Viajar de autocaravana em Portugal é sinónimo de liberdade, já que proporciona uma enorme autonomia a quem opta por passear desta forma: podes ir para onde queres e ficar quanto tempo desejares, sem obrigações de check-ins e check-outs. Além de te permitir confecionar as tuas próprias refeições, sem que tenhas de te enfiar em restaurantes (ainda que a gastronomia portuguesa, de norte a sul, seja uma viagem por si).

Neste último ano, podes juntar às vantagens o facto de ser uma maneira de fazer férias sem beliscar a distância de segurança que a pandemia de covid-19 nos veio exigir. Não é de admirar, por isso, que a procura por este tipo de veículo tenha disparado.

Se calhar até foi o teu caso que, levado pelo entusiasmo de umas férias quase isolado e longe do vírus que virou as nossas vidas do avesso, te atiraste de cabeça na compra de uma autocaravana em Portugal. Problema: não sabes muito bem que regiões explorar… Deixamos-te algumas ideias de sítios que poderão fazer-te sentir que o teu novo brinquedo valeu cada euro gasto. Mas, não te esqueças: deixa estes lugares como encontraste – ou melhores ainda!

5 sítios para visitar de autocaravana em Portugal

1. Parque Nacional da Peneda-Gerês

Autocaravana em Portugal Gerês

O destino ideal para quem quer fugir do calor. É que, pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, há sempre uma frescura garantida pela imensidão de verde, que faz com que a região montanhosa com mais de 70 mil hectares, que se espraia desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês, englobando ainda as serras do Soajo e Amarela, seja considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

Se fores um amante da natureza e das caminhadas, este pode ser o refúgio ideal para as tuas férias. Se, por outro lado, quiseres explorar a tua veia espiritual, aconselhamos-te dois importantes centros de peregrinação: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o São Bento da Porta Aberta.

2. Serra da Estrela

Autocaravana em Portugal Serra da Estrela

Podes sempre guardar este destino para o inverno se anseias por mantos brancos. Mas a Serra da Estrela tem tanto para explorar em qualquer altura do ano que te garantimos que não terás como te aborrecer.

Localizada entre os distritos de Castelo Branco e Guarda, é no seu coração que nascem os rios Zêzere e Mondego: um do lado do distrito da Beira Baixa, no concelho da Covilhã, outro do lado do distrito da Beira Alta, na freguesia de Mangualde da Serra, concelho de Gouveia. E qualquer uma das nascentes vale a pena uma visita – apostamos que vais sentir a magia destes lugares.

Mas, se não fores muito dessas coisas, terás muito com que te entreter na mesma: percursos pedestres, passeios de bicicleta, observação de fauna e flora, pesca desportiva, atividades de rapel, slide, escalada artificial e natural, orientação…

3. Portas do Rodão

Portas de Ródão Portas de Ródão

As Portas de Ródão constituem uma ocorrência geológica e geomorfológica localizada nas duas margens do rio Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa. Um conjunto natural que sobressai pela imponente garganta escavada pelo rio nas cristas quartzíticas da Serra do Perdigão.

Se escolheres este destino, fica a saber que terás à tua disposição uma série de atividades de natureza: descidas no Rio Ocreza, escaladas no castelo, trekking ou tropelias num campo aventura com guerras de paintball incluídas.

Artigo relacionado: 3 motos perfeitas para uma road trip

Para os amantes da observação de aves, este é um espaço único, sendo o habitat de várias espécies, da cegonha preta ao milhafre-real, sem esquecer os grifos.

Uma coisa é certa: se a tua ideia é andar ao contrário da maioria, é muito provável que o consigas por aqui, onde não deverás cruzar-te com grandes massas de gente e muito menos com excursões de turistas.

4. Parque Natural da Arrábida

Parque Natural da Arrábida Autocaravana em Portugal

Abrangendo os concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida desenha-se como uma das mais belas paisagens, que podem ser apreciadas de vários pontos, com miradouros que nos parecem estender um tapete verde até ao mar.

Caso sejas um amante da natureza, aponta: no mar da Arrábida há mais de 1300 diferentes espécies. Mas em terra não te vais desiludir: além de muitas espécies de aves – dependendo da época do ano, poderás ter a sorte de avistar aribes, cotovias, estorninhos, pintassilgos, pombos, tarambolas, tordos, toutinegras e verdilhões – há répteis, anfíbios e mamíferos, entre os quais duas espécies de morcegos em vias de extinção, que vivem nas grutas da Arrábida: o morcego-rato-grande e morcego-de-ferradura-mourisco.

5. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina Autocaravana em Portugal

Entre a ribeira da Junqueira, em São Torpes, e a praia de Burgau, já na região algarvia, tens por aqui uma extensão de 110 quilómetros a explorar, com praias praticamente isoladas e apenas acessíveis a quem tiver boas pernas e agilidade física – mas que valem a pena cada músculo dorido no dia a seguir…

Depois, há, claro, as míticas praias que merecem sempre uma visita, como a da ilha do Pessegueiro ou a que ostenta o nome da fadista Amália. Além disso, se fores amante do surf, não te esqueças de levar a prancha: há uma boa probabilidade de encontrares por aqui ondas quase perfeitas. Ou, pelo menos, ondas que garantem bons momentos de diversão no mar.


Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *