Sim, com apenas 14 anos feitos já podes realizar o sonho de chegar à escola a conduzir uma moto. É a partir desta idade que já estás apto para tirar a carta de condução na categoria AM (até outubro de 2017, era conhecida por “Licença Especial e Condução de Ciclomotores”), que te habilita para a condução de veículos de duas rodas com um motor de combustão interna de cilindrada não superior a 50 cc, com velocidade máxima por construção não superior a 45 km/h, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for elétrico.

O exame é constituído por uma prova teórica e outra prática e te não esqueças que, até aos 16 anos, vais sempre precisar de uma autorização parental. A partir dos 16 anos, os condutores ficam automaticamente habilitados à condução de veículos de duas, ou três rodas, e ainda quadriciclos ligeiros, com iguais limitações de cilindrada, velocidade e kilowatts (se o motor for elétrico).

4 motos que podes conduzir com menos de 16 anos

As ações especiais de formação de acesso a esta habilitação são ministradas por entidades autorizadas para o efeito pelo IMT, como são as escolas de condução.

Que motos podes conduzir com 16 anos?

O próximo passo para a liberdade de movimentos com que sonhas há muito tempo começa com as 125 cc, com as quais já podes conduzir por autoestradas. Os motociclos a partir desta cilindrada não têm qualquer limitação imposta pelo código da estrada e podem circular nas mesmas vias que os veículos ligeiros de passageiros.

A partir dos 16 anos podes ainda obter a carta de Categoria A1 (exige a frequência em formação teórica, o código e um exame e a formação prática e um exame), que te vai permitir conduzir uma moto ou scooter de 125 cc, limitada a 15 cv (11kW).

Com a chegada dos 18 anos chega também a Categoria A2

Esta categoria é para todos os que tenham mais de 18 anos e não impõe qualquer limite à cilindrada, mas não vais poder ainda conduzir uma moto com mais de 47 cv (35 kW) de potência.

Se já tens licença de categoria A1, ficas dispensado da frequência das aulas e do exame teórico. São obrigatórias as 12 aulas práticas e ainda a realização do exame de condução.

Com a Categoria A já podes conduzir uma moto qualquer

Se são as motos mais potentes do mercado que sonhas conduzir um dia, fica a saber que podes ter de esperar até fazeres os 24 anos. É a idade mínima para ter acesso à carta de Categoria A, que te vai permitir chegares a todos os modelos de duas rodas, sem qualquer limite de cilindrada e potência.

Quem tem a Carta A2 desde os 18 anos, pode propor-se a realizar o exame prático para esta Categoria logo aos 20 anos, ficando dispensado da parte teórica.

Quem tem a Carta A1 pode propor-se a exame sem frequentar a parte teórica.

Tens carta de carro e mais de 25 anos?

Há ainda a Lei das 125cc, que define que os titulares de carta de condução B (automóveis ligeiros) podem conduzir motos até aquela cilindrada, desde que tenham mais de 25 anos de idade. Esta foi, sem dúvida, uma medida que ajudou muitos portugueses a descobrirem os prazeres das duas rodas, para continuarem a alimentar o sonho de poderem vir um dia a conduzir motos de alta cilindrada.

5 motas que podes conduzir com carta de carro

Qual é a idade mínima para levares alguém à pendura?

De acordo com o código da estrada, se estás habilitado legalmente a conduzir uma moto também podes transportar alguém à pendura, desde que o passageiro tenha idade superior a 12 anos. Ou maiores de 7 anos se o condutor da moto é o pai, a mãe, o tutor ou pessoas autorizadas por estes. Sempre com um capacete homologado para moto e adaptado ao tamanho da sua cabeça.

Se acabaste de descobrir que já tens idade para conduzir a moto que sempre quiseste, do que é que estás à espera?

Desempata no OLX

Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

2 comentários a “A partir de que idade podes conduzir uma moto?”

  1. MIGUEL diz:

    triciclo eletrico para idosos

  2. rui cabaço diz:

    quero um triciclo com motor de 1000w Quero saber o preço e se dao credito e saber o tamanho das rodas e se dá carregar em casa obrigada
    de preferencia com dois lugares ha frete

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *