A variedade de câmaras disponíveis hoje em dia pode acomodar todas as necessidades e qualquer orçamento, desde câmaras compactas simples e portáteis que podes levar na tua mala e levar contigo para onde quer que vás até às DSLRs profissionais, baratas, que podem produzir fotografias de alta qualidade espantosa. No entanto, quer compres uma nova câmara para entrar no campo da fotografia ou para substituir a tua antiga câmara, existem tantas alternativas disponíveis que é óbvio que te sintas confuso e frustrado. Não precisas de preocupar-te porque este artigo vai ajudar-te a selecionar a câmara certa.

O que procurar antes de comprares uma câmara?

Planeira o teu orçamento antes das compras

Pensas em comprar uma câmara DSLR para ti? Lembra-te de estabelecer um orçamento antes de visitares uma loja próxima ou de procurares por possibilidades online. Passas por uma tonelada de opções quando estás prestes a comprar qualquer outra coisa cara, por exemplo, um carro ou uma casa. Mas não queres perder o teu tempo a ver uma câmara que não podes pagar. Naturalmente, as câmaras profissionais caras podem fornecer-te uma gama mais vasta de funcionalidades e mais megapixels do que as câmaras de baixo orçamento (que nem sempre garantem melhores imagens!). Mesmo assim, elas podem gastar uma parte significativa do teu dinheiro se não tiveres cuidado. Não precisas de gastar muito dinheiro numa câmara topo de gama quando estás apenas a começar a fotografar digitalmente. Em vez disso, escolhe uma câmara digital leve, acessível e pequena que seja confortável de manusear nas tuas mãos e que tenha um bom desempenho para que a possas usar enquanto viajas.

Considera as tuas opções

As DSLRs de hoje em dia e até algumas câmaras pequenas permitem-te mudar de lente. Um corpo DSLR pode ser comprado separadamente ou com um kit de lentes. Pode ser benéfico para indivíduos que simplesmente desejam tirar boas fotografias sem mergulhar demasiado no domínio da fotografia. Infelizmente, podes precisar de algo mais avançado do que um kit de lentes se quiseres melhorar como fotógrafo e experimentar algumas abordagens. As lentes podem custar tanto ou mais do que o corpo da máquina fotográfica. Mas não entres em pânico; podes sempre tentar comprar uma lente usada (mas primeiro, certifica-te de que está em boas condições). Há algumas escolhas que também são um pouco menos caras.

Zoom vs lentes principais

Gostarias de comprar uma nova câmara e uma lente simultaneamente? Primeiro, tens de considerar as dificuldades que podes encontrar como fotógrafo e os tipos de fotografias que desejas tirar. Uma lente principal e uma lente de zoom são os dois tipos básicos de lentes. Uma lente com uma distância focal definida é conhecida como lente principal ou lente fixa. Implica que é necessário aproximares-te do teu objeto para que uma fotografia pareça maior. Da mesma forma, deves dar um passo atrás se precisares de incluir mais objetos na tua moldura. Em comparação com as lentes de zoom, as lentes principais são tipicamente menos caras e mais leves, mas podem produzir fotografias de excelente qualidade. No entanto, a distância focal fixa pode ser um problema se não tiveres muito espaço para vaguear por aí. Como já deves ter adivinhado, uma lente zoom tem uma distância focal variável. Podes aumentar ou diminuir o zoom de um sujeito usando o anel de zoom; por outras palavras, podes aumentar ou minimizar o sujeito sem moveres o teu corpo.

Para as tuas sessões: Cartões de Memória

Estás a pensar em comprar uma nova câmara digital? Numerosos elementos, tais como o número de megapixels, a qualidade da imagem e o nível de zoom, devem ser tidos em conta. No entanto, há mais um item em que deves pensar. Trata-se de um tipo específico de cartão de memória. Existem vários tipos de cartões de memória que as câmaras usam frequentemente para gravar filmagens. Considera que já tens um ou mais cartões CompactFlash, uma vez que a tua câmara precisa deles. Escolher uma nova câmara que funcione com o teu cartão de memória existente é importante se estás a pensar em fazer a atualização. Claro que deves obter a câmara se for superior e se valer a pena, apesar de precisar de um tipo diferente de cartão de memória. Embora os preços dos cartões de memória não sejam ultrajantes, também não são baratos, e não irias querer “deitar fora” o dinheiro que já tinhas gasto.

Tamanho Pequeno Não é Igual a menos qualidade

Investir numa câmara digital compacta pode ser potencialmente benéfico de várias formas. Não hesitarás em trazê-los na tua próxima viagem porque são menos percetíveis, mais fáceis de transportar e não tão pesadas. As câmaras pequenas podem frequentemente igualar ou até ultrapassar os seus concorrentes mais caros em termos de resolução megapixel, apesar de poderem não ter tantas características como as DSLRs e as câmaras profissionais de topo de gama!

As melhores câmaras da Panasonic no mercado:

Panasonic Lumix G90/95

Panasonic Lumix G90/95

As melhores câmaras da Panasonic: O que pesquisar antes de comprares uma câmara

Para os amadores e vloggers, a Panasonic Lumix G90 (G95 nos EUA) é uma fantástica câmara fotográfica e de vídeo. Excelente arranjo de manuseamento e controlo e a focagem automática é bastante rápida. O custo é o único problema. É uma boa câmara para fotógrafos, videógrafos e vloggers, e os modos 4K Photo da Panasonic são pouco apreciados e oferecem características que as outras câmaras não oferecem. A Lumix G90/G95 não é barata, mas vem com o modo V-Log da Panasonic como equipamento standard em vez de um add-on. Continua a ler para saberes mais sobre outras alternativas Panasonic Lumix uma vez que também enfrenta alguma competição formidável de outros modelos Lumix. O custo da câmara é de 899 euros..

Prós:

● Excelente manuseamento e construção;

● Visor digital com alta resolução;

● Mobilidade com ecrã táctil de gama completa.

Contras:

  • É bastante grande;
  • Um pouco cara tendo em conta a competição.

Panasonic Lumix GX9

Panasonic Lumix GX9

As melhores câmaras da Panasonic: O que pesquisar antes de comprares uma câmara

A GX9 é a escolha certa se quiseres uma câmara mais pequena e portátil do que os modelos ao estilo DSLR da Panasonic sem sacrificar tecnologia ou funcionalidade. Em vez de um design mais volumoso ao estilo DSLR, o seu corpo fino tem um visor eletrónico de alta resolução incorporado na parte de trás. O ecrã traseiro e o visor têm uma função de inclinação que os torna úteis para disparar a partir de qualquer ângulo. O novo sensor de 20.3MP do GX9, que te dá a mesma resolução que o G90/G95 e o Lumix G9, mas numa câmara consideravelmente mais pequena, compensa o seu tamanho reduzido no interior. Outras características incluem captura de 4K tanto para vídeo como para imagens de disparo rápido, assim como estabilização de 5 eixos do sensor de mudança de direção. Como resultado, o GX9 é perfeito para usar com as lentes compactas da Panasonic e para viajar. O custo da câmara é de 499 euros.

Prós:

● Viewfinder com uma inclinação e um ecrã táctil;

● Contagem alta de MFT 20.3MP;

● Estabilização integrada,

Contras:

● Menos controlável que os modelos do tipo DSLR.

Panasonic Lumix S5

Panasonic Lumix S5

As melhores câmaras da Panasonic: O que pesquisar antes de comprares uma câmara

O excelente sensor CMOS de 24MP no Lumix S1 é partilhado pelo Lumix S5, apesar do seu pequeno tamanho, mas com melhor AF. Além de oferecer até 6,5 paragens de estabilização de imagem com lentes compatíveis, também apresenta uma construção robusta e resistente às intempéries. Gama dinâmica líder na classe, gravação de vídeo de 4K, e captação RAW+JPEG de alta resolução de 96MP são apenas algumas das suas características notáveis. Na nossa crítica, não pudemos expressar o nosso apreço suficiente por ela. 

Prós:

● Desempenho vídeo ótimo;

● Slots duplos para cartões SD e uma moldura de magnésio com um ecrã de ângulo variável.

Contras:

● Não tem uma porta HDMI de tamanho normal;

● AF apenas por contraste.

Palavras finais:

Podes adquirir uma grande imagem numa pequena imagem, sem espelho, ou DSLR, por isso não stresses muito com os muitos tipos de câmaras que estarão disponíveis em 2022. Detalhes tais como sensores de câmara, lentes de zoom, estabilização de imagem, velocidade do obturador, tipo de corpo da câmara, definições de exposição, zoom ótico, características do visor, qualidade de vídeo, lentes do kit, modo de vídeo, tamanhos dos sensores, alcance do zoom, e todas as outras variáveis imagináveis podem facilmente causar a perda de foco. Lembra-te que embora cada câmara seja única, a tua experiência fotográfica é muito mais significativa do que a própria câmara. Adquire uma câmara, educa-te sobre como manuseá-la e depois pratica-a até atingires os seus limites. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *