Uma casa inteligente ou domótica é uma casa que reúne vários sistemas de automatização, de forma a que os seus moradores possam gerir a energia, segurança, comunicação e outros elementos através de um smartphone ou outros dispositivos. 

Esta funcionalidade oferece vários benefícios agradáveis e tranquilizantes para quem vive nesse tipo de casa. Instalações elétricas, de gás ou de água podem ser monitorizadas e controladas através de um smartphone, computador ou tablet, desde que conte com uma boa velocidade de internet.

1. Poupança energética

Esta é a principal razão que leva cada vez mais pessoas a transformar a sua casa numa casa inteligente, tornando possível que se poupe bastante dinheiro ao final de cada mês. É de grande importância a capacidade que estes sistemas têm para a poupança e eficiência energética

A conexão de todos os aparelhos eletrónicos oferece uma enorme gestão na luz que consomes, na água e até no combustivel, sendo notória a poupança. Além da poupança energética, a domótica facilita a boa gestão de manutenção da energia, controlando com maior rigor os consumos.

2. A tua segurança

Estes sistemas dão-te maior tranquilidade e segurança porque incorporam mecanismos que permitem enviar alertas em caso de perigo ou risco. Além de detetarem fugas de água, pemitem também que se detetem possíveis incêndios, além de controlar câmaras de vigilância instaladas, em tempo real, esteja no trabalho ou no ginásio, por exemplo.

3. O conforto

Graças à domótica, os níveis de conforto aumentam também. Imagina que estás a caminho de casa e está um calor infernal, e que ao chegar a casa já tens a temperatura fresca que programaste enquanto estavas no trânsito?

As opções que existem nos sistemas domóticos são imensos, e relaciona tudo o que engloba o “ligar e desligar” de equipamentos eletrónicos, instalações de iluminação e ar condicionado, com a incorporação de sensores de presença, temperatura ou qualquer outro tipo de dispositivos, e fazem com que seja possível personalizá-los e adaptá-los a cada pessoa que vive na casa. 

4. Maior acessibilidade

As casas domóticas são mais acessíveis. Isto é especialmente importante para pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade. 

Estas casas inteligentes têm várias opções de ajuste que podem ser muito úteis de acordo com as necessidades especiais de cada pessoa. 

Por exemplo, a domótica permite que se aceda, em poucos cliques, a vários dispositivos e eletrodomésticos, para elevar ou baixar persianas, controlar a temperatura do ar condicionado ou do aquecimento e ainda ligar ou desligar a televisão. 

Estes gestos não só facilitam o dia-a-dia de pessoas com deficiência, como também as ajuda a ter uma maior autonomia e segurança. Tendo em conta que existem sensores que detetam quedas, e com conexão constante à Internet, estes sistemas permitem que o utilizador consiga pedir ajuda de forma simples e rápida.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *