Viajar de autocaravana permite-te andar “ao sabor da corrente”, com a liberdade de decidir, hora após hora, o próximo destino e ainda sem se gastar muito dinheiro. Além disso, com uma autocaravana podes pernoitar em sítios únicos e usufruir de paisagens naturais magnificas. 

Neste artigo sugerimos-te 5 destinos incríveis, que não podes perder quando te fizeres à estrada com a tua autocaravana!

Ainda não tens uma autocaravana?

1. Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, Ponte de Lima

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, Ponte de Lima

Se és um amante da natureza, este é um ponto obrigatório. É uma área protegida responsável pela conservação e preservação de centenas de espécies animais e vegetais, onde uma grande diversidade de percursos assinalados que permitem conhecer paisagens naturais surpreendentemente verdejantes.

Além disso, Lagos de Bertiandos e São Pedro d’Arcos situa-se a apenas 10km de Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas e bonitas de Portugal e com um vasto património histórico-cultural. Nesta vila podes visitar o Chafariz Nobre do Largo de Camões e o medieval Paço do Marquês de Ponte de Lima, apreciar a vista sobre a vila no escadório da Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras, ou ir a banhos à Praia Fluvial do Rio Lima.

Onde dormir? No Parque de Campismo e Caravanismo da Quinta de Pentieiros, onde os preços se fixam entre os 5 e 8 euros. Em pleno mundo rural, este parque disponibiliza ainda uma piscina, banhos de água quente e ainda visitas a uma quinta pedagógica com exploração agropecuária.

2. Cacela Velha, Vila Real de Santo António

Cacela Velha, Vila Real de Santo António, Portugal

A praia da Cacela Velha, integrada no Parque Natural da Ria Formosa, é uma das maiores perolas raras da costa algarvia. Situada numa típica aldeia piscatória, este lugar oferece um ambiente pacato e uma paisagem inigualável devido às suas praias de águas límpidas. 

Onde dormir? No Parque de Estacionamento da Manta Rota, que se situa a apenas 10 min de Cacela Velha, e onde a tarifa diária que permite o estacionamento da autocaravana, o acesso a água e wi-fi custa apenas 5 euros.

3. Mina de São Domingos, Mértola

Mina de São Domingos, Mértola, Portugal

O Alentejo está repleto de recantos surpreendentes e esta aldeia é prova disso! Composta por um complexo mineiro instalado no século XIX, que lhe dá o nome, e uma extensa praia fluvial, onde é possível usufruir do serviço de aluguer de canoas e de gaivotas, a Mina de São Domingos é o destino ideal para viajar de autocaravana.

Além disso, situa-se a apenas 20 min de Mértola, uma típica vila alentejana rodeada pelo Rio Guadiana que herda um vasto património cultural devido aos vários vestígios da ocupação islâmica.

Onde dormir? Podes encostar em qualquer sítio à volta da Praia Fluvial da Tapada Grande e é gratuito.

4. Portinho da Arrábida, Setúbal

Portinho da Arrábida, Setúbal

A Serra da Arrábida é um lugar especial onde reinam paisagens dignas de um postal. Os trilhos que percorrem a área protegida mostram o verde da serra e as praias de águas cristalinas exibem tons azuis inigualáveis. Aqui podes visitar os vários miradouros que cobrem a costa, a praia dos Galapinhos e o Convento da Arrábida.

O Portinho da Arrábida tem também o privilégio de se situar a poucos quilómetros de outros pequenos paraísos, como Troia e Sesimbra.

Onde dormir? No EcoParque do Outão, onde os preços rondam entre os 5 e os 13 euros. Além de ter uma vista magnifica para o rio Sado, integra vários espaços comuns, como um parque infantil e um circuito de desporto ao ar livre. 

5. Parque Natural do Cabo de Gata, Almería

Playa de Los Muertos, Parque Natural do Cabo de Gata, Almería

Se te quiseres aventurar um pouco mais e sair fora do país, Cabo de Gata é o destino a seguir. Esta reserva natural no sudeste de Espanha possui uma encantadora beleza natural rica em praias e falésias selvagens, marcadas pela sua origem vulcânica.

Além disso, o parque integra ao longo dos seus percursos alguns vestígios do passado espanhol, como fortes e vilas antigas. Em Cabo de Gata é imperativo visitar a Playa de Los Muertos!

Onde dormir? No Agua Amarga Camper Park, onde os preços para uma autocaravana rondam os 12 euros por dia, incluindo o acesso a balneários e descargas.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *