O Domingo de Páscoa, no dia 4 de abril, pode ser passado de forma simples, divertida e segura, apesar do coronavírus. Cumprindo as regras e restrições, é possível manter os mais pequenos entretidos e os mais velhos no espírito, com algumas atividades para fazer na Páscoa.

Algumas puxam pelo físico, outras pelo intelecto e ainda há algumas a pensar na criatividade. Toda a família pode participar. E vais ver que chegam à hora do almoço de Páscoa com um apetite redobrado.

10 atividades para fazer na Páscoa que vão tornar este dia especial

1# Corrida de ovos de Páscoa

Esta é outra das atividades para fazer na Páscoa que cumpre todas as medidas de segurança. Dentro ou fora de casa, cria uma pista para poderem fazer uma pequena corrida que combina velocidade e acrobacia. Quem consegue transportar um ovo de Páscoa até à linha da meta?

O primeiro a chegar vence o prémio, seja ele qual for, e o último esfrega o chão. Tudo que precisas são ovos (cozidos, para evitar demasiada sujidade) e colheres para cada participante.

2# Guerra de balões de Páscoa

Separa as pessoas e distribui balões de água. O jogo é simples, cada um fica com alguns balões e vão passando uns aos outros. Quem deixar cair ou rebentar um balão, perde um ponto e ganha uma refrescadela. Para jogar cá fora, claro, e de preferência com muito sol e energia.

3# Caça aos ovos

Se procuras atividades para fazer na Páscoa mais tradicionais, nada como o maior clássico de todos: a caça aos ovos. Em tempos de pandemia, este jogo deve ser repensado para garantir todas as condições de segurança.

Primeiro, antes dos convidados chegarem, decora os ovos ao teu gosto. Depois, esconde-os pela casa. Quando chegar o momento certo, revela a surpresa: há vários ovos escondidos pela casa e um prémio à espera de quem encontrar o maior número deles.

4# Pintar ovos de Páscoa

Para quem quer dar asas à criatividade, existem várias atividades para fazer com crianças na Páscoa. Uma das mais divertidas é a pintura de ovos.

Funciona assim: primeiro, antes do dia, compra os materiais de pintura. No dia, coze os ovos e distribui tintas e pinceis pelos participantes. Que pequenas obras de arte surgirão? Tentem incluir mensagens engraçadas nos ovos. Não te esqueças de fotografar tudo para mais tarde recordar.

5# Sessão de cinema

Depois do almoço, as atividades para fazer na Páscoa devem ajudar a relaxar. Prepara o teu home cinema, põe o milho a saltar no tacho, escolhe um bom filme e junta a família para assistir a um filme divertido.

Uns dias antes, prepara uma lista de filmes para ver e façam as vossas críticas, como se dos Óscares se tratasse.

6# Jenga de Páscoa

Aqui fica uma sugestão para todas as idades. Para começar, precisas de um jogo de Jenga, aquele em que tens de ir tirando peças de uma torre sem que tudo desmorone. Quanto maior melhor.

Antes de começarem, podem pintar os blocos com as cores da Páscoa. Agora, podem começar a jogar. Peça por peça, vão tirando os blocos a ver até onde conseguem ir sem destruir a torre.

Dica de profissional: também podem jogar ao contrário. Começar com as peças no chão e ir construindo a torre para ver até onde chegam.

7# Sessão de fotografias

Se prepararam a vossa casa com decoração de Páscoa, então aproveitem para registar esse momento. Podem preparar um cenário numa parte específica da vossa casa ou simplesmente ir tirando ao longo do dia. No final, o que importa é que mais tarde possam recordar por fotos e pequenos vídeos desta Páscoa diferente.

8# Puzzle mistério

Esta é uma daquelas atividades para fazer na Páscoa que vai deixar toda a família intrigada. Exige alguma preparação mas nada de especial. Escolhe uma fotografia vossa, imprime com boa qualidade e num tamanho de folha A3. Cola a fotografia numa cartolina ou, se quiseres avançar este passo, imprime a fotografia num papel já mais grosso.

Na parte de trás, desenha as peças de um puzzle. Para te ajudar a desenhar o puzzle perfeito, procura na internet o formato que pretendes fazer, tendo em atenção o número de peças que queres que tenha.

Depois de desenhado, recorta cada peça do puzzle. Vira ao contrário e verifica se todas as peças se encaixam. Podes até numerá-las, se quiseres. Junta todas as peças numa caixinha, embrulha e está pronto.

No dia de Páscoa, depois do almoço por exemplo, anuncia a surpresa. Agora, em conjunto, tentem reconstituir a fotografia.

9# Joga em família

Tabuleiro do Monopólio

Se não és fã dos teus próprios jogos, diverte-te com as nossas sugestões de jogos de tabuleiro. No OLX encontras excelentes opções: Bingo, Risco, Catan ou Monopólio. Ou faz um torneio de xadrez ou damas. E se quem não se pode juntar a ti também tiver o jogo, podem jogar através de videoconferência. A uma distância segura, claro.

10 jogos de tabuleiro para jogar em família

10# Bowling de ovos

Se tiveres uma superfície lisa e plana na tua casa, jardim ou varanda, podes tentar criar uma nova tradição: bowling, mas com ovos. O jogo é simples, fazer rolar os ovos para derrubar garrafas de água vazias. Ou, em alternativa, podes transformar este jogo em petanca. Quem consegue atirar os ovos para mais perto de um alvo?

Apesar das restrições da pandemia, é possível passar um dia divertido com estas atividades para fazer na Páscoa. Não te esqueças, a segurança vem em primeiro lugar. Tudo o que precisas está à distância de alguns cliques, no OLX.


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *