A magia das máquinas fotográficas analógicas
Se és old school no que diz respeito à fotografia, este guia vai ajudar-te a dar os primeiros passos no universo das máquinas fotográficas analógicas. Agarra já a tua.
Se és fã de fotografia talvez já te tenhas apercebido que nos últimos anos este hobby tem vindo a ficar mais acessível. Atualmente, há mais oferta de máquinas fotográficas novas com um boa relação qualidade-preço. Mas também existem muitos outras opções económicas: podes comprar em segunda mão no OLX ou então, levá-la para todo o lado no teu smartphone.
Top 5 telemóveis com as melhores câmaras fotográficas
No entanto, embora vivamos numa era quase 100% digital, há coisas que nunca se perdem nem se querem perder, como a magia da fotografia analógica.
Se és apaixonado por fotografia e queres fazer os primeiros clicks com uma máquina fotográfica analógica, este guia vai ajudar-te!
A fotografia analógica teve origem no final dos anos 70, mas tornou-se muioto popular na década de 90. Desde então, conquistou o mundo e sobreviveu até aos dias de hoje.
Há quem diga que a fotografia analógica é uma arte que resiste ao tempo. Envolve uma máquina fotográfica específica (analógica) e a captura de fotografias em “filme”. Exige um processo de revelação específico e que cria um efeito único.
Os resultados tão especiais devem-se ao processo químico que acontece cada vez que tiras uma fotografia. Ao contrário da imagem digital, a fotografia analógica utiliza ‘filmes’ para gravar as imagens. Os filmes são tiras finas e transparentes de plástico, revestidas com uma emulsão de gelatina e compostas por pequenos cristais de haleto de prata, que determinam o contraste e a resolução da fotografia.
Estes cristais são sensíveis à luz e, quanto mais expostos, mais brilhante e detalhada fica a fotografia. Quando uma máquina fotográfica analógica tira uma fotografia, a lente expõe o filme à imagem. Esta exposição “queima” uma impressão na emulsão e cria aquilo a que chamamos de “imagem de latente”.
Uma vez capturada, a imagem é dissolvida num negativo e projetada para um papel fotossensível, dando assim origem à fotografia. É aqui que acontece a tal magia que deixa todos apaixonados pela fotografia analógica.
Existem vários elementos que distinguem estes dois tipos de máquinas. As máquinas fotográficas analógicas usam a tal película banhada pela solução fotossensível, enquanto que as digitais são compostas por sensores.
Deixamos-te um quadro com o resumo das principais diferenças entre as duas máquinas fotográficas:
Máquina fotográfica analógica | Máquina fotográfica digital |
É necessário um filme físico para capturar as imagens. | A captura de imagens é digital e estas ficam armazenadas em cartões de memória. |
Requer que as fotografias sejam reveladas quimicamente. | São produzidas imagens visíveis instantaneamente. |
Processo de revelação demorado. | As imagens podem ser acedidas a qualquer momento, em qualquer dispositivo. |
Número de exposições e de captura limitado pelo rolo. | Número de exposições e captura de imagens ilimitado. |
Não contém visor de pré-visualização. | As máquinas fotográficas digitais reflex (DSLRS) permitem ver as imagens enquanto as capta. |
Se acabas de ler a tabela e não estás familiarizado com a fotografia analógica podes estar a perguntar qual é a vantagem.
As melhores máquinas fotográficas abaixo dos 500€
Para seres um verdadeiro artista no mundo da fotografia de filme, deves tentar aprender mais sobre fotografia e praticar muito.
A par disso, tens de conhecer profundamente a tua máquina fotográfica analógica, todas as suas funcionalidades e configurações, nomeadamente:
A velocidade do obturador é o tempo, em segundos, que o obturador da tua máquina fotográfica analógica permanece aberto. Por exemplo, se na tua máquina tiveres a velocidade do obturador em 1/100 significa que este estará aberto por 1/100 de segundos.
Quanto mais rápida for a velocidade, mais facilmente consegues congelar e capturar movimentos rápidos, como um animal a correr. As velocidades mais lentas são ótimas para fotografia noturna porque, como o obturador demora mais a fechar, deixa entrar mais luz.
Esta configuração representa o tamanho da abertura que permite a entrada da luz. Em qualquer máquina é representada por um “f/” seguido de um número. Quanto maior for este número, menor é a abertura (e vice-versa).
A abertura impacta a profundidade de campo e a distância entre os objetos a fotografar. Ou seja, aberturas maiores criam uma profundidade de campo menor e aberturas menores fazem com que os objetos principais fiquem mais focados.
Estás à procura de uma máquina fotográfica analógica? Então, temos 2 coisas a dizer-te: a primeira é para dares preferência a máquinas fotográficas em segunda mão para promoveres a economia circular; a segunda é que vejas o nosso top 3 melhores máquinas fotográficas analógicas, se ainda não te decidiste sobre qual escolher.
Aconselhamos-te a histórica 35mm Nikkomart original, mas podes sempre explorar os modelos seguintes, como a FTN, FT2, FT3, a série EL e por aí fora.
Tal como a Nikkormat, a Pentax Spotmatic foi durante muito tempo a máquina fotográfica analógica mais desejada pelos amadores da altura e amantes da fotografia de filme.
Ambas têm uma robustez incrível. Se as molhar, basta colocá-las a secar e elas voltam a trabalhar como se nada tivesse acontecido.
As máquinas fotográficas analógicas Leica M são uma continuação da lenda Leica Barnak. As mais conhecidas da série M são a M3 e a M4P. As versões mais recentes também apresentam uma qualidade incrível. Escolhe a que mais se adequa às tuas necessidades e à tua carteira.
Compra a tua máquina fotográfica em segunda mão no OLX
Já tens tudo aquilo que precisas para dar os primeiros passos (ou clicks) no mundo das máquinas fotográficas analógicas. Assim que começares, não há volta a dar!
Próximas leituras:
Deixe uma resposta