As plantas que purificam o ar podem fazer a diferença na tua qualidade de vida. Além disso, são uma tendência de design que veio para ficar. Descobre como escolher uma planta de interior que purifique o ar que respiras e dá um novo brilho à tua casa.

Porque deves purificar o ar interior

Seja a dormir, a ver séries ou a trabalhar, passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes fechados, o que nos expõe à poluição do ar interno. Sim, interno. Este tipo de poluição pode originar da mobília, dos tapetes, da pintura, dos materiais de construção sintéticos, produtos de limpeza, mofo, humidade ou simplesmente da poluição externa que entra.

Provavelmente, não imaginas que a tua mesa de jantar emita toxinas. Mas se for feita de aglomerados de madeira, é o que está a acontecer, neste momento. Também a pintura nas paredes e os móveis, em casa ou no escritório, liberta compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído. Praticamente tudo em casa emite toxinas, desde a máquina de café à alcatifa.

A consequência? Dores de cabeça, náuseas e fadiga são alguns dos sintomas mais notórios, em casos extremos de exposição prolongada ou quando a ventilação não é adequada. Descobre como as plantas que purificam o ar podem ajudar a minorar estes sintomas e outros que possam não ser tão visíveis.

Plantas de interior resistentes: dicas para plantar e cuidar

Plantas que purificam o ar: será que realmente funcionam?

O boom das plantas que purificam o ar começou após uma série de estudos publicados pela NASA nos anos 80. Nestes documentos, os investigadores concluíam que algumas plantas podiam efetivamente servir como filtro e eliminar toxinas nocivas. Mas havia um senão: seriam necessárias muitas plantas em casa para sentir a diferença.

Desde essa altura, muito mudou na perceção das pessoas sobre as plantas que purificam o ar. A utilização de plantas de interior, como decoração, normalizou-se. E foram descobertos outros benefícios: por exemplo, que as plantas de interior reduzem os níveis de CO2, regulam a humidade e ajudam a eliminar o ar viciado. Além de melhorar a qualidade do ar, as plantas fazem com que as pessoas se sintam melhor:

  • Reduzem a irritação nos olhos, ouvidos, nariz e garganta;
  • Previnem ou aliviam a tosse e congestão;
  • Diminuem o stresse;
  • Aumentam a capacidade de atenção.

Estas 8 plantas de interior ajudam a melhorar o ar em casa.

Encontra dezenas de plantas que purificam o ar

8 plantas que purificam o ar de casa

Quais são as plantas que purificam o ar mais eficazes sem dar muito trabalho? Estas são as mais recomendadas.

1# Crisântemos

Estas plantas ajudam a filtrar uma série de toxinas, incluindo a amónia e benzeno, que costumam ser encontrados em plásticos, detergentes e cola. Esta é uma planta que adora o sol: coloca-a junto a uma janela com luz direta.

Crisântemos em vaso de vidrio

2# Aloe Vera

A Aloe Vera é um ótimo complemento para o parapeito da janela da cozinha, pois prefere um espaço ensolarado. Esta suculenta purifica o ar do formaldeído e do benzeno, encontrados em vernizes e detergentes. E, na eventualidade de uma queimadura de cozinha, pode ser muito útil.

Planta de aloe vera na mesa

3# Planta da borracha (Ficus elastica)

Esta é a planta que purifica o ar interior mais eficaz – foi selecionada pela NASA para as viagens espaciais. É resistente, de baixa manutenção e tem um visual marcante. É perfeita para decorar uma mesa ou peitoril de janela, mas esta planta também se dá bem com níveis baixos de luz. No entanto, é tóxica para cães e gatos.

4# Planta de bambu

Perfeita para condições de pouca luz, o bambu é a planta que purifica o ar ideal para qualquer sala de estar. As folhas arqueadas são ótimos filtros de ar, especialmente eficazes a remover o formaldeído. Rega regularmente ao longo da fase de crescimento, e deixa a superfície do solo secar antes de voltar a regar.

5# Lírio-da-paz

O Lírio-da-paz é uma planta fácil de cuidar. As folhas verdes brilhantes são o complemento perfeito para qualquer ambiente, especialmente os cantos com pouca luz. Basta que regues uma vez por semana para promover o crescimento e assim removeres toxinas como o benzeno, monóxido de carbono e formaldeído.

Lírio da paz

6# Planta do ananás

A planta do ananás, que dá origem ao fruto com o mesmo nome, não é apenas um excelente acrescento estético a qualquer espaço. Um estudo recente da NASA revelou que o abacaxi pode contrair eficazmente o ressonar!

Embora não remova nenhuma toxina do ar, as plantas de ananás produzem oxigénio e aumentam a qualidade do ar à noite, o que pode melhorar a qualidade do sono e reduzir o ressonar. Estas plantas são muito resistentes e sobrevivem com pouca água, mas não devem ser deixadas em zonas frias.

7# Figueira-comum

A figueira é nativa do sudeste asiático, onde é muito cultivada no interior de casa. Como a maioria das outras plantas que purificam o ar, esta prefere luz solar direta e rega semanal, devendo estar totalmente seca entre regas. Remove toxinas como o formaldeído e benzeno mas, atenção, porque pode crescer para alcançar uma grande dimensão.

8# Fetos

Os fetos preferem limpar o ar de um local fresco, com alta humidade e luz indireta. São relativamente fáceis de cultivar, mas devem permanecer húmidos. Verifica o solo diariamente para ver se precisa de água e submerge-o totalmente uma vez por mês.

Encontra plantas que purificam o ar no OLX

No OLX, encontras dezenas de plantas que purificam o ar. E, se isso não for suficiente, tens ainda à tua espera máquinas purificadoras de ar, aspiradores com filtros e desumidificadores para te ajudar a melhorar a qualidade de vida. Não percas tempo e cuida da tua saúde.


Próximas leituras:

5 dicas para destralhar a casa
Aprende a destralhar a casa de forma simples e eficaz. Ganha espaço …
Precisas de fazer obras em casa? Segue estas dicas.
Chegou o momento: é preciso fazer obras em casa. Estes são os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *