5 mitos sobre comprar computadores usados
Um computador usado é uma forma económica de fazeres um upgrade à tua vida. Conhece os 5 mitos mais comuns sobre estes equipamentos.
Apesar de serem uma opção cada vez mais comum, ainda subsistem muitas especulações, preconceitos e mitos em torno de computadores usados.
Estes mitos acabam por prejudicar não só a tua carteira, como o nosso Planeta, sempre que escolhemos comprar novos computadores. Estamos, assim, a contribuir para o aumento do consumo de bens não essenciais e a pôr de lado a economia circular.
Para te ajudar a aliar a necessidade ou paixão por informática à sustentabilidade, vamos desmistificar a compra de computadores usados.
Os melhores computadores portáteis para estudantes
Antes de mais, é importante perceber as diferenças entre as várias opções de compra de computadores em segunda mão ou novos. Só assim podes escolher aquele que melhor se adequa às tuas necessidades.
Encontra as melhores ofertas em computadores novos e usados
Os computadores usados são uma solução que combina uma série de vantagens – no preço e para o ambiente.
Dependendo do budget que disponhas para comprar um novo computador, podes optar por um PC recondicionado ou usado. Em ambos os casos, o valor é muito mais reduzido do que um computador novo.
Dentro das opções que encontrares, certamente algum irá estar num estado que é ótimo para ti. Se procuras modelos topo de gama, esta é uma excelente forma de os comprares por valores razoáveis.
Ao comprares computadores em segunda mão está a apoiar a economia circular. A economia circular consiste na compra e venda de produtos usados, como os computadores, ou de peças para os reparar equipamentos eletrónicos. Ao dares uma segunda vida a um computador usado, estás a contribuir para um planeta mais saudável.
Para que a tua experiência com computadores em segunda mão seja o mais positiva possível, deves ter em atenção a determinados aspetos na hora de os comprar, nomeadamente:
Estuda o mercado antes de adquirir qualquer computador, em segunda-mão, recondicionado ou novo. Deves ter uma visão ampla dos preços praticados no mercado para perceberes se o valor que te pedem por um computador em segunda mão se justifica. O preço vai depender dos próximos fatores.
É um dos pontos mais óbvios a ter em conta ao comprar computadores usados. Verifica se o exterior do equipamento está em bom estado de conservação. Certamente terá marcas de uso, mas se notares que o computador tem muitos riscos profundos, rachas, falta de teclas ou o ecrã danificado, talvez não seja o melhor negócio – a não ser que o queiras comprar para arranjar ou para tirar peças para outro computador.
Se for possível, pede sempre todos os documentos associados ao computador em questão e o registo de manutenções efetuadas desde a compra. Se no anúncio o vendedor anunciar que o computador foi reparado, por exemplo, pede o registo dessas alterações para garantires que é verdade. Pede ainda ao vendedor a caixa do computador, o manual de utilização, o disco de instalação, garantia, etc.
Se o computador que tens em vista tiver garantia, é mais um ponto a favor. Deves ter em conta que o preço do equipamento poderá ser um pouco mais elevado quando comparado com computadores em segunda mão sem garantia.
O computador que queres comprar tem todo o hardware que necessitas? E os acessórios – carregador, rato, teclado? Verifica sempre se o computador que estás prestes a comprar tem o hardware que precisas para trabalhar, estudar ou jogar. Não te esqueças de ver também se vem com todos os acessórios ou se tens de os adquirir à parte.
Encontra aqui os acessórios que o teu computador precisa!
Podes encontrar computadores em segunda mão que estão praticamente imaculados.
O número de utilizadores de um computador em segunda mão não dita necessariamente se está em bom ou em mau estado. Antes de comprar, tens sempre de pesquisar muito bem e testar o equipamento.
O estado de conservação dos computadores em segunda mão é apenas um dos fatores a ter em conta na hora de comprar. Deves ter em conta o preço, o hardware, o software, o número de utilizadores, os acessórios, a garantia, os documentos, as reparações, as peças e, claro, as tuas necessidades.
Como quem diz “quando é muito barato significa que não é bom”. Assim como um preço mais elevado não representa sempre uma qualidade mais elevada, o contrário também é verdade. Não é por serem mais baratos que os computadores usados são inferiores.
Antes de comprar, se possível, combina um encontro com o vendedor num ponto OLX. Assim, podes testar o computador, a bateria, os acessórios e tudo mais. Se tiveres um amigo informático, leva-o contigo e aí tens uma segunda opinião de alguém que realmente percebe do assunto. Testem o computador (exterior e interior) e aí saberão o estado real do equipamento.
Como aumentar a vida útil da bateria do portátil
A pesquisa é a palavra-chave para fazeres grandes negócios no OLX! Os computadores em segunda mão não são exceção. Usa todos filtros de pesquisa, fala com o vendedor, perde mais algum tempo no processo de seleção e garante que compras a melhor opção para ti.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta