A bateria está localizada num de dois locais: debaixo do capot ou na bagageira. Este componente não apenas fornece a eletricidade necessária para trancar e destrancar as portas, comandar os vidros elétricos, acionar as luzes e fazer funcionar outros sistemas, como, também, permite fazer arrancar o motor do veículo. No momento em que a bateria acaba, o teu carro deixa de funcionar.

Tal como outros componentes presentes nos veículos a motor, as baterias desgastam-se com o tempo e precisam de ser substituídas. A substituição da bateria do teu carro, do tipo “faça você mesmo”, pode permitir-te economizar dinheiro. Mas como garantir que escolhes a bateria certa?

Existem cinco fatores que deves ter em conta ao elegeres a bateria de substituição adequada para o teu carro. A saber: tamanho; marca; capacidade de reserva; idade; amperagem no arranque a frio.

5 dicas para escolheres a melhor bateria para o teu carro

Primeiro que tudo, há que determinar o tamanho do grupo de baterias do teu carro. É importante que a bateria se encaixe perfeitamente e com segurança no local a ela destinado. O “berço” da bateria varia de tamanho dependendo do fabricante, mas a maioria é projetada para acomodar baterias de um grupo específico de tamanhos.

Encontra a bateria ideal para o teu carro no OLX

1. Tamanho

O tamanho do grupo de baterias do teu carro pode ser encontrado na secção de baterias do manual do proprietário. Se não tiveres acesso ao manual original, também poderás consultar as referências fornecidas pelos revendedores de baterias para determinar o grupo de baterias apropriado para o teu carro.

2. Marca

Em segundo lugar, deves escolher bem a marca da bateria. Embora existam muitas marcas no mercado, a maioria é produzida por apenas alguns fabricantes. Várias marcas partilham o nome com o seu fabricante.

Idealmente, deves comprar uma bateria cuja marca se encontre especificada no manual do proprietário do veículo. Se vires que a marca recomendada é muito cara e quiseres diminuir a despesa, escolhe apenas a bateria cujas especificações cumpram os requisitos descritos no manual do proprietário.

Podes ficar tentado a comprar a marca mais barata, mas esta opção, regra geral, não é aconselhável. Baterias baratas estão, muitas vezes, repletas de defeitos e tendem a ter um desempenho fraco a longo prazo.

Comprar uma bateria barata pode permitir economizar dinheiro no momento da aquisição, mas, a longo prazo, a manutenção e a substituição provavelmente custarão muito mais do que aquilo que economizaste no início.

Também podes adquirir uma bateria para o teu carro em estações de serviço e lojas de acessórios, mas a seleção pode ser limitada e as baterias armazenadas podem não ser tão novas quanto as oferecidas por grandes distribuidores ou casas de peças.

3. Idade

O terceiro fator que deves ter em conta é a idade da bateria. As baterias mais novas tendem a ter um desempenho melhor e durar mais do que as baterias mais antigas. Verifica a data de fabrico da bateria de substituição que estás a equacionar comprar para o teu carro. Geralmente, uma bateria é considerada “fresca” se tiver menos de seis meses.

Infelizmente, as datas de fabrico raramente se encontram listadas em notação convencional. Em vez disso, são utilizados códigos alfanuméricos de dois caracteres para expressar a idade da bateria.

O primeiro caractere será uma letra de “A” a “L”, representando o mês de fabrico. O segundo caractere será um algarismo de “0” a “9”, em representação do ano de fabrico. A letra indica o mês (“A” para janeiro, “B” para fevereiro, “C” para março e assim por diante) e o número refere-se ao ano (“0” para 2010, “1” para 2011, “2” para 2012 e assim por diante).

4. Capacidade

RC, CCA e CA: o que significam estas siglas? RC é a capacidade de reserva da bateria, que se refere à sua “potência permanente”. Ou seja, é a quantidade de tempo que a bateria pode fornecer continuamente à tensão mínima necessária para operar o teu carro caso o alternador ou a correia da ventoinha falhe.

Com uma excelente capacidade de reserva, o teu carro pode funcionar apenas com a bateria se o alternador deixar de funcionar. Mas não basta selecionares a bateria com a maior capacidade de reserva que encontrares.

Consulta o manual do proprietário para saberes a classificação da capacidade de reserva recomendada para o teu carro. Escolhe apenas uma bateria cuja classificação RC esteja dentro da faixa recomendada no manual do proprietário do veículo.

Artigo relacionado: Como desligar a bateria do carro em segurança

As classificações RC são, regra geral, listadas em minutos. Se não encontrares a classificação RC na etiqueta da bateria (algumas etiquetas não incluem, de facto. esta informação), verifica a “literatura” do produto ou pergunta a um colaborador do distribuidor ou casa de peças.

5. Amperagem

Outro fator que não deves descurar é a amperagem no arranque a frio da bateria (CCA), que mede a capacidade da bateria de fazer arrancar o motor durante um clima extremamente frio. Em situações de congelamento, muitos veículos são difíceis de colocar a trabalhar devido ao espessamento do óleo do motor.

A classificação de amperagem no arranque a frio inscrita na bateria refere-se ao número de amperes que uma bateria poderá suportar durante 30 segundos a -18°C. Escolher uma bateria com uma elevada classificação CCA é uma boa ideia se planeias utilizar o teu carro em climas frios.

Mas atenção: não confundas a sigla CCA com a CA. A CCA (amperagem no arranque a frio) indica a quantidade de energia elétrica que a bateria do teu carro pode fornecer ao motor no momento de arranque a uma temperatura de -18°C.

A CA (amperagem no arranque) é outra medida da corrente elétrica da bateria, verificada a 0°C. Geralmente, a classificação CA de uma bateria é maior do que a classificação CCA.


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *