Queremos provar-te que ter um robot para ajudar nas tarefas domésticas não é ficção científica: é real e até bem prático! Este aparelho inteligente aspira a casa sempre que quiseres, mesmo quando estás fora dela, permitindo-te ter o teu espaço sempre limpo e evitando que as limpezas maiores sejam tão morosas.

Por isso, explicamos-te quais as vantagens de ter um aspirador robot, que aspetos deves ter em conta ao comprar um e quais são os modelos mais procurados.

Porque devo comprar um aspirador robot?

  • São autónomos: Os aspiradores robot atuam sozinhos e não precisam do nosso acompanhamento. Possuem sensores que lhes permitem detetar obstáculos evitando choques com móveis ou cair das escadas. Estes aparelhos conseguem perceber para onde devem ir, permitindo a conservação dos móveis ou outros elementos que estejam no caminho.
  • Podem ser controlados à distância: Os aspiradores robots normalmente vêm acompanhados por aplicações onde é possível programar as limpezas!  Basta selecionares os dias e o horário a que queres que o aparelho aspire e não precisas de te preocupar mais. Esta funcionalidade evita teres de te deslocar ao aspirador para o iniciares e é uma mais valia para quem necessita de o programar à distância.
  • São inteligentes: Os aspiradores robots conseguem otimizar a sua performance constantemente. Os modelos mais avançados possuem sistemas de mapeamento que reúnem dados sobre o local onde o aspirador se encontra, e criam rotas de limpeza mais eficazes.  Assim, quando o aspirador deteta um lugar da casa onde há maior sujidade, memoriza a sua localização e regressa a esse ponto para reforçar a sua limpeza. Em algumas marcas, esta funcionalidade permite ainda desenhar a planta da casa para a apresentar na aplicação.
  • São pequenos e guardam-se em qualquer lado: Um aspirador robot é muito mais pequeno do que um aspirador “normal”. Além disso, apresenta um design elegante e discreto, que lhe permite ser parte da decoração da casa.

Encontra o teu aspirador robot no OLX!

Como escolher o aspirador robot?

Com a oferta atual de marcas e modelos, torna-se cada vez mais difícil escolher um aspirador robot. Mas nós descomplicamos. Para encontrares o modelo ideal para ti apenas precisas de ter em conta os seguintes aspetos:

Aspiradores robot a limpar o tapete
  • Preço: Deves começar por definir um limite ou o valor aproximado daquilo que pretendes investir no aspirador. Existem soluções para todos os orçamentos. Geralmente, os mais económicos rondam os 200 euros, e os modelos de topo podem chegar aos 1000 euros.
  • Área a limpar: Para a limpeza de áreas grandes deves procurar um aspirador robot com grande autonomia – pelo menos 100 minutos. No entanto, deves sempre observar a autonomia juntamente com a eficácia do sistema de navegação. Porque, por vezes, os modelos mais económicos apresentam maior autonomia, mas esta deve-se ao facto de demorarem mais tempo a completar os ciclos de limpeza, fruto do sistema de navegação aleatório. As soluções mais caras podem apresentar uma menor autonomia, mas são mais rápidas a completar as tarefas, logo mais eficientes quando se trata de uma área maior.
  • Animais de estimação: Se tens patudos dentro de casa deves garantir que o teu aspirador robot tem escovas de silicone, que são menos propensas a emaranhados, e um filtro HEPA lavável, que aumenta o seu tempo de vida útil. O Roomba E5, Roomba 960, Roomba i7 e Roomba S9 cumprem estes requisitos.
  • Tapetes: Se tens uma casa com muitos tapetes e carpetes, deves adquirir um modelo que reconheça os diferentes tipos de chão, e que tenha alguma capacidade para vencer pequenos desníveis. Assim, o aspirador conseguirá ativar o modo de máxima potência de sucção quando detetar um tapete.
  • Controlo à distância: Os modelos mais recentes já trazem uma aplicação para dispositivos móveis que permite monitorizar o aparelho e agendar as limpezas. Em algumas aplicações é ainda possível visualizar o percurso em tempo real, ou criar zonas onde o aspirador vai concentrar os esforços.

Aspiradores robots mais populares

Se és um iniciado no mundo de aspiradores-robot, aqui ficam as marcas mais populares, disponíveis no OLX

  • Aspiradores Roomba: A iRobot é uma empresa com mais de 25 anos de experiência na área da robótica e a dos melhores modelos de aspiradores robots no mercado, os Roomba. Todos os aspiradores Romba têm sistema de limpeza em 3 etapas, sensores de navegação, sistemas de deteção de sujidade, ligação wi-fi e controlo via app, compatibilidade com o Google Assistant e a Alexa, e regresso automático à estação de carregamento. Os modelos mais recentes são o Roomba 675, Roomba 691, Roomba E5, Roomba 960, Roomba i7+ e Roomba S9. O último é um dos aspiradores mais potentes do mercado, com 10 vezes mais poder de sucção que os modelos básicos (Roomba 675 e Roomba 691), 120 minutos de autonomia e uma base de limpeza automática.
  • Aspiradores Roborock: A Roborock pertence à famosa empresa chinesa Xiaomi e apresenta os aspiradores robots com a melhor relação qualidade-preço do mercado. Todos os aspiradores Roborock têm uma escova de limpeza, híbrida e autoajustável, uma escova lateral para cantos, sensores de navegação, ligação wi-fi e controlo via app, compatibilidade com o Google Assistant e a Alexa, regresso automático à estação de carregamento e filtro HEPA. O Roborock S5 Max é o aspirador mais poderoso de toda a marca, com 150 minutos de autonomia, sistema de mapeamento por laser e mopa para também lavar o chão. Os Xiaowa são os modelos mais económicos.
  • Aspiradores Deebot: A Ecovacs é a empresa responsável pelo fabrico dos aspiradores inteligentes mais económicos e, possivelmente, os mais procurados no mercado: os Deebot! Estes aspiradores possuem sensores de deteção de obstáculos, filtro HEPA, ligação wi-fi e controlo via app, compatibilidade com o Google Assistant e a Alexa, e regresso automático à estação de carregamento. O topo de gama da marca é o Ozmo 950 que tem um sistema de navegação por laser, 120 minutos de autonomia e modo ‘mopa’ que permite lavar o piso. 

Agora que sabes a teoria toda sobre aspiradores-robot, está na altura de experimentares por ti. Acede aos anúncios do OLX e explora um mundo novo.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *