Sabias que, desde 2017, já podes não precisas de ter os 16 anos feitos para poderes conduzir motos? É que, na altura, uma alteração ao regulamento da carta de condução passou a permitir que jovens, com idade entre os 14 e 16 anos, possam ter habilitação legal para conduzir veículos da categoria AM (ciclomotores).

Até então, se tivesses 14 ou 15 anos e quisesses conduzir uma moto tinhas de obter uma licença especial de condução. Esse papelinho permitia-te conduzir um ciclomotor de 50 cc, com o limite máximo de velocidade estabelecido nos 45km/h, mas não te permitia transportar um amigo à pendura nem escolheres autoestradas, o que significava que, se quisesses fazer viagens mais longas, terias obrigatoriamente que ir pelo caminho mais longo. Para teres o documento, eras obrigado a 15 horas de formação (7 horas teóricas e 8 horas práticas).

Quais as motos que podes conduzir com menos de 16 anos?

Agora, se tiveres entre 14 e 16 anos podes tirar a carta de condução para ciclomotores com velocidade máxima de 45 km/h e menos de 50 cm³ ou potência abaixo dos 4 kW se o motor for elétrico, incluindo quadriciclos ligeiros, mediante a restrição 790. Esta restrição 790 significa que a carta está limitada à condução de veículo ciclomotor de duas rodas caraterizado por um motor de combustão interna de cilindrada não superior a 50 cm3, com velocidade máxima em patamar e por construção não superior a 45 km/h, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for elétrico.

Ao fazeres 16 anos, a carta de condução continuará válida, mas poderás passar a conduzir todos os veículos autorizados pela categoria AM: veículos a motor de duas ou três rodas e quadriciclos ligeiros, com cilindrada até 50 cm3 ou potência até 4 kW e velocidade máxima até 45 km por hora e veículos agrícolas da categoria I, ou seja, motocultivadores com reboque ou atrelado e tratocarros (uma espécie de trator com caixa de carga) desde que o peso do conjunto não exceda os 2500 kg de peso bruto.

Até lá, fica a conhecer 4 motos que podes conduzir com menos de 16 anos!

Aprilia RS 50

Aprilia RS50 moto usada OLX

Se és um amante das motos de pista de DNA desportivo, verás que a RS 50 é uma espécie de concentrado de estilo e das melhores performances – de tal maneira que ainda vais concluir que foi pensada e feita à tua medida. Com elementos de uma Superbike e detalhes ergonómicos de uma verdadeira moto desportiva – carenagens esguias, quadro em alumínio, um motor generoso e os melhores componentes técnicos –, a Aprilia RS 50 é o mais perto que estarás, por enquanto, de uma RSV4

Convencido com a Aprilia RS 50?

Malaguti XTM 50

Malaguti XTM50 OLX

Sabemos que vais querer uma moto para ir de casa para a escola ou para ires ter com os teus amigos nas horas. Mas esta é uma moto para teres em conta se gostas de alguma aventura. A XTM 50, servida por um motor de 2.3 kW (3 cv) é uma moto todo-o-terreno, com motor a 2 tempos, para principiantes que não têm medo de comer pó!

Tu és mais todo-o-terreno?

Peugeot Speedfight 50

Peugeot Speedfight OLX

Se não és de arriscar, a Peugeot Speedfight 50 é uma aposta segura no segmento das baixas cilindradas, com alguns equipamentos que te poderão conquistar, como uma tomada de 12V e uma entrada USB – entre os opcionais, um suporte especial poderá ajudar-te a fixar o teu smartphone. Com motor a dois tempos e uma potência de 2,8 kW (3,7 cv) às 7500 rpm, a forma como se comporta é essencialmente de uma moto de recreio, sem grandes emoções, mas com muita fiabilidade.

Quanto custa uma Peugeot Speedfight 50 em segunda mão?

Vespa Primavera 50

Vespa Primavera 50 OLX

Há várias motos que podes conduzir com menos de 16 anos, mas nenhuma com tanto estilo como esta. É que a Vespa é provavelmente a marca mais emblemática entre as pequenas scooters, sendo a Primavera um modelo carregadinho de história (o primeiro foi lançado em 1968). No caso da nova Primavera, chega com um motor a dois ou a quatro tempos e 50 cc refrigerado a ar, equipado com injeção eletrónica, tendo sido projetado para maximizar a qualidade e a fiabilidade. Com uma potência de 2.4 kW (3,2 cv) às 7500 rpm, será fácil de domar, algo que será importante para ti numa primeira moto.

Queres uma Vespa?

E pronto, se achas que está na altura de passares para as duas rodas motorizadas, mostramos-te 4 motos que podes conduzir com menos de 16 anos. Se precisares de uma ajuda extra, aproveita e começa já a desempatar o que não precisas no OLX.

Desempata no OLX

Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *