Já te perguntaste se podias entrar no carro e ir? Para onde irias? 

Embora as escapadas espontâneas pareçam excitantes, podem ser frustrantes mesmo assim. Muitas vezes, acabamos por desistir por causa do quão impossível parece.

E se dissermos que levantar e ir embora não é impossível? Como? 

É simples. Temos uma palavra para ti: Autocaravana.

Está na hora de finalmente sentires o gosto da liberdade que tens ansiado. Leva a autocaravana para onde quiseres sem te preocupares com reservas de hotéis ou casas de banho desagradáveis.

Continue a ler o guia para escolher uma autocaravana e onde comprar uma.

Benefícios de viajar em numa autocaravana

Antes de entrarmos nos detalhes e tecnicidades, vamos primeiro listar os benefícios de ter uma autocaravana. São mais pequenos que os RVs normais e são mais flexíveis do que hotéis ou pensões.

Ao contrário de um reboque ou caravana, uma autocaravana não parece diferente de qualquer outro veículo. Isto permite estacionar em qualquer lugar sem precisar de permissão especial. Podes estacionar num aeroporto ou estacionamentos de terminal de autocarro para manter a segurança.

Eis porque é que as autocaravanas são a derradeira viagem imperdível:

  1. Viajar apenas com o que precisas. Como o espaço é uma mercadoria neles, as autocaravanas obrigam-no a viajar apenas com as necessidades.
  2. Estar fora da rede pode ser difícil: estar completamente livre de responsabilidades em lugares que servem como lembranças constantes da vida em casa. Numa autocaravana, podes sentir-te livre como um pássaro. Não há toque de recolher.
  3. Para e cheira as rosas – Ao contrário de um hotel, a vida de van leva a desfrutar de cada destino ao máximo. Não se preocupe em sair ou ficar caro.
  4. Eficiente – Para além do investimento inicial, poupas dinheiro a longo prazo. Supõe que consideras o dinheiro que estás a economizar na viagem, alojamento e até comida. Nesse caso, é muito menos do que terias gasto de outra forma.

Tipos de Autocaravanas

Há muitas autocaravanas disponíveis no mercado. A questão aqui é, qual é a escolha certa para ti?

1. Nomad – Veículo Compacto

Nomad - Veículo Compacto
https://www.bunkcampers.com/wp-content/uploads/2021/02/nomad-for-web.jpg

Normalmente, a vida da carrinha é um estilo de vida sozinho. Ainda assim, se planeias viajar com a família, o Nomad VW Campervan é uma ótima opção para ti. 

É um veículo compacto com um telhado pop-up. É favorável ao orçamento e tem espaço para 2 camas de casal, uma cozinha, espaço de armazenamento, e também podem caber bancos. Pode percorrer 100 km em 7 litros de combustível para obter o máximo de rendimento pelo seu dinheiro. 

2. Aero – Espaçoso

Aero - Espaçoso
https://www.bunkcampers.com/wp-content/uploads/2012/10/4-Aero-150×150.jpg

O Aero é uma opção mais luxuosa para o seu estilo de vida de acampamento. Esta van está equipada com um espaçoso espaço de estar, uma boa cozinha, e um chuveiro com uma sanita. 

Não é tudo, também serve para uma cama de casal. Funciona a gasóleo, o que ajuda a cobrir mais quilómetros por menos dinheiro. O Aero Campervan tem bastante qualidade.

3. Vista – Moderna and Luxuosa

Vista - Moderna and Luxuosa
https://www.bunkcampers.com/wp-content/uploads/2015/12/Vista-Exterior-1-e1586339008923.jpg

Esta autocaravana destina-se a grupos maiores. O Vista pode acomodar uma cama de casal juntamente com 2 beliches individuais embutidos.

Tem uma cozinha completa e casa de banho, perfeita para escapadas familiares.

O Vista também tem uma opção maior chamada Vista Plus, com uma área mais moderna mas espaçosa e instalações luxuosas. Isto permite-lhe viajar com mais pessoas e bagagens.

4. Grande – Ideal Para Férias

Grande - Ideal Para Férias
https://www.bunkcampers.com/wp-content/uploads/2021/02/Grande-1-1-150×150.jpg

O Grande é um veículo confortável. É perfeito para viagens de luxo com a família e é um veículo prático perfeito para as férias. Tem uma cozinha, uma sala de estar, um chuveiro separado, espaço de wc, e espaço generoso para camas.

É perfeito para longas viagens e passeios pelo país. É a melhor opção para viagens confortáveis com um grupo de pessoas.

5. Autocaravana personalizada – A casa perfeita

Autocaravana personalizada - A casa perfeita
https://www.pinterest.com/pin/294915475604586932/

Uma carrinha personalizada é uma carrinha que se constrói ou de acordo com a tua necessidade. Este tipo é mais adequado para pessoas que planeiam viver dentro da carrinha em vez de usá-la exclusivamente para viajar.

Comprar velho ou novo?

Determinar os objetivos para a carrinha é o primeiro passo que precisas de dar. Pensar ou até mesmo anotar os seus planos é uma ótima maneira de resolver os teus próprios pensamentos. Se estás a comprar uma van apenas para viajar e não planeias viver nela, comprar uma carrinha remodelada ou usada não é mau.

É essencial procurar vendedores de confiança ou plataformas como o OLX para evitar problemas mais tarde. Lugares como o Marketplace do Facebook e Craigslist podem ser boas opções. Ainda assim, pode ter de inspecionar a carrinha cuidadosamente antes de baixar o seu dinheiro.

Se for atrás de uma carrinha mais velha e usada, certifique-se de dar-lhe um test drive e dar uma olhada profissional antes de comprá-la. Procure ferrugem e quilometragem. Quanto mais velha for a carrinha, mais manutenção será necessária.

Aqui está uma compilação de coisas a ter em conta ao comprar uma carrinha velha:

  1. Ferrugem no corpo e dentro da carrinha
  2. Travões e fluidos de travões
  3. Percevejos – não só nos beliches, mas também nos sofás e em qualquer outro banco
  4. Quilometragem e eficiência do combustível
  5. Armazenamento de água e eliminação de resíduos

Certifique-se de que o veículo está limpo e foi reparado antes de o comprar. É sempre essencial ter a certeza de que está a comprar um essencial e não um problema – ou seja, a carrinha deve servir-lhe em vez de ter sempre de manter a carrinha.

Em resumo

Por último, não se esqueça de deixar todas as suas preocupações para trás assim que começar a sua experiência de viagem de autocaravana.

Agora que sabes que tipo de carrinhas estão disponíveis, certifica-te de escolher uma certa para ti. Seja novo ou usado, tenta decidir com base nas tuas necessidades. Diverte-te em digressão pelo mundo na tua nova melhor amiga- a autocaravana.

Certifica-te de te abastecer de comida, desligar o telefone e desfrutar da beleza que a natureza tem para oferecer. 

Feliz acampamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *