O Dia do Pai é uma data especial e deve ser celebrada, homenageando aquele que nos protege, é amigo, educa, dá carinho e amor. Com a data a aproximar-se, o OLX vai ajudar-te a passar um dia em grande. Prepara o bloco e a caneta para apontares as melhores atividades para o Dia do Pai.

Atividades para celebrar o Dia do Pai

1# Para fazer com as crianças: lembrar o desporto favorito

Imprimindo ou fazendo de raiz, podem começar por pintar desenhos alusivos ao desporto favorito do teu pai. Não te preocupes tanto com as cores certas para cada elemento do desenho, mas sim em deixar a criança mostrar a sua própria perspetiva.

Esta atividade para o Dia do Pai permite à criança saber mais sobre o mesmo: descobrir se o pai gosta mais de futebol, ténis, andebol, ciclismo ou outra atividade. No final, podem encaixilhar numa bonita moldura e oferecer.

Só precisam de folhas de papel ou cartolina, desenhos impressos (caso queiram retirar já uma imagem da internet para colorir), lápis de cor, canetas de filtro ou lápis de cera. Se a criança já souber escrever, podem ainda acrescentar uma pequena mensagem, que mostre ao pai o quanto esta gosta dele.

2# Para quem gosta de manhãs: preparar o pequeno-almoço

Família a preparar pequeno-almoço

Se o teu pai que gosta de aproveitar a manhã para recarregar baterias, um pequeno-almoço é sempre bem-vindo.

Depois de feita a lista das suas comidas favoritas, está na hora de ir para a cozinha. Panquecas, torradas, tostas, sumo de laranja, fruta e café podem fazer parte desse pequeno-almoço especial.

Se gostas particularmente de cozinha, que tal fazer um bolo ou umas bolachas caseiras? Podes completar o tabuleiro do pequeno-almoço com um postal feito por ti, que pode ter recortes, colagens, fotografias e uma mensagem especial.

Será que tens os utensílios essenciais de pastelaria na tua cozinha?

3# Para recordar: criar um álbum fotográfico

Uma das atividades para o Dia do Pai que tem um valor incalculável é um álbum fotográfico caseiro. Reunir fotografias dos momentos mais importantes, das férias mais giras, de aniversários ou simplesmente de brincadeiras entre pai e filho, derrete o coração de qualquer pai.

Colem as fotografias em cartolina de uma ou várias cores. Junto a cada fotografia podem acrescentar a data em que a mesma foi tirada, se se lembrarem, ou apenas uma mensagem.

Decorem as folhas do vosso álbum com desenhos, autocolantes, fitas e tudo aquilo que vos fizer sentido para que fique bem especial. No final, é preciso tratar da capa. Podem escolher uma fotografia de família ou só do pai e atribuam-lhe um título.

Juntem as folhas e a capa e furem, com o furador. Podem prendê-las com argolas, um simples fio de ráfia ou lã grossa. Embrulhem e acordem o vosso pai com esse presente. Vai ser impossível ter um acordar rabugento.

4# Para os fãs de trabalhos manuais: criar jogos de tabuleiro

Sim, existem muitos jogos que podem jogar em família, mas criar um jogo é uma atividade para o Dia do Pai diferente. É a sugestão é ideal para quem gosta de trabalhos manuais. Basta ter algumas folhas coloridas, papel de jornal ou revista, fotografias, pequenos objetos diversos do dia a dia, carimbos, cola, tintas e pincéis.

7 trabalhos manuais DIY para fazer em família

Vamos colocar mãos à obra?

  • Puzzle fotográfico: Escolhe uma fotografia vossa e imprime com boa qualidade. Cola a fotografia numa cartolina ou, se quiseres avançar este passo, imprime a fotografia num papel já mais grosso. Na parte de trás, desenha as peças de um puzzle. Depois de desenhado, recorta cada peça do puzzle. Vira ao contrário e verifica se todas as peças se encaixam. Junta todas as peças numa caixinha, embrulha e está pronto a oferecer!
  • Jogo da roleta: Desenha ou imprime um hexágono num papel grosso. Pinta cada parte do hexágono de uma cor. Desenha e escreve, em cada parte, uma atividade para fazeres com o teu pai. Lembra-te que tens seis lados, portanto, seis atividades possíveis. Com um lápis ao centro, rodem-no à vez sobre o hexágono, tal como os ponteiros de um relógio. No lado em que parar o bico do lápis, é a atividade que devem fazer.

Vê também 10 jogos de tabuleiro para jogar com toda a família

5# Para pais adeptos de videojogos: jogar PlayStation ou Xbox

Pai e filho a jogar consola

Porque não desafiares o teu pai para uma partida com a PlayStation ou Xbox? Quem sairá vencedor?

Se ele não tem um monitor 4K para jogar, vê aqui o top OLX e equipa o espaço de jogo aí de casa.

7 jogos da PS4 para todos aí em casa

6# Para pais que adoram ver os jogos de futebol na televisão: criar um kit caseiro de fã

Está na altura de levar o espírito do campo de futebol para dentro de casa. Faz algumas bandeiras, prepara cachorros quentes e batatas fritas, a vuvuzela e todo o ambiente onde vão ver o jogo.

Gostavas de ter também o barulho do estádio em tua casa? No OLX encontras um sistema de som à altura!

7# Para pais que adoram ler: criar um clube de leitura

Pai e filha a ler livro

O teu pai perde-se nos livros e está sempre a viajar pelas narrativas de cada história? Então oferece-lhe um livro novo. Mais, transformem o vosso dia numa sessão de leitura com lugar à discussão do que leram.

Se a estante de livros do teu pai já está bem composta, sem espaço para mais livros, podes oferecer-lhe um e-reader. Assim, acabou-se a preocupação com o espaço e com o peso dos livros.

E-readers: e se ler fosse ainda mais sustentável?

Se além das atividades para o Dia do Pai feitas por ti mesmo, gostavas de juntar um presente para esta data tão especial, vê as sugestões surpreendentes do OLX.


Próximas leituras:

Bicicletas para crianças: como escolher o modelo certo?
Estás à procura de bicicletas para crianças? Estes são os aspetos a …
Os melhores livros infanto-juvenis de sempre
Os livros que lemos durante a infância e adolescência tem influência ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *