A conversão de uma carrinha numa caravana tornou-se extremamente popular nas últimas décadas. Como resultado, quase todas as empresas apresentaram as suas minicaravanas nos últimos anos. No entanto, os campistas devem esclarecer desde o início que o autodesenvolvimento é um processo longo e exigente e exigirá muita perícia e esforço para se chegar ao fim.

 Por exemplo, supõe que não és muito hábil na carpintaria e na latoaria. Nesse caso, provavelmente vais precisar da ajuda de um amigo ou conhecido que tenha esta arte nas suas mãos, e seria melhor consultar alguns deles antes de qualquer acção. Descobre abaixo quais são as melhores carrinhas para a transformares em autocaravana e tornares-te um autêntico campista!

Primeiro, arranja um veículo bom e fiável

Um dos maiores equívocos é que uma autocaravana pode ser feita a partir de uma carrinha antiga. Tens uma carrinha velha na garagem, não sabes o que fazer com ela, e tens a ideia de a transformar em algo interessante – esse é o maior erro que podes cometer. Para este esforço, precisas da melhor e mais fiável carrinha, que, quando concluída, irá servir fielmente anos mais tarde e conseguir trazer-te para casa a partir dos destinos mais distantes. Deves ter em conta que as carrinhas também têm uma vida útil, por isso se o teu veículo for um pouco mais velho, seria melhor substituí-lo do que investir tanto tempo nele e, após alguns anos, atirar todo o esforço para a água.

 Primeiro, arranja um veículo bom e fiável

As melhores carrinhas para transformar numa caravana
Vida de carrinha 

Muito depende da escolha da carrinha e do espaço interior que vais ter e que será o fator principal no teu design. Com uma carrinha maior, terás mais espaço, mas também te limitará a entrar no centro das grandes cidades e a encontrar um lugar de estacionamento. Dependendo do número de passageiros planeados, também deves decidir o tamanho da carrinha.

Planeia um design de interiores e um orçamento

Quando tiveres um veículo de confiança, podes começar a desenhar. Coloca tudo no papel para evitares situações embaraçosas, e determina o que pretendias. Faz uma estimativa aproximada, adiciona 10% para contingências, e compara-a com o teu orçamento. O design, ou seja, fazer um rascunho, deve ser feito com precisão. De acordo com esse plano, vais fazer móveis e encaixá-los num espaço apertado. 

Isto irá requerer a repetição da medida várias vezes e a definição de todas as partes da casa. Assim que começares a fazê-lo, seria bom saber exatamente o que estás a fazer.

Quando o rascunho estiver terminado, consulta um artesão experiente que te dirá se o teu plano é realista.

Planeia um design de interiores e um orçamento
Interior da carrinha

Vale a pena remodelar uma carrinha velha, ou é melhor comprar uma caravana já feita?

Depende inteiramente de ti. Se tiveres dinheiro suficiente, podes considerar comprar uma caravana completa. Ao mesmo tempo, caso contrário, será mais rentável montar um tu mesmo.

Tem em mente que pode ser necessário alterar o registo após a remodelação. Isto porque a carrinha já não poderá ser conduzida ao mesmo registo que antes, devido à mudança de categoria.

Supõe que decides embarcar num tal esforço. Nesse caso, recomendamos os Mercedes Sprinter, Volkswagen Transporter, Ford Transit e Fiat Ducato,  os modelos mais populares a este respeito, como uma escolha para uma carrinha de redesign.

Vale a pena remodelar uma carrinha velha, ou é melhor comprar uma caravana já feita?
Van

Mercedes Sprinter

A Mercedes-Benz Sprinter é um cavalo de trabalho bem apontado com um traço de potencial G-wagen. Pode satisfazer as exigências daqueles que entregam e daqueles que procuram diversão ao ar livre, graças à sua vasta gama de configurabilidade. No entanto, o seu preço inicial é significativamente superior ao dos concorrentes de carrinhas de tamanho normal, como a Ford Transit e a Ram ProMaster. A Sprinter está disponível com três motores de quatro cilindros: dois turbos e um motor a gasolina turboalimentado, todos eles ligados a uma transmissão automática de nove velocidades. A transmissão automática da carrinha e o sistema opcional 4Matic de tração integral são comparáveis aos encontrados em veículos de passageiros Mercedes-Benz como o E-class e o S550. A Mercedes Sprinter oferece um espaço enorme na traseira e é a carrinha mais usada para a transformares numa caravana. A economia de combustível da Mercedes Sprinter é excelente, e não te vai custar muito deslocá-la nas tuas viagens. A Sprinter é um veículo versátil que oferece um espaço e mobilidade impressionantes.

Mercedes Sprinter
Mercedes Sprinter

Volkswagen Transporter

A Volkswagen Transporter é também uma excelente escolha para o transformar numa autocaravana. É um pouco mais pequeno que a Mercedes Sprinter, mas também é mais barato. Muitas pessoas escolhem esta carrinha para a transformarem numa caravana desde a sua acessibilidade e extrema facilidade de condução. A economia de combustível é excelente, pois gasta apenas 7l por 100km. Os condutores descrevem a Volkswagen Transporter como a condução de um carro. A Transporter vem com uma transmissão manual e automática e uma grande variedade de medidas de segurança! A travagem de emergência da cidade (o moniker da Volkswagen para a AEB), a assistência na faixa de rodagem, a assistência contra o vento, um alerta de cansaço do condutor e uma resposta de emergência eCall estão entre as características de segurança do Transporter. Enquanto compras, considera adicionar monitorização do ângulo morto para tornar o tráfego mais visível e fazer-te sentir mais seguro sabendo o que está no teu ângulo morto. A fiabilidade é excelente, e não te deixará na estrada nunca. Esta é simplesmente uma carrinha média soberba para acampar! 

Volkswagen Transporter
Volkswagen Transporter

Fiat Ducato

A Fiat Ducato é uma excelente escolha para pessoas que gostam de acampar e de aventuras ao ar livre. Ducato oferece um enorme espaço atrás, e como todos sabemos, mais comprimento equivale a mais liberdade, ao mesmo tempo que o personalizas como queres que pareça e como queres que seja prático. A Fiat Ducato é uma carrinha moderna na Europa, e muitas pessoas usam-na. Algumas delas decidem levá-la para o próximo nível e criar uma caravana. Ducato é um veículo de confiança com uma grande economia de combustível de apenas 6.7l por 100km. Poucas escolhas de transmissão e de power train oferecem-te uma excelente selecção para todos. Existe um Ducato para ti, quer queiras uma carrinha, chassis, cabine dupla ou camião basculante, com três opções de distância entre eixos dando-te quatro comprimentos distintos e três opções de altura de tejadilho. Assistência contra o vento, Controlo de Estabilidade do Atrelado e Assistência Activa de Estacionamento para estacionamento paralelo e perpendicular são apenas algumas das características de segurança disponíveis no Ducato. O Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go, o Lane Keep Assist e o Traffic Jam Assist, e o Autonomous Emergency Braking (AEB) que pode identificar impedimentos imprevistos como peões e ciclistas, estão entre as características de condução autónoma. Existe também uma funcionalidade que reconhece a sinalização rodoviária e monitoriza a atenção do condutor. O Fiat Ducato é uma excelente e acessível escolha para te transformares num campista!

Fiat Ducato
Fiat Ducato

Ford Transit

A Ford Transit é uma das carrinhas mais fiáveis. Além disso, é muito configurável, o que a torna perfeita para uma autocaravana. A Ford Transit é muito espaçosa, por isso podes personalizá-la como quiseres. A excelente economia de combustível é sempre uma boa escolha, uma vez que irás em aventuras com mais quilómetros, e não terás de preocupar-te em gastar assim tanto em combustível. O preço desta carrinha é médio, e ela oferece muito pelo seu preço. A Transit está disponível com alturas de tejadilho e distâncias entre eixos, permitindo-te personalizar o espaço da cabina para ir ao encontro das tuas necessidades. A carrinha Transit pode acomodar até 15 pessoas. O interior da carrinha é elegante e moderno, inspirado no Ford Explorer. O interior da Transit é silencioso à velocidade da autoestrada, isolando os passageiros do ruído da estrada.

Ford Transit
Ford Transit

Palavras finais

Neste artigo, informaste-te como transformar uma carrinha numa caravana é rentável e que carrinhas são melhores para se transformar numa caravana. Se escolheres alguma das nossas carrinhas recomendadas, não cometerás um erro. Todas estas são muito eficientes e ótimas para a transformação de caravanas de campistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.