Ford Fiesta

A Ford cortou os motores a gasóleo do catálogo do Fiesta em meados do ano passado, colocando um ponto final numa história com 36 anos, desde o aparecimento do primeiro motor Diesel para o Fiesta em 1984.

O último dos moicanos foi o 1.5 TDCi com apenas 85 cv, muito bem “puxadinho” pela boa caixa manual de 6 velocidades, cujo escalonamento estava pensado para oferecer o melhor compromisso possível entre prestações e consumos moderados. Resultado: não sendo um poço de força, o Fiesta a gasóleo conduz-se com o desembaraço de que precisas para as tuas voltas de todos os dias, com um consumo médio oficial que era de apenas 4,3 litros/100 km.

Na atual geração (a 7.ª desde 1976), o modelo da oval azul só cresceu 4 mm na distância entre eixos, mas a Ford redesenhou a cobertura traseira dos bancos dianteiros e o revestimento da bagageira para criar mais centímetros para arrumar as pernas dos ocupantes nos lugares posteriores.

Quanto custa um Ford Fiesta usado a gasóleo?

Opel Astra 1.5 Turbo D

Opel Astra gasóleo OLX

Entre os muitos trunfos que lhe foram reconhecidos, o Astra da anterior geração já foi o automóvel mais poupado do segmento C. Com um motor a gasóleo de 1,5 litros com 122 cv, o modelo alemão apresentava uma média de consumo de 4,4 l/100 km, graças às muitas mexidas operadas no bloco, e que incluíram a adoção de um sistema de tratamento de gases de escape com catalisador de redução seletiva e catalisador de oxidação passiva, injeção de AdBlue e filtro de partículas.

O 1.5 Turbo D está associado de série a uma caixa manual de 6 velocidades, que ajuda a explorar a potência e, muito importante, os 300 Nm de binário, com a 6.ª longa para fazer cair a pique o regime do motor em autoestrada. Espaçoso e confortável, o Astra também tem bagageira de tamanho familiar.

Interessado num Opel Astra a gasóleo?

Dacia MCV Stepway Blue dCi 95

Carro económicos OLX Dacia-Logan-MCV

Desaparecida do catálogo da marca Dacia (o recentemente anunciado Jogger irá tomar-lhe o lugar), a versátil MCV já foi a mais acessível carrinha do segmento B, e também uma das mais poupadas. Comercializou-se com o motor Diesel Blue dCi de origem Renault, na ótima variante de 95 cv, para a qual o fabricante anunciava uma média de consumo de 4,4 l/100 km. Trata-se de uma mecânica conhecida pela sua fiabilidade acima da média, mas pouco discreta no seu funcionamento. Um pouco ruidoso, o Diesel compensa com prestações honestas.

Pontos fortes do MCV: as cotas habitáveis de fazer inveja a alguns dos maiores SUV do mercado, especialmente desafogado em comprimento, sobretudo no espaço para pernas dos passageiros traseiros. A mala, também grandinha, arruma 573 litros (mais 50 litros do que na carrinha Mégane sobre a qual também melhores acessos).

As versões Stepway são as que têm uma imagem mais atrativa, além de uma distância ao solo aumentada em 5 cm, ideal se quiseres acelerar sem medos por estradões de terra batida em direção à praia. As aplicações laterais em plástico defendem a carroçaria de pedradas ou da vegetação mais densa.

Procuras um Dacia Stepway em segunda mão?


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *