Conhece a nossa recomendação de livros portugueses para leres ainda este verão. Das aventuras aos romances, dos autores consagrados aos completos desconhecidos, eleger um tempo das tuas férias de verão para ler um livro pode ser muito enriquecedor. Seja um bom thriller, um policial ou um romance, um livro é um bom parceiro e as histórias vão preencher os teus dias.

As páginas de um livro são capazes de nos transportar até ao passado, de nos fazer viajar até ao outro lado do mundo ou de nos entregar à emoção de um verdadeiro e intenso mistério.

Livros portugueses para o verão

A começar pelo público infantojuvenil

O escritor e professor de jornalismo luso-americano, Richard Zimler, juntamente com o pintor Júlio Pomar, trazem-nos o livro “O Cão que Comia a Chuva”. É um dos livros portugueses a apresentar aos mais jovens para ler nas horas vagas.

Este livro conta-nos a história do Zé, com 11 anos e residente em Lisboa, que ambicionava ser guarda-redes profissional e flautista mundialmente reconhecido. Até que os regressos da escola passam a ser acompanhados de pisaduras no braço e sangue no nariz.

A história é narrada pela sua gata preguiçosa, a Violeta, sempre acompanhada pelo seu atlético cão Adão. Uma história comovente e cheia de humor sobre o bullying e os seus efeitos.

Livros portugueses para ler no verão 1

“Uma Onda Pequenina” é da autoria de Isabel Minhós Martins e conta com a ilustração da artista Yara Kono. 

Esta é daquelas histórias que podem ajudar qualquer criança a vencer um medo. Depois de lida, adquire-se superpoderes para derrotar bruxas e dragões, lobos, tempestades e até tubarões.

Nas páginas deste livro, há um menino que nada descansado no mar até ser perturbado por uma de várias palavras assustadores que o fazem recuar. Neste caso, algo com muitos dentes e terminada em “ÃO”.

Esse mesmo menino precisa da ajuda de um leitor para vencer o medo. Será que a coragem passa não só da personagem para o leitor como do leitor para a personagem?

Este é o terceiro título da Coleção de Cantos Redondos do Planeta Tangerina, após “O que há” e “Este livro está a chamar-te”, livros portugueses, interativos e digitais, para descobrir com as mãos e com todos os sentidos.

Por falar em ondas, vê aqui onde ficam as melhores praias de Portugal!

Romance para adultos

Inspirado na história real de Violeta, uma professora americana que, nos anos 90, se apaixonou por um aluno adolescente, 22 anos mais novo, de quem engravidou, Inês Pedrosa traz-nos “O Processo Violeta.

Um novo jornal, o Insubmisso, seguiu a história e descobriu que o pai é um cavaleiro tauromáquico aristocrata. O escândalo vem contrastar com o silêncio absoluto através do qual Ana Lúcia, amiga de Violeta, oculta a sua violação por um outro aluno de 14 anos, da mesma escola.

Este romance apaixona, interroga com inteligência, imaginação e humor, os interditos de uma sociedade que se diz livre e despida de preconceitos. Mais do que uma história de amor entre uma professora e o seu aluno, o romance questiona, de modo crítico e irónico, a nossa identidade coletiva.

Livros portugueses para ler no verão 2

Dos romances aos contos

Da escritora Lídia Jorge, que intervala os seus romances com livros de contos, surge um conjunto intitulado de “O Amor em Lobito Bay”. Apesar do nome suspeito, o conteúdo reflete uma visão portuguesa da História na maior parte dos seus textos.

Livros portugueses para ler no verão 3

São contos de persistência, memórias, breves momentos de relâmpago, durante os quais a luz ilumina demais e algo se esclarece para sempre, ainda que a sombra nunca se esgote. São contos sobre a marcha humana, que não para de reiniciar continuamente os seus primeiros passos.

Para os que não descansam até chegar à última página, apresentamos a luz de leitura.

Aventuras de cortar a respiração

Baseado na pesquisa científica mais avançada, José Rodrigues dos Santos mostra-nos como a ciência está perto do seu maior feito – acabar com a morte.

Nas páginas deste livro português, “Imortal, um cientista chinês anuncia de surpresa o nascimento de dois bebés geneticamente modificados e, logo de seguida, é raptado. 

Do envolvimento da imprensa internacional, e da agência americana de tecnologia, a DARPA, aos projetos secretos inspirados no Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, o autor leva-nos ao maior acontecimento da história da humanidade: quando a máquina supera o homem.

Livros portugueses para ler no verão 4

Viajar no segredo de 240 páginas

Dentro do Segredo é uma obra de Literatura de Viagem, de José Luís Peixoto, que se destaca entre os livros portugueses. Não é por acaso que faz parte do Plano Nacional de Leitura e é recomendado para a Formação de Adultos.

Livros portugueses para ler no verão 5

Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, em abril de 2012, o autor foi espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim II-sung, na Coreia do Norte.

Nessa altura, participou também na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, assim como por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de 70 anos.

Este livro relata um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, revela muito sobre cada um de nós.

De fácil leitura, é um livro de um viajante para viajantes, repleto de surpresas, detalhes e descrições. Perfeito para ler nas viagens de verão!

Compra já este e outros livros portugueses em segunda mão!

É possível envolver toda a família num só livro

O Grande Livro do Quiz é um livro de 408 páginas, recheado de perguntas de cultura geral, geografia, história, ciência. Com 800 perguntas e 32 jogos de temas variados, é o ideal para usufruir com a família, amigos ou para te desafiares a ti próprio.

Esta obra junta-se aos livros portugueses que podem ter à mão neste verão, pela autoria de Júlio Alves, pioneiro em Portugal na organização de quizzes.

Livros portugueses para ler no verão 6

Entre outros, estes livros portugueses podem ser a opção de leitura a juntar aos teus essenciais de verão. Não há desculpa para ir de férias sem levar um livro – ou meia dúzia deles – e entreteres-te nos tempos livres.

No regresso, e depois de percorridas todas as páginas, podes colocá-los novamente à venda no OLX. Assim apoias a economia circular, prolongando o seu tempo de vida, em vez de ficarem na estante a apanhar pó.

Boas leituras!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *