5 receitas para reaproveitares sobras de comida
Sabemos o quanto é difícil acertar nas doses de comida por pessoa e fazer com que tudo seja aproveitado até
Sabemos o quanto é difícil acertar nas doses de comida por pessoa e fazer com que tudo seja aproveitado até à última migalha.
Ontem, a culpa foi do pãozinho que se petiscou antes do jantar, hoje é o prato que não agrada muito e amanhã vai ser a falta de apetite. São inúmeros os motivos que justificam as pequenas doses de comida que sobram nos tachos, mas são nulos os que te levam a deitar esses alimentos para o lixo!
Aproveitar as sobras de comida não significa ter de comer apenas a pequena porção que sobrou ou ter de repetir a mesma refeição durante vários dias!
Neste artigo reunimos algumas receitas simples onde podes utilizar as sobras de comida para confecionar pratos deliciosos.
Sobras de legumes salteados são sempre fáceis de reaproveitar: basta cozinhar uma sopa de legumes e adicioná-los! No entanto se te apetecer algo mais fresco e saboroso, sugerimos-te que faças uma quiche de legumes e atum.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Bate os ovos com as natas e junta o atum, os legumes, sal, pimenta e noz-moscada. Deita o preparado na forma, previamente forrada com a massa, e leva ao forno durante 30 minutos.
Se as sobras de ontem são de frango, esta é a solução ideal para ti!
Ingredientes:
Modo de preparação:
Tempera o frango desfiado com os dentes de alho esmagados, sumo de limão, sal e pimenta, envolvendo bem. Leva ao lume a margarina e, quando estiver derretida, junta-lhe as tiras de frango. Adiciona as natas e o molho de tomate, misturando bem e deixando cozinhar até o molho engrossar.
Se as contas não te correram bem e acabou por sobrar bacalhau e batatas, não te preocupes! Podes confecionar um dos pratos mais típicos da gastronomia portuguesa: uns pastéis de bacalhau.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Começa por reduzir as batatas cozidas a puré. Dispõe o bacalhau sobre um pano, fecha o pano e desfaz muito bem o bacalhau. Junta-o ao puré de batata, acrescenta a cebola descascada e picada muito finamente, bem como a salsa picada e os ovos, um a um, mexendo sempre.
Verifica o sal, junta uma pitada de pimenta e mexe bem. Com a ajuda de 2 colheres de sopa, molda os pastéis e leva-os a fritar em óleo quente, até ficarem douradinhos.
Achas que o peixe é difícil de reaproveitar? Provamos-te que estás enganado com a receita deste magnifico soufflé de peixe.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Pré-aquece o forno a 190° C e coloca a grelha do forno na parte de baixo do mesmo. Unta com 1 colher de sopa de óleo oito ramequins (formas de porcelana) e polvilha com o pão ralado. Coloca-os no tabuleiro do forno, previamente forrado com papel vegetal.
Aquece o leite numa panela até ferver. Noutra panela adiciona a manteiga, o restante óleo e leva ao lume até derreter. Junta a farinha, mexendo sempre durante 2 minutos.
Acrescenta o leite quente e cozinha em lume médio, continuando a mexer, durante 2 a 4 minutos, ou até obter uma consistência firme. Verte para uma taça grande. Adiciona as gemas, uma de cada vez, e incorpora. Acrescenta o queijo-creme, o peixe, a salsa picada, sal e pimenta.
Por fim, noutra taça bate as claras em castelo com sal, até ficarem bem firmes e adiciona-as à mistura. Divide o preparado pelos ramequins e leva ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Não abras o forno até ver que estão cozinhados. O ideal é servir de imediato.
Não é, de todo, uma receita de dieta, mas garantimos-te que é de comer e chorar por mais! Se te tiver sobrado pedaços de salmão não hesites em confecionar esta tagliatelle com salmão.
Ingredientes:
Modo de preparação:
Coloca a massa ao lume numa panela com água a ferver com um pouco de sal e azeite. Leva também ao lume uma frigideira com azeite e adiciona o alho, o tomate, o salmão e o alho francês às rodelas.
De seguida adiciona ao refogado as natas e quando o molho engrossar é só tirar do lume e regar a massa.
Sabias que cerca de um terço de comida produzida mundialmente é desperdiçada?
Descobre como reduzir o desperdício alimentar em 7 passos
Próximas leituras:
Deixe um comentário