Sem orçamento para chegares aos automóveis de segmento médio ou superior, os citadinos usados podem ser a solução de mobilidade que procuras. Isto quando não abdicas de um design arrojado e decorações atrativas por dentro e por fora, motores competentes e condizer como um compromisso ótimo entre eficácia e conforto.

Aqui estão 4 citadinos que podes comprar por menos de 15.000€

Mini One

Citadino Mini Cooper usado

Visualmente, Mini é Mini. E não sai de moda. O Mini III de 2014 não se afasta muito do Mini II, mas a evolução foi notória. Desde logo, na qualidade do habitáculo; depois porque há mais algum espaço para os ocupantes dos lugares traseiros e um pouco mais de bagageira, chegando aos 211 litros na configuração de quatro lugares – atrás, só dois ocupantes.

À cabeça da lista de novidades surgiam os motores de 3 cilindros que percorrem quase toda a gama de versões, exceção ao topo de gama Cooper S, com mecânica de 4 cilindros, 2 litros e 192 cv.

A posição de condução mantém-se baixinha e é ótima, proporcionando sempre a sensação de que se conduz um automóvel de cariz desportivo, mesmo no caso dos motores menos potentes. Não sendo especialmente confortável em mau piso, o Mini move-se com agilidade ímpar e não há mais divertido na categoria.

Vê todos os Mini à venda no OLX

Audi A1

Audi A1 citadino usado

A Audi operou em 2015 a primeira revisão relevante ao A1, nas variantes de três e cinco portas (Sportback). Entre as novidades, a modernização da imagem exterior e interior, com destaque para os novos para-choques, que provocaram o aumento do comprimento da carroçaria em 2 cm, e uma nova grelha mais larga e plana, grupos óticos retocados (dianteiro e traseiro), retrovisores redesenhados, novos faróis de nevoeiro integrados e difusor traseiro modificado.

No interior, as novidades resumiram-se à adoção de novas cores e materiais disponíveis para personalização da imagem do habitáculo, e do reforço do equipamento, como o sistema Audi Drive Select (de série apenas nas versões Sport com motores de 4 cilindros), sistema MMI que poderá receber a Navegação Plus, Audi Connect para acesso à Internet e serviços online, e sistema áudio Bose Surround Sound System (opcional). A gama de motorizações inclui dois Diesel (TDI) e três blocos a gasolina (TFSI), todas com rendimento e eficiência otimizados, cumprindo as normas Euro 6. Entre as unidades a gasolina, o 1.4 TFSI passou a estar disponível em versões de 125 e 150 cv, este último equipado com o sistema Cylinder on Demand (COD), que desliga dois dos quatro cilindros a velocidades de cruzeiro. A melhor opção.

Procuras um Audi A1 usado? Faz uma pesquisa no OLX!

Citroën DS3

Citadinos usados DS3 OLX

Compacto, com muito estilo e uma lista quase infindável de possibilidades de personalização, o Citroën DS3, tal como o Mini ou o Audi A1, foi criado para ter um posicionamento à parte entre modelos urbanos, apontando à clientela mais jovem que valoriza mais todas as questões de imagem.

A suspensão tem afinação pensada para favorecer o bom compromisso entre conforto e eficácia do comportamento, filtrando de forma competente as irregularidades do piso. Mas, deste amortecimento que é macio para carro com aura quase racing, resultam alguns movimentos da carroçaria que empurram levemente a frente ao curvar de forma mais apressada. A posição de condução também é um pouco alta, embora beneficie de excelentes bancos de série.

A lotação é para cinco, não sendo fácil arrumar três adultos de estatura média nos lugares posteriores. Tratando-se de carroçaria de apenas três portas, os acessos atrás são facilitados pelo facto de os bancos dianteiros deslizarem bastante longitudinalmente, deixando abertura ampla.

Interessado num Citroën DS3?

Volkswagen Up!

Volkswagen Up citadino usado gasolina

Modelo lançado em meados de 2011, com o objetivo ambicioso de continuar as carreiras de considerável sucesso do Lupo (apresentado em 1998) e Fox (2005), o Up! destacava-se bastante dos “primos” Seat Mii e Skoda Citigo.

Na frente, as óticas com luzes diurnas integradas em LED aproximavam-no ao ar da família VW, enquanto a lista de equipamentos incluía já fecho central com comando à distância, câmara traseira de parqueamento, sistema Climatronic com filtro anti alergénios, volante multifunções e sensor de chuva. Nas gerações mais recentes, podes encontrar também dois novos sistemas de rádio/infoentretenimento, com ecrãs de 3,1 ou 5,0 polegadas e a possibilidade de integração de smartphones para acesso a sistema e navegação.

Com apenas 3,5 metros de comprimento, o citadino alemão surpreende pelas cotas habitáveis muito interessantes, sobretudo nos dois lugares posteriores, além de uma boa bagageira com 251 litros de capacidade.

O motor a gasolina com 90 cv e 160 Nm, associado a uma caixa de velocidades de 5 relações, que tem uma engrenagem suficientemente rápida para não deixar cair os regimes e, assim, extrair o máximo de diversão na condução do TSI, é um citadino usado a ter em conta.

Vê todos os Volkswagen Up! disponíveis no OLX


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *