Nos últimos anos a tecnologia evoluiu e surpreendeu-nos com televisões de todos os tamanhos e feitios. O formato da televisão, a resolução da imagem ou a possibilidade de a conectar à Internet são algumas das tantas características das novas televisões. Por isso, quando chega a hora de escolher uma TV o caso complica-se.

Mas o OLX descomplica tudo! Neste artigo mostramos-te como deves escolher a TV ideal para a tua casa.

O que ter em conta ao comprar uma TV:

Que dimensão devo escolher?

O primeiro passo para reduzir o leque de opções é definir a dimensão da TV, que é normalmente expressa em polegares e representa a medida da diagonal do ecrã.  Esta deve ser escolhida em função da distância entre o sítio onde pretendes estar sentado até ao local onde tencionas colocar a televisão.

Medidas aconselhadas:

  • Até 1,5 metros de distância – até 32 polegadas
  • Entre 1,5 e 2 metros de distância – até 32 e 39 polegadas
  • Entre 2 e 2,5 metros de distância – até 40 e 45 polegadas
  • Entre 2,5 e 3 metros de distância – até 46 e 55 polegadas
  • Mais de 3 metros de distância – superior 55 polegadas

Que utilidade irá ter esta TV?

Antes de te começares a entusiasmar com funcionalidades mais especificas, aconselhamos-te que definas qual será o propósito desta TV. Para que efeito irá ser utilizada? E com que frequência?

Não há razão para, por exemplo, investires numa televisão com uma qualidade de imagem suprema se o teu objetivo é colocá-la numa cozinha e dar-lhe uso enquanto cozinhas. Provavelmente, nesta situação, a característica a privilegiar é o sistema de som da TV.

Televisão curva ou plana?

As televisões planas, embora não proporcionem uma experiência tão impactante que as curvas, são as mais utilizadas, dado que garantem a mesma experiência de visualização em qualquer posição num ângulo de 180 graus. 

As televisões curvas surgiram para recriar a visão periférica do olhar e proporcionar uma experiência mais imersiva e uma maior sensação de profundidade. No entanto o seu formato curvado traz desvantagens: são mais suscetíveis a reflexos e limitam a posição do espetador, que deve estar sentado diretamente em frente ao ecrã.

Se a tua TV vai ser colocada de frente para o sofá podes procurar uma televisão curva! Mas se o objetivo é colocá-la na cozinha ou na churrasqueira para que toda a família possa ver o telejornal, opta pela TV plana.  

Encontra a tua televisão preferida no OLX

É tudo uma questão de pixéis!

O nosso quarto conselho está relacionado com a resolução do ecrã, porque é dela que depende a qualidade da imagem. Neste tópico o mais importante a reter é que quantos mais pixéis tiver a TV, maior será a sua qualidade de imagem.  

As resoluções de imagem mais comuns são o HD, o Full HD e o Ultra HD (ou 4K). O HD é a resolução padrão das televisões. É formada por mais de 1 milhão de pixéis e apresenta uma qualidade de imagem muito satisfatória.  O Full HD representa uma resolução de mais de 2 milhões de pixéis e é a opção mais procurada, uma vez que permite a visualização de uma imagem já mais detalhada, a um custo acessível.  O Ultra HD proporciona a melhor qualidade de imagem atualmente comercializada. Conta com mais de 8 milhões de pixéis e é a opção mais utilizada por quem pretende adquirir televisões de grandes dimensões.

LED, OLED ou QLED?

As televisões LED funcionam através de díodos emissores de luz, possibilitando a exibição de uma imagem final com mais brilho que a de um LCD. Além disso, estes emissores são muito eficientes energeticamente. Por isso, as televisões LED são a solução ideal caso queiras adquirir uma televisão com boa qualidade e, ao mesmo tempo, económica.

As televisões OLED são conhecidas como a segunda geração das LED! Utilizam díodos emissores de luz orgânicos que permitem exibir uma imagem final suave, com tons negros perfeitos e cores vibrantes.

As televisões QLED recorrem à tecnologia de pontos quânticos, oferecendo uma imagem com cores muito próximas da realidade. Além disso, este tipo de TV tem a capacidade de se adaptar à iluminação ambiente! No entanto, uma televisão QLED não consegue alcançar os contrastes da OLED.

Ainda tens dúvidas? Neste artigo explicamos detalhadamente as diferenças entre LED, OLED e QLED.

Que dispositivos vais conectar à televisão? 

A conetividade é um ponto que não podes esquecer! A box da televisão por cabo, as consolas, o tablet ou dispositivo de streaming de conteúdo, são alguns dos dispositivos que podes querer conectar com a tua TV e, por isso, é muito importante que te certifiques de que a tem várias entradas HDMI e USB.

Smart TV ou não? Eis a questão!

Uma Smart Tv não é apenas uma televisão que emite canais televisivos! Uma Smart TV permite navegar na internet, aceder às redes sociais e interagir com aplicações interativas de streaming de conteúdo.

Por isso, se és um adepto das novas tecnologias, esta é a tua TV e podes encontrá-la no OLX!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *