Não deixas que falte nada ao teu amigo de quatro patas? Então descobre estes acessórios para cão!

Para além de leais, inteligentes, dedicados e carinhosos, os cães são conhecidos por melhorarem a nossa saúde física e mental. Por estas e por outras merecem todo o carinho e cuidado que lhes podermos dar.

Top 10 acessórios para cão

1. Coleira

Existe, atualmente, uma grande variedade de coleiras e peitorais para cães. Acima de tudo, deves optar por uma opção que seja confortável para o teu amigo. 

Entre os vários os fatores a teres em conta na hora da escolha salientamos:

  • A finalidade – para casa ou para passeios;
  • O temperamento – mais robusta para aguentar esforços e puxões, mais light para cães mais calmos.
  • Problemas de pele/pelo – existem coleiras especialmente pensadas para cães com problemas de pele ou  de pelo;
  • Tamanho – um cão de porte pequeno vai ficar desconfortável com uma coleira demasiado pesada, já um de porte grande, por ter mais força, necessita de uma mais robusta.

Coleiras regulares para casa

Estas coleiras devem ser, sobretudo, confortáveis. Na hora da escolha, tem em atenção a resistência/durabilidade do material e a sua textura. As coleiras de textura mais suave e sedosa trarão maior conforto ao teu cão e previnem a ocorrência de problemas de pele e de pelo. Havendo possibilidade, opta por uma hipoalergénica.  

Coleiras e peitorais para passeio

Embora a coleira normal possa ser usada sem problema, para passeios longos recomendamos-te o uso do peitoral. Para além de te facilitar no controlo do movimentos, os peitorais trazem maior segurança, pois não seguram apenas o pescoço do animal, mas sim todo o peito.

Descobre a maior variedade de coleiras no OLX!

2. Trela

A trela é um dos acessórios para cão imprescindíveis, já que as saídas ao parque ou ao campo são o melhor presente que podes dar ao teu patudo. Existem opções para todos os gostos e finalidades.

Trelas extensíveis

Se o teu cão é tranquilo e gosta de explorar novos territórios, estas trelas serão uma boa opção. Permitem-no caminhar livremente e a uma maior distância. 

Trelas de treino

Se o teu cão é agitado ou se ainda está em fase de aprendizagem, uma trela de treino poderá ser a tua salvação. Estas dão-te um maior controlo dos movimentos do cão e são a melhor opção para o ensinar a andar de forma controlada na rua.

Trelas de nylon

Para além de muito resistente e higiénico, o nylon é um material bastante flexível. As trelas de nylon são conhecidas pela sua durabilidade e pelo conforto que proporcionam aos animais. Se vais comprar uma trela pela primeira vez, esta poderá uma excelente opção.

Trelas de corrente

São as mais robustas e resistentes que encontras no mercado. São ótimas para passeios de cães de grande porte ou com muita força. Contudo, não serão as mais adequadas para os animais de pequeno porte devido ao seu peso.

3. Comedouro

O comedouro é um item indispensável para quem tem um cão. Não só incentiva a alimentação independente do cão, como ajuda no controlo da ração dada ao animal. É importante que escolhas um tamanho adequado ao porte do teu cão.  

Os modelos mais usuais são: os individuais, os duplos e os portáteis (que podem ser retráteis). Quanto aos materiais, salientamos os três tipos mais conhecidos.

Comedouro de plástico

Os comedouros em plástico são perfeitos para o uso no exterior e também durante as viagens. São de limpeza fácil e estão disponíveis numa variedade de cores alegres. Há modelos pouco dispendiosos que são uma boa opção para cachorros em fase de crescimento.

Comedouro inox

Os comedouros para cães em aço inoxidável são extremamente fáceis de limpar e muito leves. Estas taças de metal vêm habitualmente acompanhadas de um anel de borracha para evitar que derrapem. Comedouros em aço inoxidável duram e duram e, para além disso, ficam bem em qualquer casa!

Comedouro de silicone

É uma excelente alternativa para passeios e viagens. Para além de leves e fáceis de limpar, ocupam pouco espaço, e as versões retráteis facilitam o transporte em qualquer situação.

4. Caixa de transporte

A caixa de transporte é um acessório para cão extremamente útil em diversas situações. Afinal de contas, é a melhor amiga dos nossos patudos quando queremos dar uma voltinha com eles. Seja para viagens de carro ou de avião, a caixa transportadora é uma ótima aliada.

5. Capa protetora para o carro

A capa protetora é uma ótima opção para quem faz viagens de carro com o cão fora da caixa de transporte. Estas podem ser retiradas e limpas com facilidade, mantendo o excesso de pelos longe dos seus estofos.

6. Escova

Sem dúvida que a escova é um dos acessórios para cão mais imprescindíveis, principalmente os cães com pelos mais densos. A escovação deve ser feita diariamente mantendo os pelos limpos e livre de poeiras e sujidades.

Existem diferentes modelos de escovas. Contudo, a mais universal é a escova de pinos. Com seu desenho versátil, é recomendada para todo o tipo de pelo. É parecida com uma escova de cabelos comum: uma base de madeira ou de plástico e pinos de plástico. O tamanho dos pinos e o espaçamento entre eles deve variar de acordo com o tipo de pelagem do teu amigo:

  • Pelos curtos: pinos mais próximos;
  • Pelos longos: pinos mais distantes;
  • Pelos duros: pinos duros;
  • Pelos lisos: pinos macios.

7. Casacos

Os casacos para cães oferecem proteção contra o frio e a humidade durante atividades ao ar livre. São muito úteis para os cães de menor porte e com menos pelo. Atualmente poderás encontrar capas de chuva, casacos de inverno e roupões de diferentes modelos e tecidos.

8. Camas e almofadas

Escolher uma boa cama para o cão é indispensável para o seu bem-estar físico e mental. Sobretudo se tens um animal de idade avançada, com problemas de mobilidade ou que sofre de doenças crónicas e/ou dor.

Entre os principais fatores a ter em conta na hora da compra deste acessório para cão estão a pressão, a temperatura e o cuidado da pele do teu patudo.

Pressão

A cama ideal é a que reparte o peso do animal de forma uniforme. As camas inadequadas fazem com que o animal apoie de forma desproporcional o peso do corpo – sobre ossos mais salientes e articulações. Estas podem provocar desconforto e noites mal dormidas aos cães.

Temperatura

As camas devem ser respiráveis e permitir a termorregulação do cão. Além disso, devem ser escolhidas de acordo com a temperatura habitual da habitação ou com o clima exterior.

Cuidado da pele

O material da cama deverá ser hipoalergénico. De outro modo, animais com tendências alérgicas pode ter dermatites por contacto.

Quanto aos modelos, hoje em dia encontras designs para todos os gostos – almofadas, cestas, e plataformas.

9. Mantas

As mantas e coberturas para cães proporcionam um excelente conforto ao teu animal. Com este tipo de produto poderás garantir que o teu cão descansa nas melhores condições possíveis, aconchegado e quentinho. 

10. Brinquedos

Se o teu amigo de quatro patas não para quieto, parece ter energia para dar e vender e rói tudo o que lhe aparece à frente, é sinal de que precisas de investir nalguns brinquedos. Desta forma, poderás ajudá-lo a gastar energia e a desenvolver os seus sentidos.

Atualmente podes encontrar acessórios para cão para todos os gostos e diferentes brincadeiras. Estes são os tipos mais comuns.

Bolas e lançadores

Para jogar ao “busca”, nada como estes brinquedos “voadores”. Discos de borracha, bolas com cordas, bonecos de treino são exemplos destes itens que vão deixar o teu amigo de estimação super entusiasmado.

Cordas e anéis

Para fazer jogos de braço-de-ferro ou lançar e apanhar, nada como umas quantas cordas e ou uns anéis. Alguns destes itens flutuam, pelo que também podem ser usados em meio aquático.

Sonoros

Há diversos brinquedos que fazem barulhos que o vão divertir e entreter o teu cão. Alguns são em peluche e, por isso, mais fofos e macios. Outros são em vinil, tornando-se mais fácil de serem limpos.

Aquáticos

Os brinquedos flutuantes são indicados para os cães que adoram água. São exemplos destes os Golden Retrievers e os Labradores. Resgatar os brinquedos que boiam no mar ou na piscina é uma das suas atividades favoritas.

Não deixes que lhe falte nada. Encontra no OLX todos os acessórios para o teu cão!

É fundamental para o bom desenvolvimento dos cães brincar – seja com os donos ou sozinhos. As brincadeiras são essenciais em qualquer fase da sua vida. Em geral, os animais que brincam com os donos acabam por ser mais dóceis, sociáveis e recetivos. 

Para além de ajudarem a aliviar o stress de estarem sozinhos todo o dia, os brinquedos evitam muitas vezes comportamentos e vícios destrutivos. Podem ainda ajudar em questões de saúde, como por exemplo a higiene oral.


Próximas leituras:

Carrinhas usadas que podes comprar por menos de 10.000€
Se o teu orçamento tem o teto máximo de 10.000€, mostramos-te 4 …
Arrumação da casa de banho: 8 dicas para ganhar espaço
Tens dificuldade em manter a arrumação da casa de banho? Trazemos-te 8 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *