Há muitas vezes aquele local com uma abertura irregular na maioria das casas. Este pequeno espaço pode criar muitas anomalias ao teu espaço. Por exemplo, essa pequena abertura pode ser uma passagem para insetos e roedores; ou também poderia custar-te mais energia, devido as fugas de ar e muito mais.

Se quiseres tirar o máximo partido do teu espaço, deves instalar uma fita de calafetagem nas tuas portas, janelas e outras aberturas da casa. Embora existam muitas maneiras de selar pequenas lacunas no teu espaço, recomenda-se a utilização de faixas de calafetagem. Estas faixas mais o silicone são ideais para encher aberturas estacionárias.

Além disso, uma Calafetagem é a opção ideal se quiser selar as lacunas eficazmente a partir do exterior. Por esta razão, falaremos sobre os principais tipos de faixas que deves considerar. Continuar a ler para obteres o melhor proveito da Calafetagem.

O que é que a calafetagem e como ajuda no isolamento?

Antes de vermos os diferentes tipos de faixas de calafetagens, em primeiro lugar, vamos entender o que é a calafetagem. É o processo de vedação de lacunas em janelas, portas e outras aberturas para fazer a tua casa sentir-se quente.

O objetivo de colocar estas faixas é simples e podes poupar até 15% nas faturas de energia e reduzir o ruído externo. Além disso, são bastante acessíveis e não são difíceisde instalar, por isso não há nenhuma razão que seja boa o suficiente para não se aproveitar.

Quais são os principais tipos de calafetagem para isolar a tua casa?

Ao planear a calafetagem do teu espaço, é crucial considerar diferentes tipos de faixas que existem. Afinal, existem diferentes tipos que podes usar, dependendo da aplicação. Além disso, lembra-te que as faixas são feitas de outros materiais, geralmente de borracha, vinil, EPDM, metais, e assim por diante. Cada faixa vem com os seus usos específicos, benefícios e desvantagens. Então, vamos dar uma espreitadela nos tipos comuns de faixas que deves considerar.

1. Faixas de feltro simples ou reforçado

Pinterest

As faixas de feltro simples ou reforçadas são bastante normais porque são incrivelmente acessíveis, mas duráveis e podem durar um ou dois anos. Não só, mas as também são fáceis de instalar, tornando-se a faixa mais acessível e fácil para todos.

Tipicamente, as tiras de feltro são feitas de algodão, lã, poliéster e têm tiras metálicas para reforço. Colas, tachas ou agrafos podem ser usados ao aplicar estas faixas. Esta faixa é a opção perfeita para portas e janelas.

2.  Faixas metálica

Pinterest

Outro tipo bastante comum de faixas de calafetagem que vale a pena considerar são as faixas de metal. Esta opção é para quem procura algo que pode durar décadas. Recomenda-se instalar uma faixa de metal em áreas com o clima mais intenso, incluindo temperaturas de congelação severas e ventos fortes.

A tira metálica vem em vários tipos de metais, incluindo aço, alumínio e zinco, para mencionar alguns. Embora as tiras metálicas sejam ótimas, tem em conta que são muito caras e um pouco difíceis de instalar. No entanto, esta opção de vedação irá certamente pagar o preço.

3.  Tiras em V

Tiras em V
Pinterest

As tiras em V, também conhecidas como tiras de tensão, são ventinas plásticas que muitas vezes são autoadesivas. A viagem de meteorologia em faixa-V é ideal para áreas poeirentas ou para aqueles que vivem num lugar com condições climáticas adversas.

Podes instalar a faixa de tira em V nas laterais e em cima das tuas janelas e portas. Além disso, o processo de instalação é relativamente fácil e rápido, uma vez que podes cortar facilmente o comprimento que necessitas com uma tesoura. E como elas são autoadesivos, não precisas de mais nada para as reparar.

4.    Varreduras de porta

Varreduras de porta
Pinterest

Outra faixa predominante que vais encontrar na maioria das casas é a varredura da porta. As varreduras das portas são geralmente de aço inoxidável, plástico ou alumínio. São amplamente utilizados nas lojas porque fazem o seu trabalho quando se trata de preencher esse espaço extra entre o fundo da porta e o limiar.

O processo de instalação da varredura da porta é relativamente fácil. Tudo o que precisas essencialmente é de fita, tesoura e um lápis. Outra vantagem de instalar uma varredura de porta é que te poupas o incómodo da varredura que arrasta o teu tapete.

5. Fita de espuma de EPDM

Fita de espuma de EPDM
Pinterest

A fita de espuma, especialmente uma da EPDM (etileno propileno dienemonomer), é outro tipo comum de calafetagem que vale a pena considerar. EPDM é um material de longa duração frequentemente usado em um telhado, mas também pode ser usado como uma faixa de calafetagem para portas e janelas.

Podes contar com ela para te dar um meio de isolamento de calor e som perfeito. Tem em conta que as fitas de espuma vêm em todas as espessuras e larguras, tornando-as as tiras perfeitas para espaços e fissuras irregulares.

6.  Faixa de borracha e vinil

Faixa de borracha e vinil
Pinterest

Por último, mas não menos importante nesta lista estão as faixas de borracha e vinil que vem com uma tira de metal ou madeira. As tiras de borracha tubular e de vinil são bastante comuns. No entanto, a sua gama de preços é relativamente mais elevada do que outras faixas de calafetagem. Não só, mas também é bastante desafiante instalá-las. Mas o que há de bom neste tipo de faixas é que são duradouras. O seu tempo de vida pode ir até cinco anos.

Conclusão

Para resumir, as faixas são uma grande melhoria nas casas de inverno ou de verão. Portanto, é uma tarefa relativamente fácil se pretendes calafetar o teu espaço, seja uma reparação, substituição ou uma nova instalação. Clica aqui para obteres os melhores materiais de calafetagem com preços incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.