As termas de Portugal são uma excelente opção para descansar, recuperar e revitaliza, com muitos benefícios para a saúde. Estes são os principais.

Porquê escolher as termas de Portugal?

A água termal circula a grandes profundidades e possui uma composição química totalmente natural. Através da interação desta água com as rochas, obtêm-se as propriedades terapêuticas e dermatológicas, como a limpeza e hidratação da pele, amenização de olheiras e cicatrização, redução de irritações e dermatites, tratamento de doenças inflamatórias, osteoporose e reumatismo. Estes são os principais benefícios para a saúde.

Melhora a circulação sanguínea

Ocorre uma pressão física no corpo ao mergulhar nestas águas, o que permite que os batimentos cardíacos do coração aumentem, sendo esta uma forma de exercitar os vasos sanguíneos e fazer com que o coração trabalhe mais rápido e mais forte.

Reduz a pressão arterial

Com a frequência cardíaca a aumentar, a pressão arterial vai diminuir. Contudo, se tiveres problemas cardíacos, as termas requerem aconselhamento com o teu médico.

Alívio de dores musculares

As águas termais têm um papel importante no relaxamento dos músculos mais tensos, promovendo o alívio da dor nas articulações.

Alívio de dores de cabeça

As águas das termas promovem o alívio da pressão dos vasos sanguíneos e, como consequência, das dores de cabeça.

Limpeza e cuidado da pele

Com uma visita às termas de Portugal, os poros da pele abrem, permitindo a limpeza das toxinas acumuladas, resultando numa pele mais limpa e agradável, com efeito rejuvenescedor. Para além disso, as águas termais fazem uma hidratação profunda da pele, por serem ricas em nutrientes.

Relaxa e aumenta a qualidade do sono

Os músculos relaxam, o corpo descontrai e o stress sai por cada poro. Com a tranquilidade que podes conseguir das termas de Portugal, a qualidade do sono também será melhorada.

9 piscinas naturais em Portugal para celebrar os dias quentes

Tipos de termas

As termas variam de acordo com a sua composição mineral e, partindo dessa premissa, podes decidir por quais optar. Estes são os principais:

  • Bicarbonatadas: Baixa mineralização, alcalinas e frias, indicadas para problemas de digestão.
  • Sulfurosas: Ricas em enxofre, indicadas para problemas articulares, anemias, dermatoses e inflamações. Contraindicadas para alguns casos de hipertensão.
  • Sulfatadas: Ricas em sódio, indicadas para problemas gástricos, dermatológicos, intestinais e eliminação do ácido úrico.
  • Cloretadas: Ricas em cloro e de baixa mineralização, indicadas para problemas dermatológicos e inflamatórios, para tonificar e estimular o organismo.
  • Ferruginosas: Ricas em ferro, indicadas para anemia, casos de reumatismo, problemas hepáticos, biliares e dermatológicos.

As melhores termas de Portugal

Portugal oferece uma boa rede de águas termais, já conhecidas desde o tempo dos romanos, que pelas nossas terras construíram os seus balneários. Com nascentes termais de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas, as termas variam consoantes as características geológicas onde estão inseridas. Não te esqueças do fato de banho!

#1 Termas da Curia Spa Resort, Curia

Fonte: termasdacuria.com

Inserido no complexo turístico que engloba o Parque da Curia, o Hotel das Termas – Curia, Termas, Spa e Campo de Golf, recebe quem o visita durante todo o ano. Para além dos benefícios para a saúde, podes também aproveitar as características únicas das suas águas termais em programas de SPA desenhados para reduzir o stress, promover o emagrecimento ou o repouso.

As Termas da Curia, têm a origem do seu nome na expressão Aqua Curiva (água que cura), e são indicadas para melhoria de doenças metabólicas, infeção dos rins, reumatismo e doenças dos músculos e dos ossos. Estas águas termais, são assim utilizadas para ingestão e numa série de técnicas terapêuticas, como hidrobalneoterapia, eletroterapia e massagens.

#2 Vidago Palace Hotel, Vidago

São 100 hectares de cedros, pinhos e azevinhos a envolver o Vidago Palace Hotel, num espaço projetado por Siza Vieira. Aqui encontras 20 salas para tratamento, relaxamento, bem-estar e beleza. Tens piscina interior, exterior, banho turco, sauna, fonte de gelo, duche de sensações e ainda um ginásio.

As Termas de Vidago são indicadas para doenças reumáticas, músculo-esqueléticas, respiratórias, dermatológicas, digestivas e do sistema nervoso. Entre as técnicas termais estão a ingestão, os duches, a hidromassagem e os banhos de imersão.

#3 Termas de Luso

Fonte: termasdeluso.pt

Fazem parte da Serra do Buçaco e remontam ao século XIX. Passaram por uma extensa requalificação e agora oferecem uma experiência única, com vista à recuperação do equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Quem passa pelas Termas do Luso e a procura para fins medicinais, vai normalmente à procura de solução para problemas do sistema urinário, hipertensão, doenças respiratórias ou dificuldades motoras. Contudo, há também uma série de outras atividades que fazem deste local uma das melhores termas de Portugal para toda a família.

#4 Termas de Monção

As Termas de Monção estão localizadas no Parque das Caldas, com vista para o rio Minho e para Espanha. Oferecem banhos de águas quentes e sulfurosas, num espaço desenhado para melhorar o bem-estar físico e psicológico, no envolvente verde da serra.

As Termas de Monção são indicadas para doenças respiratórias, osteoarticulares, dermatológicas, musculares, imunitárias e neurológicas. Os tratamentos incluem hidroterapia, diversas técnicas e massagens.

Destinos de férias baratos para visitar em Portugal

#5 Parque das Termas, Gerês

Fonte: aguasdogeres.pt

Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, estas termas estão rodeadas por lagos e montanhas de uma beleza incomparável. O ambiente é único e convida a verdadeiros momentos e dias de descanso e relaxamento.

Como se de um elixir para recuperar forças se tratasse, a água das termas, graças às suas características únicas, produz efeitos sobre o bem-estar geral ao ser ingerida.

As termas do Gerês são indicadas para o tratamento de doenças de fígado, vesícula biliar, obesidade, diabetes, hipertensãoarterial, reumatismos crónicos e metabolismo. O local oferece programas de tratamento específicos que incluem banho turco, duche de jato e de Vichy, nebulização, eletroterapia e fisioterapia.

#6 Termas do Cró, Serra da Estrela

As Termas do Cró podem ser aproveitadas entre abril e novembro, sendo possível relaxar na piscina interior hidrodinâmica de água aquecida e nas banheiras de hidromassagem, ou adquirir tratamentos estéticos, de saúde e de bem-estar.

Aqui encontras diversas técnicas terapêuticas, como imersão, duche, vapor e ORL, além de sessões de fisioterapia. As águas das Termas do Cró são ideais para reabilitação e prevenção de problemas músculo-esqueléticos, reumáticos, respiratórios e dermatológicos.

#7 Termas do Vimeiro, Torres Vedras

Fonte: termascentro.pt

A história das Termas do Vimeiro remonta ao século XIX. As suas águas brotam quentes de uma rocha e têm diversas propriedades terapêuticas. As Termas do Vimeiro oferecem tratamentos clássicos, como balneoterapia, ventiloterapia e fisioterapia, e são indicadas para doenças dermatológicas, digestivas, circulatórias e respiratórias.

#8 Termas de Monte Real

Estas termas inserem-se no Resort Termal de Monte Real, composto pelo Hotel, pelas Termas e pelo SPA. O balneário termal foi totalmente reconstruído e é hoje um dos mais modernos e maiores do país. Fora das termas, podes aproveitar a beleza natural da mata e dos jardins.

As Termas de Monte Real são indicadas para problemas dermatológicos, digestivos, respiratórios e músculo-esqueléticos. Aqui encontras disponível um corpo clínico e tratamentos de no mínimo uma semana, que incluem ingestão de água termal, hidromassagem, duches, piscina termal, entre outros, para além de tratamentos especiais para grávidas e casais.

#9 Termas de Monchique

As Termas de Monchique estão inseridas no Parque Natural da Serra de Monchique e contam com um hotel instalado em edifícios que datam do século XIX, um restaurante e um Wine e Tapas bar. Aqui encontras tratamentos de relaxamento e bem-estar diferenciados, num SPA de grande dimensão.

As águas alcalinas do Spa Termal são indicadas para afeções músculo-esqueléticas, digestivas e respiratórias. As técnicas termais incluem aerobanho, aplicação de lamas, duches, hidromassagem, técnicas de ORL, hidroterapia e fisioterapia. A época termal é de março a novembro.

Agora que conheces algumas das melhores termas de Portugal e os seus benefícios, escolhe o destino e “fica de molho” por uns dias. Relaxa, recarrega as baterias e volta com mais força, vitalidade e saúde!

Se gostavas de visitar um destes destinos mas agora não é o momento, podes sempre contratar um massagista no OLX. Tens dezenas de profissionais qualificados à tua espera.


Próximas leituras:

Vais viajar? Vê como fazer a mala de viagem
Reunimos as dicas essenciais sobre como fazer a mala de viagem, seja …
5 malas de viagem por menos de 50€
Fazer a mala é o primeiro passo da aventura. E comprar uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *