A pandemia pelo novo coronavírus obrigou ao encerramento dos espaços públicos, museus incluídos, e fez com que as pessoas se fechassem em casa. Em Portugal, não está a ser diferente. Mas, enquanto não podes sair, o mundo virtual consegue levar-te a viajar a sítios que antes eram uma possibilidade remota. Preparado para visitar os principais museus sem sair de casa?

Musée d’Orsay

Na sempre glamourosa Paris, o Musée d’Orsay assenta numa antiga estação ferroviária, abrigada num palácio projetado por Victour Laloux. Teve várias funcionalidades ao longo dos tempos, incluindo central de correios, até ter sido transformado em museu. Inaugurado em 1986 e reunindo peças provenientes sobretudo das coleções do Louvre, do Museu do Jeu de Paume e do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, expõe obras de Van Gogh, Cézanne, Degas, Maurice Denis e Odilon Redon. Pronto para começar a visita?

Museu da Mercedes-Benz

Além de acolher a história da marca alemã, o espaço é testemunha da história do automóvel (as suas origens estão na Benz & Cia, fundada em 1871) e da humanidade. Nas visitas virtuais ao Museu da Mercedes-Benz, há informações e fotos em 360 graus de todas as sete salas Legend e cinco distintas coleções. Em simultâneo, é possível ouvir as histórias que os guias do museu têm para contar – e não são poucas! Veja aqui a exposição. Queres melhorar a experiência? Vê os óculos de realidade virtual à venda no OLX.

Queres melhorar a experiência?

Museu Nacional dos Coches

Em Lisboa, o Museu Nacional dos Coches consegue fazer as delícias dos 8 aos 80 anos. Com a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX, o museu tem uma história de 115 anos, mas está como novo, com a inclusão de um segundo edifício, inaugurado em 2015. Ao todo, são cerca de nove mil objetos, entre os quais viaturas de gala ou de aparato, dos séculos XVI a XIX. Não há quem consiga viajar por este museu e não imaginar um Cinderela a caminho do baile. Comece aqui a sua visita virtual.

Capela Sistina

Não se pode ir a Roma sem ver o Papa, mas, nos dias que correm, visitar virtualmente a Capela Sistina é o mais perto que vais conseguir chegar do Sumo Pontífice. Localizada no palácio Apostólico, residência oficial de Francisco, a Capela Sistina é um dos mais belos locais de todo mundo, reunindo obras dos grandes renascentistas: Michelangelo, Rafael, Botticelli… Se conheces a obra de Dan Brown, podes ainda imaginar o ambiente assustador do Conclave descrito em “Anjos e Demónios”, em que os cardeais preferidos foram sequestrados… Clica aqui para abrires as portas da Capela Sistina.

The Smithsonian – Museu Nacional de História Natural

Não terás provavelmente a mesma sorte do Ben Stiller, que viu tudo no museu a ganhar vida (“À Noite, No Museu” e respetivas sequelas), mas o The Smithsonian – Museu Nacional de História Natural, localizado na capital norte-americana, é sempre um lugar a visitar e revisitar, com ou sem crianças. A visita virtual permite navegar sala a sala, ver tudo o se poderia ver numa visita presencial e mais: é possível apreciar coleções que já estiveram, mas que já não estão em exibição.

Galeria dos Ofícios

Projetado em 1560 por Giorgio Vasari para um membro da poderosa família Medici, a Gallerie degli Uffizi é o mais famoso museu de Florença, em Itália, e um dos mais importantes do mundo. Construído ao longo de séculos, o seu acervo inclui obras dos mais importantes artistas italianos, como Caravaggio (Medusa) e Raphael (Madonna do Pintassilgo). A visita virtual permite ver mais de 150 destas obras.

Lê também: Como motivar os filhos para os estudos durante a quarentena

The Metropolitan Museum of Art

Conhecido por The Met, o Metropolitan Museum of Art é um dos museus mais visitados do mundo. Situado em nova Iorque, conta com uma coleção permanente de obras da Antiguidade Clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas dos principais mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. A visita virtual dá-te a conhecer mais de vinte exposições e cerca de 200.000 obras dos mais variados estilos e épocas.

Museu Frida Kahlo

Também conhecido como Casa Azul, o Museu Frida Kahlo é, na verdade, o local onde a artista nasceu, viveu e morreu. Situado no México, o museu contém uma grande coleção de obras não só de Frida Kahlo mas também de outros artistas, como Diego Rivera, com quem viveu. A visita virtual permite conhecer cerca de 70 objetos pessoais, obras de arte e roupas de Kahlo, incluindo o corpo que ela pintou quando estava doente

Encontra outros museus para visitar virtualmente no projeto Google Arts&Culture.

Como o teu bem-estar é a nossa prioridade, vê aqui como fazer negócios em segurança no OLX com o Covid-19 e os serviços de entrega porta a porta recomendados pelo OLX.


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …