As colunas inteligentes invadiram a casa de muitas pessoas nos últimos anos. No entanto, podes estar a perguntar-te qual é a vantagem e o que trazem de novo ao teu dia-a-dia.

Se ainda não percebeste se as colunas inteligentes fazem sentido na tua vida, responde a estas perguntas e confere o resultado no final.

9 razões para comprar uma coluna inteligente

  1. Na cozinha, gostavas de simplificar coisas como ver vídeos de instruções sobre receitas, converter medidas, definir lembretes e criar listas de compras.
  2. Ao ir dormir, era ótimo poder desligar as luzes de casa e definir o alarme para o dia seguinte quando já estás na cama e dá preguiça.
  3. Ao acordar, gostavas de ter uma forma mais prática de ler as notícias e ser avisado se algo surgir no trânsito.
  4. Durante o dia, não gostas de ter de percorrer apps para encontrar o álbum ou a música que queres que toque a seguir.
  5. Era ótimo se houvesse uma forma de reproduzir a mesma música em diferentes divisões da casa.
  6. Ao chegar a casa, sempre sonhaste em aceder as luzes ou regular a temperatura com um comando de voz.
  7. No trabalho, sempre quiseste ter um assistente pessoal que respondesse às tuas perguntas, te desse sugestões e que te lembrasse de reuniões, aniversários e pequenas tarefas.
  8. Nas compras do dia-a-dia, gostavas de fazer encomendas online sem ter de clicar em nenhuma tecla.
  9. Quando estás com amigos ou família, gostavas que cada um pudesse adicionar músicas à playlist sem discussões nem partilhas de smartphone.

Se concordas com a maioria destas afirmações, as colunas inteligentes são para ti. Continua a ler para saber como escolher o modelo para ti.

Como escolher uma coluna inteligente

1# Escolhe um assistente virtual

Uma parte importante de escolher uma coluna inteligente é avaliar as opções de um assistente virtual. Os mais populares são a Alexa da Amazon, Google Assistant e Siri da Apple. Embora todos funcionem de maneiras ligeiramente diferentes, são muito semelhantes no que podem fazer. 

Se tens um smartphone Android ou és um ávido utilizador do Gmail ou Google Calendar, o Google Assistant é uma escolha melhor porque foi desenhado a pensar na integração com os serviços Google. No entanto, se tens vários produtos da Apple, o Siri é o que melhor se integra com estes dispositivos e serviços. Uma forma simples de testar é através do assistente que já vem no teu smartphone – o funcionamento será idêntico. 

Nos últimos tempos têm surgido opções de marcas como Bose e Sonos que te permitem escolher o assistente virtual que preferes – Alexa da Amazon, Google Assistant, Siri da Apple, Bixby da Samsung ou Cortana da Microsoft.

Quase todas as principais marcas de colunas tradicionais também produzem colunas inteligentes: Bose, JBL, Sonos, Sony são alguns exemplos.

Encontra a tua coluna inteligente ao melhor preço

2# Escolhe o tipo de ecrã para a tua coluna inteligente

Sabias que existem colunas inteligentes com excelentes ecrãs? São opções de maior dimensão, com qualidade de som superior e criados para facilitar ainda mais a tua vida. Por exemplo, podes pedir para reproduzir um vídeo no YouTube com uma receita enquanto cozinhas; ou usar como babycam para vigiar os mais pequenos. 

3# Define quantas colunas inteligentes precisas para tua casa

Uma das vantagens das colunas inteligentes é que podem ser sincronizadas em diferentes pontos da casa. Podes pedir ao teu assistente virtual para te começar a ler a agenda da semana na cozinha e acabar no quarto. Ou carregar play na sala e terminar de ouvir a música na varanda. 

Tudo depende do número de colunas inteligentes que escolheres para a tua casa. Se estás a pensar instalar uma solução multi-room, tem em conta que:

  • A maioria dos fabricantes só permite sincronizar com colunas da própria marca. Por exemplo, se já tens um sistema Sonos instalado, não vais conseguir adicionar uma coluna inteligente de outra marca para os integrar no mesmo setup.
  • Tens de ter um sinal wi-fi forte nos vários locais onde tiveres instaladas colunas inteligentes.

Descobre como evitar os obstáculos à conexão com um amplificador WiFi

4# Define para que vais usar a tua coluna inteligente

Ouvir música, ver vídeos, controlar a casa, ler a agenda, ouvir as notícias – pensa nas principais razões que te levam a querer uma coluna inteligente e escolhe o modelo mais adequado.

Por exemplo, há várias marcas com uma longa tradição de sistemas hi-fi que trazem esse conhecimento para o mundo das colunas inteligentes. Se planeias ouvir música, deves dar preferência a marcas como Bose, Sonos ou Bowers & Wilkins. Mas se o teu objetivo é manteres-te organizado, os modelos da Google serão suficientes.

Se já sabes o que procuras numa coluna inteligente, confere o top OLX.

As melhores colunas inteligentes à venda no OLX

3# Coluna inteligente Google Home

Coluna inteligente Google Home

A coluna inteligente Google Home fica em 3º lugar do pódio porque:

  • Possui a função multiroom, em que várias colunas intelientes são utilizadas para tocar a mesma música em qualquer local.
  • Permite ter acesso a respostas em tempo real sobre o tempo, trânsito, desporto, finanças e atualizações de notícias, através do Google Assistant. 
  • É possível pedir para baixar ou aumentar a temperatura da casa, ou ver um vídeo do Youtube na tua televisão através do Chromecast.
  • Além disso, também podes traduzir frases através do Google Translate, controlar por voz a televisão ou sistemas de streaming como a Netflix.

2# Lenovo Smart Display

Coluna inteligente Smart Display da Lenovo

Esta coluna inteligente leva o 2º lugar do pódio pelos seguintes motivos:

  • Os Smart Displays da Lenovo oferecem o melhor do Google Assistant de uma forma visualmente mais envolvente. 
  • Projetado para o lar, permite que reproduzas músicas e vídeos, revivas as melhores memórias, verifiques o tempo e o trânsito, e controles a casa. 
  • É ótimo para o multitasking sem usar as mãos. Elegante e simples de usar, poupa-te tempo e liberta o dia de tarefas rotineiras.

Disponível no OLX a partir de 78€.

1# Sonos One

Coluna inteligente Sonos One

O Sonos One é mesmo o número 1 e está disponível no OLX a partir de 160€. Porque é uma excelente opção:

  • Tem um design compacto e cabe em praticamente qualquer espaço. É ótimo para a bancada da cozinha ou para uma estante no escritório. 
  • Tem uma excelente qualidade de som.
  • É resistente à humidade, por isso até o podes colocar na casa de banho.
  • O Google Assistant e o Amazon Alexa são integrados para que possas reproduzir música, ouvir as notícias, definir alarmes e obter respostas sem usar as mãos.
  • Se emparelhares duas unidades na mesma sala consegues obter uma separação de som nas 2 colunas, o que te vai dar um som stereo bem mais detalhado.

O OLX tem vários modelos de colunas inteligentes a preços imperdíveis. Moderniza a tua casa e vais ver que após alguns dias já nem te lembravas do que era a vida AC – antes da coluna inteligente.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *