Já tens a mesa pronta para o Natal? Das tradicionais às modernas, das minimalistas às mais exuberantes, deixamos-te aqui algumas sugestões para decorar a mesa de natal.

Durante este ano, a COVID-19 obrigou-nos a afastar fisicamente daqueles que nos eram mais próximos.  Apesar do distanciamento imposto pela pandemia, neste Natal é possível partilhares a mesa e as iguarias da época com as pessoas que mais amas – se este número não ultrapassar as 6 pessoas dentro do agregado familiar.

E para receberes todos da melhor forma, a casa tem de estar à altura, incluindo a mesa. Assim sendo, deixamos-te algumas sugestões para todos os gostos e bolsos.

A inspiração que precisas para decorar a mesa de Natal

1# Natureza

Somos fãs de decorar a casa com os elementos que a própria natureza nos dá. Neste caso, falamos das pinhas, de ramos de árvores, como o pinheiro, de azevinho ou até de musgo.

E como podes incorporar estes elementos naturais e decorar a tua mesa de Natal? Hipóteses não faltam:

  • Podes criar um corredor central com musgo, folhas ou ramos de árvores, colocar umas velas por cima e outros elementos decorativos;
  • Tens também a opção de criar um centro de mesa, cobrindo uma base / rodela de tronco de árvore com musgo e adicionando pinhas, azevinho e uma vela mais alta no centro;
  • Podes amarrar os guardanapos de pano com uma corda e juntar azevinho ou um pequeno ramo de pinheiro.
  • Em vez de um corredor de musgo, podes criar um corredor repleto de pinhas e luzes de natal.
Mesa de natal com elementos naturais

2# Cor

Temos três opções para ti: uma mesa cheia de cor, uma mesa monocromática ou um intermédio. Em todos os casos, a cor que escolheres vai definir o mood da decoração da mesa de Natal. Se gostas de optar pelo tradicional, escolhe os típicos tons de Natal: verde, vermelho e dourado.

Se queres uma mesa de Natal requintada, uma decoração monocromática em tons dourados vai dar-lhe esse aspeto. Garante que todos os elementos, desde os talheres, pratos, toalha e restantes peças decorativas combinam entre si dentro do mesmo tom dourado.

Se o que procuras é uma mesa neutra, harmoniosa, em que tudo combina com tudo de uma forma muito natural, opta por uma paleta de tons neutros. Ou, então, escolhe uma cor neutra de base e uma diferente, pode até ser mais viva, para dar um extra de cor à tua mesa de Natal.

Mesa de natal com tons vermelhos e dourados

Decoração de Natal: recebe a altura mais mágica do ano em casa

3# Arranjos florais

Para decorar a mesa de Natal não precisas de muitas coisas. Um bom arranjo de flores pode ser suficiente para dar um toque especial e compor logo a divisão onde vão festejar a época mais mágica do ano.

Dentro dos arranjos florais, podes escolher entre flores naturais da época, como o azevinho, as hastes de algodão natural ou a clássica “Flor de Natal” – a Poinsétia – ou arranjos de flores secas.

Se quiseres dar um ar mais moderno e ao mesmo tempo requintado, tens ainda os bouquets em caixa, que servem perfeitamente de centros de mesa.

Garante que escolhes flores dentro dos tons da decoração que definiste para a tua mesa, para que tudo fique harmonioso.

Mesa de natal com arranjos florais

4# Grinaldas

As grinaldas são muito famosas na época natalícia e são uma solução prática e simples de decorar a mesa de Natal.

Podes comprar grinaldas de Natal prontas a colocar na mesa ou criares a tua própria grinalda. Para isso, vais precisar de:

Como fazer:

  1. Estende o ramo de pinheiro a todo o comprimento da mesa, alinhado ao centro, em cima do teu caminho de mesa;
  2. Enrola as luzes de natal à volta do ramo e distribui os suportes das velas;
  3. Agora, decora a tua grinalda com as pinhas, as bolas, estrelas ou flocos de neve que escolheste;
  4. Na ceia de Natal, acende as velas e desfruta de um jantar especial em família.
Mesa de natal com luzes

5# Luzes e velas

Já fomos dando algumas dicas de como podes incorporar luzes e velas na decoração da mesa de Natal. A verdade é que há inúmeras formas de as usares, mas o resultado é sempre o mesmo: uma mesa calorosa e acolhedora.

Podes ter uma grinalda composta por luzes de natal e velas, suportes de velas altos ou um castiçal vistoso que por si só já compõe a tua mesa. Se preferires algo mais simples, podes colocar as luzes e as velas espalhadas pela mesa ou colocá-las em potes de vidro decorados por ti mesmo. Só tens de dar asas à tua imaginação!

6# Toalhas e divisórias

As toalhas são um dos elementos mais importantes para decorar uma mesa de Natal, por isso já sabes onde caprichar. Garante que escolhes uma toalha de mesa bonita, seja ela mais discreta ou com padrões garridos.

Se não queres arriscar, opta sempre por uma toalha branca lisa e esmera-te na restante decoração – talheres, cerâmica, centros de mesa, divisórias, etc.

Mesa de natal com velas e decoração

7# Guardanapos

A par das toalhas, os guardanapos são outro ponto importante a considerar na hora de decorar a mesa de Natal. Podes escolher entre guardanapos de papel ou optar por uma solução mais sustentável: os guardanapos de pano – podes usar e lavar vezes sem conta, ao contrário dos guardanapos descartáveis.

Entre uma opção ou outra, tens os guardanapos brancos ou mais coloridos, lisos, com padrões ou texturas. Escolhe um que vá ao encontro da decoração de Natal que escolheste.

Agora, damos-te 3 dicas extras para tornares os teus guardanapos ainda mais especiais:

  • Usa argolas para guardanapos com motivos natalícios;
  • Aprende a dobrar guardanapos. Podes criar árvores de natal, corações, estrelas e muito mais;
  • Ata fitas ou cordas aos guardanapos e prende o nome dos convidados com uma mola pequena.

Torna o teu Natal mais sustentável

8# Jogos de mesa

A loiça deve combinar com a restante decoração e teres um jogo de mesa especial para o Natal só te vai fazer somar pontos na ceia.

Os pratos brancos de cerâmica ou as porcelanas são sempre uma boa alternativa para qualquer jantar. Podes combiná-los com taças vermelhas ou douradas para dar um toque de cor à tua mesa. Se quiseres caprichar um pouco mais, podes misturar mais do que um jogo de mesa, com padrões, cores e formatos diferentes.

Aproveita a noite mais mágica do ano, sempre em segurança.

Boas festas!


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *