A tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida e a cozinha não é exceção. Existem vários utensílios que te podem ajudar na hora de preparar uma refeição. Estes são os melhores gadgets de cozinha que podes querer ter ao teu lado.

Alguns deles vão facilitar as tarefas mais comuns na hora de cozinhar, outros vão ajudar-te a dar um toque extra aos teus pratos. O importante é que a função deles seja para simplificar o teu trabalho e, mesmo assim, conseguires surpreender os teus convidados.

Top 5 de gadgets de cozinha fantásticos

Espiralizador

Cortar os legumes e frutas em fios. Cozinhá-los ou servi-los desta forma é uma opção muito original e dá um toque realmente especial aos teus pratos. Existem espiralizadores elétricos ou manuais

Este é um gagdet de cozinha que não devia faltar em nenhuma casa. Os espiralizadores são ótimos para te ajudar a diminuir os hidratos da tua dieta e comer legumes de uma forma mais divertida. Cortam legumes sólidos em diferentes formatos, de forma rápida e simples.

Existem muitas receitas que podes encontrar para utilizar um espiralizador. Podes preparar pratos deliciosos, saudáveis e nutritivos em poucos minutos. É excelente para pessoas com intolerância ao glúten, para vegetarianos ou crianças que não gostem muito de comer legumes.

Ao comprar um espiralizador, tem em conta o material de fabrico, a segurança que oferece e os acessórios que inclui. O tamanho também é importante, para que seja adequado ao espaço da tua cozinha.

Robot de cozinha

Os robots são um dos gadgets de cozinha com maior potencial para te facilitar a vida. Poupam tempo e juntam várias funcionalidades num só aparelho, dispensando vários eletrodomésticos adicionais. 

Para além da potência de um robot que, entre as marcas mais populares, pode oscilar entre 1550W e 2350W, deves ter em conta a capacidade do copo para cozinhar, podendo variar entre 1,5 litros e 6,5 litros.

Antes da compra de um robot de cozinha importa ter em conta alguns fatores. Todos estes gadgets de cozinha picam, trituram, amassam, batem e cozinham, sendo indicados para preparar pratos, desde as entradas à sobremesa, incluindo as bebidas.

Na tua pesquisa, verifica o intervalo de temperaturas para preparar os alimentos. Por exemplo, se pretendes fazer iogurtes, massas para pão ou pizzas, fica a saber que deves ter preferência por temperaturas mais baixas, cerca de 40ºC.

Tem atenção ao número de velocidades e temperaturas que podes conjugar, se o robot que queres tem acessórios como a borboleta para bater, espátula, copo de medição, cesto para alimentos, utensílios para cozer a vapor, lâminas para ralar ou laminar. Uma balança incorporada e até um livro de receitas vão ser excelentes ajudas.

As dimensões do robot de cozinha também são importantes para garantir que tens espaço para trabalhar com ele e, claro, para o guardar quando não for necessário. Os robots mais atuais já se fazem acompanhar de apps que te oferecem receitas e permitem acompanhar o cozinhado ou planear a ementa semanal.

Torna-te um chef com estes robots de cozinha

Liquidificador

Já conheces o poder de um bom liquidificador? Existe uma grande variedade de marcas no mercado, com diferentes modelos, potências e funções, em vários materiais e tamanhos.

Antes da compra importa perceber qual a resistência, a capacidade do copo e o sistema de lâminas com o qual é composto para perceber a performance que este gadget de cozinha pode garantir.

Existem três tipos de liquidificadores no mercado: o de bancada, o mixer e o processador. Cada um atende a necessidades específicas.

  • Liquidificador de bancada: É versátil, podendo ser utilizando para misturar massas ou triturar gelo. O copo pode ser de acrílico, vidro ou inox. Variam na sua potência, capacidade do copo e design.
  • Mixer: É mais indicado para fazer puré, cortar pequenas qualidades de alimentos, misturar batidos, entre outros. É de pequena dimensão e de fácil utilização.
  • Processador: Este é o gadget de cozinha mais completo dentro dos diferentes tipos de liquidificadores. Para além de cumprir as funções básicas, é indicado para bater massas mais pesadas, misturar carnes ou fatiar legumes.

Anota ainda algumas dicas:

  • Se a tua família é grande e tens por hábito preparar muitos alimentos ao mesmo tempo, o liquidificador de bancada com um copo de 2 litros vai encher-te as medidas;
  • Se pretender utilizar para massas pesadas ou picar gelo, o recomendável é um modelo com copo de vidro ou inox, por ser mais resistente;
  • Se moras sozinho e o uso do liquidificador for pontual, podes optar por um modelo mais simples e pequeno, que vai atender ao que precisas.

Vê como podes escolher os eletrodomésticos que te ajudam a poupar energia!

Temporizador de cozinha

A quem é que nunca aconteceu deixar passar o tempo de um cozinhado no forno? Ou quem nunca se esqueceu de ver que horas eram quando colocou alguma coisa ao lume? Para terminar com imprevistos e contratempos, nada melhor que um temporizador. Este gadget de cozinha ajuda-te a deixar tudo no ponto exato de cozedura. 

O temporizador de cozinha só tem vantagens: não te vai deixar esquecer da comida ao lume, é prático, liberta-te para outras tarefas e ocupa pouco espaço. Para além disso, não tem de ser aborrecido e pode perfeitamente dar um toque à decoração da tua cozinha.

Existem vários tipos de temporizadores, desde os tradicionais modelos de mesa, que podem perfeitamente ser colocados em cima de um balcão, a modelos que se fixam na porta do frigorifico. É só escolheres o que mais te atrai. Se o teu fogão não possui timer, então não percas mais tempo e opta por este gadget de cozinha.

Centrifugadora

Como fazer sumos naturais no dia a dia sem esforço? Há um gadget de cozinha que responde a essa questão: a centrifugadora.

A centrifugadora é uma ótima aliada para quem procura uma dieta saudável. Com este equipamento é possível separar o sumo das frutas e vegetais, das suas fibras, e obter um sumo com um valor nutricional mais elevado e de fácil digestão.

O método de funcionamento de uma centrifugadora provoca a oxidação imediata do sumo, sendo ideal que o consumas logo em seguida.

É um aparelho geralmente económico, de rápido processamento, e que permite fazer sumos criativos, 100% naturais ou smoothies, a partir de receitas originais. Esta é uma excelente forma de introduzir mais fruta e vegetais na tua alimentação diária.

Antes da compra, para verificares que é realmente um gadget de cozinha a que vais dar uso e indicado para o que procuras, coloca-te as seguintes questões:

  • Quantos sumos vou realizar por semana?
  • Vou consumi-los de imediato?
  • O ruído incomoda-me?

Vê aqui dicas para fazeres sumos naturais, aproveitando a fruta do caroço à casca

Vende o que já não te faz falta

Enquanto compões a tua casa com alguns destes gadgets de cozinha imprescindíveis, vende aqueles que já não te servem mais ou que já não correspondem às tuas necessidades. O OLX é a maior montra online e ajuda a desempatar a tua vida.


Próximas leituras:

Dá um toque especial às tuas paredes com estes painéis decorativos
Os painéis decorativos têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos pela …
Dia Mundial do Puzzle: puzzles para todas as idades
O Dia Mundial do Puzzle é já a 29 de janeiro. A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *