Apesar de haver no mercado vários microcarros que podes conduzir sem carta de carro, ainda existem algumas dúvidas sobre estes veículos. Vamos começar pelo princípio: um microcarro é um automóvel cuja característica mais visível e notória é o seu reduzido tamanho: a indústria decidiu que seria uma designação aplicada a todos os veículos com menos de 3 metros de comprimento e um volume interior abaixo dos 2400 litros. Além disso, os microcarros têm habitualmente apenas os lugares do condutor e do passageiro, sendo que alguns apresentam apenas três rodas, o que lhes permite uma séria poupança, por serem, dessa forma, taxados como motas.

Depois, há ainda os mais interessantes quadriciclos, também chamados papa-reformas, para os quais não é necessário ter carta de condução de categoria B. E não vale a pena teres preconceitos com estes pequenos carros. É que se é verdade que são habitualmente conduzidos por pessoas idosas, que, por um motivo ou outro, não conseguiram revalidar a carta de condução, é cada vez mais comum encontrar jovens ao volante destas pequenas, mas não menos úteis, viaturas.

Mas, atenção: apesar de ser possível aumentar significativamente a potência e a capacidade de aceleração dos microcarros, não te esqueças que as suas estruturas não foram pensadas para mais do que os 45 km/h que oferecem. Por isso, caso decidas meter o carro na oficina para o tornar mais expedito, não te esqueças que poderás estar a pôr em causa a tua segurança.

Claro que já deves estar a pensar que o microcarro mais popular da atualidade é o Smart Fortwo e será esse o que mais ambicionas – no entanto, não te podes esquecer que este é só micro no tamanho, já que em termos de preço consegue ultrapassar um citadino e até mesmo alguns utilitários. Além disso, para ganhares um lugar ao volante de um Smart terás de ter carta de condução da categoria B. Por isso, se esse ainda não for o teu caso e a poupança é o que mais te interessa, deixemos o Smart para outras núpcias. Até porque, entre os verdadeiros microcarros, poderá estar a solução para os teus desejos.

5 microcarros que podes conduzir sem carta de carro:

Aixam Coupé GTI

Aixam usado

Só a sigla GTI já te deve ter deixado a sonhar com performances capazes de encantar. Por isso, o melhor é ficares já a saber que com este pequeno carro não correrás risco algum de seres multado por excesso de velocidade. É que o máximo que dá são os 45 km/h, admissíveis para que possa ser conduzido por alguém sem carta de condução de categoria B. Mas o que lhe falta em performances, sobra-lhe em estilo – até apresenta dupla ponteira de escape! E se quiseres dotá-lo de mimos, entre os opcionais há ar condicionado ou ecrã tátil de 9’’ com sistema compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Já a sonhar com um Aixam Coupé?

Ligier JS50 Sport Ultimate

Ligier microcarro usado OLX

O pequeno carro que te vai fazer sentir o espírito aventureiro que caracteriza a marca francesa com raízes na Fórmula 1. Não tanto pelo desempenho das mecânicas disponíveis – à escolha, um económico bloco Progress de 498 cc ou um silencioso motor DCI de 480 cc, ambos com 6 kW (8 cv) –, mas pelos detalhes tecnológicos que equipam este pequenito: jantes em liga leve de 16’’, câmara traseira, ar condicionado, e rádio multimédia Pioneer com ecrã de 6.2’’ e seis alfifalantes.

Vê todos os Ligier JS50 à venda no OLX

Microcar M.GO X

Microcar usado OLX

Se já piscas o olho aos SUV e queres iniciar as tuas aventuras no asfalto com um microcarro que parece talhado para sair para fora de estrada, então o M.Go X poderá caber que nem uma luva nos teus desejos. Este microcarro chega ainda com uma série de componentes essenciais para a segurança dos utilizadores: luzes diurnas em LED, travões de disco nas quatro rodas, barras anti-intrusão e volante com airbag incorporado, regulável em altura. A mecânica assenta no motor Progress da Ligier, que utiliza uma tecnologia de injetor de bomba para cada cilindro. Com uma cilindrada de 498 cc e potência de 6 kW (8 cv), conta com uma transmissão de variação contínua.

Já te vês ao volante deste mini-SUV?

Bellier B8

Bellier microcarro OLX

Em termos de design, este verdadeiro microcarro faz lembrar um Fiat 500 “para bonecas”. Por isso, se és fã do carro italiano, este francês poderá encher-te as medidas – pelo menos enquanto não consegues chegar ao automóvel desejado. Com um motor de 440 cc a debitar 5 cv de potência, o Bellier B8 tem menos de 350 quilos o que faz com que não lhe custe nada atingir a sua velocidade máxima: 45 km/h.

És fã do Bellier B8?

Casalini M20

Casalini microcarro usado OLX

É italiano, mas encontrarás nele algo nipónico, com a frente a lembrar a grelha do pequeno (mas gigante, comparativamente) Toyota Yaris. O M20 combina, de forma ultracompacta, desportivismo, luxo e elegância, no qual verás que o espaço dedicado ao condutor se caracteriza pelo conforto. Além disso, é um concentrado de tecnologia inteligente, com painel de instrumentos digital, luzes diurnas LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e até câmara de visão traseira. O motor Kohler 550 SOHC Eco Tech debita 6 kW (8 cv) às 3200 rpm.

Quanto custa um Casalini M20 usado?

Como já percebeste, existem vários microcarros que podes conduzir sem carta de carro e, alguns deles, até têm muita pinta. Vê as várias opções à venda no OLX e aproveita para desempatares todas aquelas coisas que tens em casa e de que já não precisas para ganhares uns euros extra.

Desempata no OLX

Próximas leituras:

Como funciona o ar condicionado de um carro?
O ar condicionado veio salvar a vida de quem passa muito tempo …
Comprar carro: a importância do test drive
Vais comprar carro? Ótimo. Agora só falta o test drive: não esperes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *