E existisse um pequeno dispositivo que ajuda a localizar objetos perdidos, tais como as chaves de casa, do carro, uma carteira, um telemóvel, entre muitos outros? Existe e tem nome: AirTag.

Basta seguir o som que a AirTag emite e podes localizar os objetos que ficaram debaixo do sofá, na sala ao lado ou em qualquer outro local.

Parece magia? Era esse o objetivo da Apple ao lançar este novo gadget.

Encontra a tua AirTag no OLX

Descobre tudo sobre a nova AirTag

Peso e dimensões

Com a AirTag, é muito fácil encontrares as tuas coisas. Do tamanho de um botão, coloca-se facilmente nas chaves de casa ou na mochila. A AirTag tem 31,9 mm de diâmetro, 8mm espessura e pesa apenas 11 gramas.

App ‘Find My’

Uma vez configurada, a AirTag vai aparecer no separador ‘Itens’ da app ‘Find My’. Através deste programa, podes ver a localização atual ou a última localização conhecida num mapa.

Se te afastares da AirTag, a app pode ser usada para emitir um pequeno som para ajudar a localizá-la. O teu iPhone ou iPad vai indicar-te o caminho com a localização exata, como num jogo do frio, morno, quente até ferver.

Outra das novidades para quem já é utilizador Apple é que as apps Find My Friends e Find My iPhone foram consolidadas no aplicativo Find My. Como resultado da última atualização, esta app já funciona online ou offline, bem como em dispositivos de outras marcas compatíveis

Descobre tudo sobre os 4 modelos do iPhone 12

Alcance e precisão

A AirTag usa a tecnologia de banda ultralarga (UWB) e o chip Apple U1, que permite uma tecnologia de localização precisa. O dispositivo envia a localização para o iCloud, para depois te enviar as instruções de onde deves ir.

Desta forma, AirTag guia-te através de indicações e vibrações até que estejas perto do objeto que procuras. O seu alcance vai até 100 metros e é possível localizá-lo mesmo molhada ou submersa.

Assistente virtual

Para sincronizares com o iPhone, a AirTag possui uma capa que permite um acesso rápido. Podes então atribuir uma AirTag a um produto e especificar um nome ou um emoji, para que o sistema saiba como diferenciá-los. Também podes perguntar onde está o teu objeto à Siri.

Água e Poeiras

A AirTag é feita de aço inoxidável e possui certificação IP67 para resistência à água e poeira. Por isso, se por azar a molhares ou cair numa poça, não há problema. A AirTag aguenta estar submersa até 1 metro de profundidade durante 30 minutos.

Bateria

Este dispositivo é tão eficiente que não precisas de te preocupar com a autonomia da bateria ou com a utilização de dados. Foi concebido para funcionar durante mais de um ano com uma pilha de substituição simples, sendo que o teu iPhone vai informar-te quando for altura de a trocar.

Notificações

Podes colocar a AirTag no modo ‘Perdido’ para receberes uma notificação automática assim que for detetada pela rede, tal como acontece com outros dispositivos Apple, e configurar para partilhar os teus dados de contacto com quem a encontrar. Essa pessoa só vai precisar de tocar nele com um smartphone de tecnologia NFC, a mesma que permite pagamentos com telemóvel.

O que muda no novo iMac 2021?

Privacidade

A localização da AirTag só é conhecida por ti e as informações e o histórico não ficam guardados. Os dispositivos que comunicam a posição também permanecem anónimos e os dados são totalmente encriptados. Nem a Apple conhece o local onde está a AirTag ou a identidade do dispositivo que ajuda a encontrá-lo.

Alertas

Caso estejas junto a outras pessoas que também tenham uma AirTag, como nos transportes públicos, por exemplo, não há interferências, já que os alertas só são ativados quando a AirTag é afastada do seu proprietário.

Excluir objetos

Também é possível excluir determinado objeto quando, por exemplo, queres passar a utilizar a tua AirTag em algo diferente. Na prática, redefines a tua AirTag e fica pronta para ser reconfigurada.

Desativar o rastreador

Se não quiseres que a localização seja partilhada, caso surja a preocupação em ser localizado, podes entrar em contacto com as autoridades, sendo esta uma função que faz parte do pode “anti assédio” que a Apple entretanto introduziu.

Compatibilidade

A nova AirTag é compatível com iPhone iOS 14.5 ou superior e com o iPad iPadOS 14.5 ou superior. Podes ainda receber as notificações da AirTag no teu Apple Watch.

Acessórios

No OLX tem uma série de capas coloridas e divertidas para ires trocando, sempre que te apetecer.

Preço

A nova AirTag já está disponível no OLX a partir de 20 euros. A AirTag está disponível individualmente ou em packs de quatro unidades.

Dimensões31,9 mm de diâmetro
8 mm de espessura
Peso11 g
ResistênciaCertificação IP67 (até 1 metro durante 30 min)
SomAltifa­lante integrado
SensoresAcelerómetro
BateriaPilha tipo moeda CR2032 substituível
CompatibilidadeiOS 14.5 ou superior
iPadOS 14.5 ou superior
ConetividadeBluetooth LE
Apple U1 (UWB)
NFC

Se a memória não é o teu forte ou simplesmente não queres estar sempre preocupado com o sítio onde deixas as coisas, este dispositivo da Apple vai ser uma ajuda precisa


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *