Com início a 27 de agosto e término a 13 de setembro, a 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa volta para satisfazer aqueles que já estão habituados a renovar as prateleiras e estantes.

Apesar dos tempos atuais, em que vivemos com regras e normas atípicas devido à pandemia da Covid-19, a Feira do Livro vai mesmo acontecer com todos os cuidados de saúde. Após ter sido adiada dos meses de maio e junho por contingências relacionadas com o novo coronavírus, a Feira do Livro está de volta com uma maior oferta de editoras. 

Para fazeres a tua visita à Feira do Livro em segurança, leva a tua própria máscara de proteção e não te esqueças de ter o álcool gel sempre à mão, para uma frequente higienização. Está atento às regras do evento e segue as orientações do local.

O parque Eduardo VII volta a receber a Feira do Livro de Lisboa

Poderás visitar a Feira do Livro durante os 18 dias em que os livros vão voltar a preencher as paisagens do Parque Eduardo VII. São centenas de editoras que vão marcar presença.

O objetivo destas iniciativas passa por promover os livros e os hábitos de leitura, atraindo visitantes de todo o país, numa programação destinada a toda a família.

A 90.ª edição está mais verde do que nunca

A Sociedade Ponto Verde marca presença nesta edição da Feira do Livro de 2020. Vão estar disponíveis 10 estruturas de recolha seletiva, espalhadas por todo o recinto do evento, para facilitar o depósito das embalagens utilizadas pelos visitantes.

Desde 1996 que a Sociedade Ponto Verde, criada por um conjunto de empresas que colocam produtos embalados no mercado, surge como um parceiro privilegiado de reciclagem.

A sua missão é a de assegurar as condições necessárias para um ciclo de sustentabilidade, contribuindo para o aumento da vida útil dos materiais e para a preservação do ambiente.

Através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a Sociedade Ponto Verde processa os resíduos de embalagens. Entre os anos de 2005 e 2011, evoluiu de 209 mil toneladas para 393 mil toneladas de embalagens retiradas do fluxo urbano.

Encontra aqui os teus pontos de reciclagem domésticos

CML cria iniciativa com a Sociedade Ponto Verde

No sentido de promover um planeta mais sustentável, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) uniu-se à Sociedade Ponto Verde e criaram uma iniciativa conjunta para o evento da 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

O convite destina-se às famílias para que aproveitem o evento e o verão para pôr as leituras em dia. 

O objetivo da iniciativa é fomentar o interesse pelo tema Sustentabilidade, incentivando a aprender sobre o que está ao alcance de todos para mudar o mundo e tornar o planeta mais saudável.

No final da leitura, o apelo é de que emprestes os teus livros, que os ofereças ou que os coloques à venda em plataformas como o OLX, permitindo que outras pessoas os possam ler. Reutilizar é uma das palavras de ordem e tu podes ajudar.

Vê como podes explicar a sustentabilidade aos mais novos

4 sugestões de livros que podes adquirir já nesta Feira do Livro de Lisboa

1. Vida Lixo Zero – Ana Milhazes

Vida Lixo Zero

A autora do livro Vida Lixo Zero também criou o blog Ana, Go Slowly e a sua obra aborda a sua mudança de estilo de vida, onde o desperdício se reduz ao mínimo. 

Ana Milhazes adorava o seu trabalho na área das tecnologias de informação e era viciada em compras. Até que começou a deixar de sentir prazer naquilo que fazia, a sentir-se muito cansada e desmotivada. Acabou por adoecer e entrar em burnout. Nessa altura, decidiu mudar de vida.

Depois de se despedir, optou por abrandar e simplificar ainda mais a sua vida, vivendo inteiramente de acordo com aquilo em que acreditava. Atualmente é instrutora de yoga, embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal, oradora e formadora nas áreas do minimalismo e da sustentabilidade.

O seu livro é em papel reciclado e apresenta-se sem plastificação. Nas suas páginas é possível encontrar diversas sugestões sobre como mudar as atividades do quotidiano até chegar ao lixo zero.

2. O mundo em chamas – Naomi Klein

Naomi Klein, autora de O mundo em chamas, faz um apelo de soluções para um planeta em risco. Nesta obra fala-se sobre o conflito entre a era da ecologia e a nossa cultura do “perpétuo presente”.  

O colapso climático passou inegavelmente de uma ameaça futura a uma emergência imediata e Naomi Klein acompanha, há mais de uma década, a evolução da crise ambiental e as dramáticas consequências das opções que tomamos.

Nesta obra, a autora lança um apelo encorajador e inspirador, que visa soluções para um planeta em risco, propondo um New Deal Verde.

3. Não há planeta B – Carmen Lima

Não há planeta B

Este é o livro que adota a política dos 5R’s para falar sobre sustentabilidade. Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, aplicados à gestão dos resíduos urbanos. Carmen explica que, acima de tudo, é preciso estarmos preparados para aceitar a mudança.

Está nas nossas mãos ajudar a mudar o rumo do planeta. A autora diz-nos que, se é verdade que as grandes mudanças conjunturais são fundamentais para garantir a continuidade da espécie humana, igualmente importantes são as medidas adotadas por cada um de nós.

O livro está impresso em papel reciclado e oferece dicas e truques para ajudar o leitor a contribuir para um ambiente sustentável.

4. 12 pequenos gestos para salvar o nosso planeta – World Wide Fund for Nature

12 pequenos gestos para salvar o nosso planeta

Esta obra, que se considera um guia prático de boas ações ambientais, foca-se em pequenos gestos do nosso dia-a-dia que podem contribuir para salvar o nosso planeta.

Escrito em colaboração com especialistas ambientais da World Wide Fund for Nature e, no prefácio, com Ângela Morgado, diretora executiva da Associação Natureza Portugal, visa relembrar que uma simples poupança de água ou troca do carro pela bicicleta, fazem a diferença no ambiente.

Também podes comprar e vender os teus livros no OLX!

Está atento ao horário da Feira do Livro!

Podes visitar a Feira do Livro de 2.ª a 5.ª feira das 12:30 às 22:00. Às sextas-feiras, o evento decorre entre as 12:30 e 00:00. Caso pretendas fazer uma visita ao final de semana, podes aparecer aos sábados entre as 11:00 e as 00:00 e, aos domingos, entre as 11:00 e as 22:00.

E não percas a incontornável Hora H!

Hora H é já um momento que todos esperam na Feira do Livro de Lisboa. É uma oportunidade única para teres acesso a livros com descontos mínimos de 50%, em títulos publicados há mais de 18 meses.

A Hora H funciona de segunda a quinta-feira, a partir do dia 31 de agosto, na última hora da Feira do Livro, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00.

A adesão a esta promoção é facultativa, pelo que deverá ser consultada a lista de expositores aderentes. Se clicares aqui podes ver todos os participantes da Hora H. Encontras ainda a agenda da Feira do Livro disponível para consulta online, assim não vais perder a sessão de autógrafos, a conferência ou debate que tanto estavas à espera.

Este ano estás pelo Norte? Não percas a Feira do Livro no Porto!

Se não conseguires estar presente na 90.ª edição do evento na capital, não te preocupes. A Feira do Livro do Porto ocorre de 28 de agosto a 13 de setembro, nos icónicos Jardins do Palácio de Cristal.

No Porto, a Feira do Livro decorrerá das 12:00 às 21:30 de segunda a quinta-feira, sendo que aos sábados e domingos abre às 11:00. Às sextas e sábados encerra às 23:00 e domingo às 21:30.

Boas leituras e não te esqueças de prolongar a vida dos teus livros depois de os leres, no OLX.


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *