Se sentes que não andas a produzir como de costume, que estás com falta de motivação ou até energia, marca na tua agenda: hoje é o dia em que vais mudar a tua postura no trabalho e, por conseguinte, na tua vida.

Por onde começar?

Não tens a certeza do quão produtivo estás a ser com a tua forma de trabalhar? Isso também não é problema, pois nunca é demais aperfeiçoar os nossos métodos de trabalho e o conhecimento não ocupa lugar.

Começa por questionar-te “De 1 a 10 como é a minha produtividade no trabalho?”

O OLX não te deixa na mão, nem mesmo nos momentos mais difíceis. Por isso, reunimos as dicas infalíveis para que possas melhorar a tua produtividade. Não percamos mais tempo e faz as tuas anotações.

5 dicas produtivas para pôr já em prática

1. Planear o dia atempadamente

Tira uns minutos do teu final de dia para elaborares uma lista de tarefas. Regista tudo o que precisas e deves fazer, estabelecendo uma ordem de prioridades.

O planeamento com uma lista de tarefas permite evitar que te esqueças de algo que deve ficar feito nesse dia. As primeiras tarefas do dia devem ser as mais desafiadoras para que a agenda fique mais leve ao longo do dia.

Para de desperdiçar tempo como o que não é realmente importante. Se não é, não deve ocupar lugar na lista.

2. Identificar quais os períodos de produtividade

Todos temos alguma altura do dia em que somos mais produtivos. Uns costumam dizer que “funcionam” melhor de manhã, outros a seguir ao almoço e, ainda, outros que dizem que o período da noite e madrugada é quando alcançam o mais rendimento.

Identificados esses momentos, podes optar por desempenhar neles, as tarefas mais difíceis.

5 dicas para melhorares a tua produtividade no trabalho

3. Usar ferramentas de aumento de produtividade

Felizmente existem várias ferramentas que nos ajudam a ser mais produtivos. Por isso, basta usar e abusar delas!

Como exemplo, existe o Google Now, um aplicativo que pode ser utilizado em smartphones, tablets e notebooks, que desempenha o papel de um assistente pessoal. Nele é possível criar listas de tarefas, fazer pesquisas online, enviar mensagens, fazer chamadas ou anotações.

Se trabalhas muito ao computador não podes passar mais um dia sem utilizar o Pomodoro. Com contador de tempo que marca o período de trabalho, tens disponível intervalos curtos ou grandes, pelo que podes ainda definir horários personalizados à tua rotina.

Este método de gestão de tempo foi desenvolvido nos finais de 1980, por Francesco Cirillo, que defende que as pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

O MailBird é uma ferramenta que te permite gerir todas as tuas tarefas num só local – consegues organizar o email, Trello, Slack, WhatsApp e muitas mais aplicações.

Se trabalhas em equipa, tens de conhecer o Trello. Esta é uma excelente ferramenta para manteres o dia a dia mais organizado, criando listas de atividades, separando-as por prioridade e execução, partilhando-as com toda a equipa.

4. Praticar meditação

A meditação ajuda a acalmar, a clarear a mente. É fundamental para gerir a ansiedade e o stress decorrentes do acumular do trabalho, de prazos a cumprir e pressões laborais.

Reserva uns minutos do seu dia, escolha um local tranquilo e pratica uma meditação guiada, seja para viajar até outro lugar ou, aumentando a consciência no aqui e no agora, através do mindfulness. A prática regular pode revelar-te resultados significativos na tua produtividade.

5. Dormir bem

É inevitável a relação entre a qualidade do sono com os níveis de produtividade. Não estritamente relacionado com as quantidades de horas que dormes, mas com a qualidade, que revela os efeitos na produtividade no dia seguinte.

Antes de dormir tenta relaxar, não cismando nas tarefas para realizar no dia seguinte ou naquelas que ficaram por fazer. Afasta-te de televisões, telemóveis ou outras tecnologias que possam afugentar-te a vontade de dormir.

5 dicas para melhorares a tua produtividade no trabalho

Agora que tens as dicas na tua mão, começa por aplicá-las no teu dia a dia. Mantém o foco nos resultados e os pensamentos e atitudes centrados em estratégias que te ajudem a manter o foco.

Independentemente do quão produtivo possas estar hoje, lembra-te que amanhã será uma nova oportunidade para melhorar. Com pequenas mudanças de hábito podes observar que produzes mais, em menos tempo e com melhor qualidade.

No OLX também encontras o que necessitas para desenvolveres o teu trabalho confortavelmente, desde cadeiras a secretárias, entre outros acessórios de escritório diversos. Assim até ficas sem desculpas para não te sentires produtivo, não é?!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *