O orçamento não chega a um carro novo, mas nem por isso queres ir buscar um carro muito rodado ou com muitos anos. A solução para os teus desejos pode estar no segmento dos citadinos usados, que prima por se apresentar a preços mais simpáticos e entre o qual se conseguem encontrar exemplares por menos de cinco mil euros ainda com aspeto de novos, ou quase.

Nesta busca por um citadino usado, ou seja, por um carro criado a pensar em quem faz das viagens na cidade a sua vida, não te esqueças de saber o que privilegiar: boa agilidade em malha urbana, facilidade de estacionamento e consumos refreados. E uma boa dose de estilo, que os citadinos costumam ter de sobra.

Claro que, tendo tido sobretudo a sua vida na cidade, na altura de avaliares um automóvel que tenhas debaixo de olho, procura por mazelas próprias dessas lides: pequenas amolgadelas ou raspões, que poderão mais tarde dar problemas, sobretudo se exibirem sinais de ferrugem nalgum ponto.

4 citadinos usados abaixo dos 5000€

Citroën C1

Citroen C1 citadinos usados

A geração de 2014, na qual surgiu a partilhar mecânica com outros dois citadinos, Peugeot 108 e Toyota Aygo, fruto de um projeto conjunto PSA/Toyota, mostra um Citroën C1 que respira cidade por todas as juntas, podendo tornar-se o teu companheiro de muitas voltas – e cheio de estilo. Desta fornada, poderás encontrar duas motorizações, ambas de três cilindros a gasolina: um 1.0 de 68 cv de origem Toyota e um 1.2 com 82 cv herdado do grupo PSA, acoplados a uma caixa manual de cinco. Em comum, são mecânicas fáceis de usar, sendo que mesmo a mais fraquinha de 68 cv revela um desempenho suficientemente decente para dar resposta aos teus anseios. Em curvas mais apertadas, vais sentir um adornar que não é defeito – é feitio. No entanto, isso pode tornar-se desagradável para os restantes passageiros, que se queixarão de uma suspensão demasiado sensível.

E porque não um Citroën C1?

Fiat Panda

Fiat Panda citadinos usados

Se queres andar pela cidade a imaginar que estás a atravessar desertos, o pequeno, ágil e económico Fiat Panda pode facilmente tornar-se o teu melhor amigo, graças à sua alma de todo o terreno, inclusive na versão 4×2, que não deixa de exibir proeminentes para-choques ou marcadas cavas das rodas. É certo que a sua missão estará mais para enfrentar lombas de redução de velocidades e o carril do elétrico do que “ondas” de areia, mas quantas vezes não pensaste na cidade como uma selva? A solução a gasolina assente num bloco de 1.2 litros, a debitar 69 cv, pode revelar-se um quanto frustrante. Mas não desanimes: podes não ser o mais rápido do bairro, mas poderás ser aquele a quem sobra mais dinheiro ao fim do mês. É que, com uma condução cuidada, este Panda consegue ser mesmo poupadinho, também pela opção da marca de o ter equipado com pneus com baixa resistência ao rolamento. Já o seu visual, num quadrado que ambiciona ser cada vez mais redondo, não é consensual – mas é inconfundível. Se tens a carta há pouco tempo e experiência reduzida, o Fiat Panda dá uma boa ajuda, com a função City: basta carregar num botão para que a direção se torne leve e solta, o que facilita (e muito!) as manobras. Se procuras uma boa opção no mercado dos citadinos usados, aqui está ela.

Tu és mais Pandas?

Smart Fortwo

Smart fortwo citadinos usados

É tido como o citadino usado ideal para a confusão do trânsito urbano, pelas suas dimensões, capacidade de se arrumar em buracos exíguos e de girar quase sobre si próprio (o diâmetro de viragem é referência no segmento: 6,95m entre passeios e 7,30m entre paredes). Por isso, se te movimentas por ruas estreitas e passas horas à procura de um lugar para arrumar o carro, o Smart Fortwo pode ser o teu carro de eleição. Sobretudo se encontrares um na variante de 71 cv do bloco tricilíndrico de 999cc com uma caixa automática Twinamic, devidamente afinada para o constante para-arranca, no qual o sistema de paragem e arranque automáticos do motor funciona na perfeição e vai permitir que poupes uns euros na altura de reabastecer. E se ainda achas que o Smart Fortwo mais parece uma “caixa de fósforos”, atreve-te a marcar um teste. Apostamos que, caso não precises de mais de dois lugares, vais acabar por perceber que este automóvel é muito mais estável do que aparenta. E mesmo com ventos fortes, o assistente associado ao controlo de estabilidade vai garantir que te sentes seguro.

Encontra já os Smart Fortwo mais baratos do mercado

Skoda Citigo

Skoda Citigo citadinos usados

Irmão do Volkswagen up! e do Seat Mii, o Citigo pode ser a resposta que procuras. Tal como a restante gama da marca checa, eis um citadino que prima pela racionalidade, sobretudo se encontrares a versão mais amiga da carteira, a Green Tec, que, com sistema de paragem e arranque automáticos do motor, recuperação de energia de travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento, consegue consumos em linha com os blocos Diesel, tanto nas declinações de 60 como de 75 cv. Com a últimas, irás conseguir melhores arranques e fazer ultrapassagens mais rápidas. Mas, com o 60 cv, poderás ficar muito bem impressionado. E, ao contrário do que é apanágio dos citadinos usados, o Citigo conquistou as cinco estrelas Euro NCAP, muito por causa do sistema que, até 30 km/h, trava automaticamente o carro. Porém, não é carro para dares nas vistas e o que ganhas em espaço a bordo (é um dos que tem a maior mala do segmento ou não fosse um Skoda) ou em funcionalidade, com algumas soluções simples como os ganchos para prender sacos no porta-bagagem, sacrificas em estilo.

O Skoda Citigo é uma opção?

Como vês, não é difícil encontrar citadinos usados que não custem os olhos da cara. Se precisares de um empurrão financeiro, aproveita o OLX para desempatares todas aquelas coisas de que já não precisas.

Desempata no OLX

Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *