Os 4 melhores citadinos usados até 15.000€
Aqui estão 4 citadinos usados, com pinta e com poucos quilómetros que podes comprar por menos de 15.000€.
Sem orçamento para chegares aos automóveis de segmento médio ou superior, os citadinos usados podem ser a solução de mobilidade que procuras. Isto quando não abdicas de um design arrojado e decorações atrativas por dentro e por fora, motores competentes e condizer como um compromisso ótimo entre eficácia e conforto.
Visualmente, Mini é Mini. E não sai de moda. O Mini III de 2014 não se afasta muito do Mini II, mas a evolução foi notória. Desde logo, na qualidade do habitáculo; depois porque há mais algum espaço para os ocupantes dos lugares traseiros e um pouco mais de bagageira, chegando aos 211 litros na configuração de quatro lugares – atrás, só dois ocupantes.
À cabeça da lista de novidades surgiam os motores de 3 cilindros que percorrem quase toda a gama de versões, exceção ao topo de gama Cooper S, com mecânica de 4 cilindros, 2 litros e 192 cv.
A posição de condução mantém-se baixinha e é ótima, proporcionando sempre a sensação de que se conduz um automóvel de cariz desportivo, mesmo no caso dos motores menos potentes. Não sendo especialmente confortável em mau piso, o Mini move-se com agilidade ímpar e não há mais divertido na categoria.
Vê todos os Mini à venda no OLX
A Audi operou em 2015 a primeira revisão relevante ao A1, nas variantes de três e cinco portas (Sportback). Entre as novidades, a modernização da imagem exterior e interior, com destaque para os novos para-choques, que provocaram o aumento do comprimento da carroçaria em 2 cm, e uma nova grelha mais larga e plana, grupos óticos retocados (dianteiro e traseiro), retrovisores redesenhados, novos faróis de nevoeiro integrados e difusor traseiro modificado.
No interior, as novidades resumiram-se à adoção de novas cores e materiais disponíveis para personalização da imagem do habitáculo, e do reforço do equipamento, como o sistema Audi Drive Select (de série apenas nas versões Sport com motores de 4 cilindros), sistema MMI que poderá receber a Navegação Plus, Audi Connect para acesso à Internet e serviços online, e sistema áudio Bose Surround Sound System (opcional). A gama de motorizações inclui dois Diesel (TDI) e três blocos a gasolina (TFSI), todas com rendimento e eficiência otimizados, cumprindo as normas Euro 6. Entre as unidades a gasolina, o 1.4 TFSI passou a estar disponível em versões de 125 e 150 cv, este último equipado com o sistema Cylinder on Demand (COD), que desliga dois dos quatro cilindros a velocidades de cruzeiro. A melhor opção.
Procuras um Audi A1 usado? Faz uma pesquisa no OLX!
Compacto, com muito estilo e uma lista quase infindável de possibilidades de personalização, o Citroën DS3, tal como o Mini ou o Audi A1, foi criado para ter um posicionamento à parte entre modelos urbanos, apontando à clientela mais jovem que valoriza mais todas as questões de imagem.
A suspensão tem afinação pensada para favorecer o bom compromisso entre conforto e eficácia do comportamento, filtrando de forma competente as irregularidades do piso. Mas, deste amortecimento que é macio para carro com aura quase racing, resultam alguns movimentos da carroçaria que empurram levemente a frente ao curvar de forma mais apressada. A posição de condução também é um pouco alta, embora beneficie de excelentes bancos de série.
A lotação é para cinco, não sendo fácil arrumar três adultos de estatura média nos lugares posteriores. Tratando-se de carroçaria de apenas três portas, os acessos atrás são facilitados pelo facto de os bancos dianteiros deslizarem bastante longitudinalmente, deixando abertura ampla.
Modelo lançado em meados de 2011, com o objetivo ambicioso de continuar as carreiras de considerável sucesso do Lupo (apresentado em 1998) e Fox (2005), o Up! destacava-se bastante dos “primos” Seat Mii e Skoda Citigo.
Na frente, as óticas com luzes diurnas integradas em LED aproximavam-no ao ar da família VW, enquanto a lista de equipamentos incluía já fecho central com comando à distância, câmara traseira de parqueamento, sistema Climatronic com filtro anti alergénios, volante multifunções e sensor de chuva. Nas gerações mais recentes, podes encontrar também dois novos sistemas de rádio/infoentretenimento, com ecrãs de 3,1 ou 5,0 polegadas e a possibilidade de integração de smartphones para acesso a sistema e navegação.
Com apenas 3,5 metros de comprimento, o citadino alemão surpreende pelas cotas habitáveis muito interessantes, sobretudo nos dois lugares posteriores, além de uma boa bagageira com 251 litros de capacidade.
O motor a gasolina com 90 cv e 160 Nm, associado a uma caixa de velocidades de 5 relações, que tem uma engrenagem suficientemente rápida para não deixar cair os regimes e, assim, extrair o máximo de diversão na condução do TSI, é um citadino usado a ter em conta.
Vê todos os Volkswagen Up! disponíveis no OLX
Próximas leituras:
Deixe uma resposta