É fácil falar dos benefícios de trocar outros meios de transportes pela bicicleta. Pedalar vai melhorar o teu peso, músculos, coração e sono. E faz bem ao planeta, porque não emite qualquer gás de efeito estufa nem outros componentes dos combustíveis fósseis. Para que possas pedalar com todo o conforto e segurança, verifica estes acessórios para bicicleta.

Vê aqui como encontrar a bicicleta ideal para o teu dia a dia

8 acessórios para bicicleta indispensáveis

1# Capacete de segurança

A segurança em primeiro lugar, por muito experiente que sejas. Este é um dos acessórios para bicicleta mais importante, uma vez que oferece a segurança necessária a qualquer tipo de terreno.

Existem vários modelos de capacete, consoante cada prática de ciclismo. Para quem pretende pedalar e obter os melhores tempos, os capacetes aero são mais indicados, uma vez que têm um design mais fechado. Para quem vai para a montanha, pode optar por mais sistemas de ventilação, para que se torne mais fresco e confortável.

É importante ter em conta o tamanho da tua cabeça, devendo ficar bem ajustado. O capacete também ser confortável e ter adesivos refletores.O capacete de segurança deve, ainda, respeitar as normas ISO, com referência à ventilação, por exemplo.

2# Cadeados

Se ainda não substituíste o teu meio de transporte pela bicicleta, porque não sabes onde a deixar, com receio de ficares sem ela, então relembramos-te que entre os teus acessórios para a bicicleta, deves incluir cadeados de segurança.

Nem todos os locais onde passamos têm sítio próprio para guardar bicicletas e, por vezes, é necessário deixá-la na rua. Com estes cadeados de segurança podes ficar descansado. Anota ainda que os melhores cadeados são os que têm o formado de D, com uma blindagem pesada em volta da trava.

3# Garrafa

Ao andares de bicicleta, não te esqueças de hidratar. Qualquer ciclista deve ter como acessório para a bicicleta uma garrafa de água. Uma garrafa térmica de qualidade e um suporte que encaixe na perfeição na tua bicicleta, vão permitir-se ter água sempre à mão.

4# Luvas

Servem tanto para o frio como para o calor, uma vez que protegem as tuas mãos contra agressões externas e tornam a experiência mais confortável. As luvas estão, portanto, entre os acessórios para bicicletas considerados obrigatórios.

As luvas de ciclismo também são auxiliares de uma performance otimizada, uma vez que melhoram a aderência das mãos e a sensibilidade no aperto das manetes de freio e mudanças.

O nível de conforto aumenta com os reforços de proteção, que podem estar presentes na parte dos dedos e na palma da mão, e na sensibilidade que permite.

Encontras dois tipos de luvas à venda.

  • Os modelos abertos ou de dedo curto, que apenas cobrem uma parte da mão e deixam metade dos dedos de fora. É mais utilizada em dias quentes, já que proporciona uma melhor ventilação. Como fator contra, têm menos proteção.
  • O modelo fechado ou com dedo longo que cobre toda a mão. É mais utilizado no inverno, ainda que a especificidade de alguns modelos permita uma boa ventilação e sejam confortáveis também no verão. Pela sua cobertura, acaba por ser o modelo que mais proteção e segurança oferece.

5# Bolsa de bagagem

Se adotaste a bicicleta como o teu principal meio de transporte, então estás a par de que andar sempre de mochila não causa apenas desconforto e dores musculares ao fim de um tempo, como também pode trazer consequências a longo prazo a nível da tua postura.

Neste sentido, a bagagem é um acessório para bicicleta indispensável. Existem diferentes tipos, que ficam localizadas em diferentes partes da bicicleta, como o quadro, selim ou guiador. Estas bolsas próprias permitem que leves as tuas coisas, sem teres de te preocupar com o peso. Para além disso, são geralmente impermeáveis.

6# Óculos

Para evitar que insetos, poeiras e até o sol interfiram com os teus olhos, o mais indicado é utilizar óculos de ciclismo. Para protegeres a tua visão deves escolher um modelo com proteção ultravioleta, ventilação adequada para evitar que embaciem e que sejam confortáveis.

Existem quatro tipos de lentes:

  • Escuras, indicadas para dias de sol e com muita luz;
  • Amarelas, para dias nublados ou para pedalar na transição dos diferentes momentos do dia;
  • Transparentes, para passeios noturnos;
  • Fotocromáticas, que são lentes que escurecem conforme a incidência dos raios ultravioletas e que ficam transparentes quando anoitece.

7# Luzes e faróis

Estes são acessórios para bicicleta de ciclistas que gostam de pedalar à noite, ou no inverno. As luzes e os faróis são obrigatórios para garantir a tua segurança. Dessa forma, avisas outros ciclistas, veículos e peões da tua presença.

Podes escolher diferentes luzes traseiras seja para estrada, cidade ou trilhos, assim como acontece com os faróis, que podem ainda ser de diferentes alcances e tipos de luz.

8# Retrovisores, buzinas e coletes refletores

Este acessório para bicicleta tem um objetivo: marcar a tua presença e garantir a tua segurança.

Se vais pedalar na cidade, vais encontrar trânsito. Nesse sentido, faz sentido que equipes a tua bicicleta com retrovisores e buzina, a fim de evitares algum acidente, garantindo mais visibilidade para ti e alertando os demais da tua presença.

Já o colete refletor também vai ser um auxílio para pedalar quando escurece, uma vez que se torna mais difícil para os outros veículos se aperceberem de ti na estrada.

Mulher com capacete e luvas de bicicleta

3 acessórios para bicicleta extra para quem procura ainda mais conforto e segurança

  • Para-lamas – Servem para que não chegues a casa sujo ou molhado, após um dia de chuva ou de um passeio num trilho na montanha. Com o para-lamas evitas que a sujidade e a água saltem do pneu para as tuas costas.
  • Capa de chuva – Chegar a casa encharcado não só não é agradável, como te pode deixar doente. Uma capa de chuva ou corta vento é extremamente leve e fácil de dobrar e levar numa mochila. Na dúvida da previsão do tempo, mais vale não arriscar.
  • Bomba de ar e ferramentas – Não quer dizer que não possas sair de casa sem eles, mas uma bomba de ar e um kit de remendo vai salvar-te no imprevisto de um pneu furado. Um kit de ferramentas também vai dar muito jeito no caso de algum aperto!
Banner com botão para as página de entregas do OLX sem ter que sair de casa.

No OLX vais encontrar todos estes acessórios para bicicleta indispensáveis. Tudo para tua segurança e conforto.

Não te esqueças ainda de dar uma vista de olhos na secção das sapatilhas de ciclismo. Sabias que são especialmente pensadas para pedalar? Se és um ciclista regular, vais notar toda a diferença quando tiveres as tuas.


Próximas leituras:

Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem
Reunimos as dicas essenciais sobre como fazer a mala de viagem, seja …
5 malas de viagem por menos de 50€
Fazer a mala é o primeiro passo da aventura. E comprar uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *