É dia da semana e a hora do almoço aproxima-se. A fome aperta e não te apetece cozinhar. O que fazer? Preparar algo rápido, encomendar, sair rapidamente se a pandemia deixar? A angústia aumenta quando te lembras que tudo se vai repetir ao jantar. Se este cenário te é familiar, sê bem-vindo ao maravilhoso mundo do batch cooking.

O que é o batch cooking?

Batch cooking é o termo em inglês para a preparação de várias refeições em simultâneo, ou em lote. Refere-se ao ato de cozinhar porções maiores que são depois combinados para criar refeições versáteis ao longo da semana.

É possível que o batch cooking te leve entre uma e duas horas ao fim de semana, mas durante a semana recuperas o tempo. Em vez de teres de parar todos os dias ao almoço e jantar para cozinhar, com esta técnica já deixas boa parte do trabalho adiantado. Com o batch cooking preparas uma refeição nutritiva em apenas alguns minutos.

Por esta altura talvez estejas a pensar que não te apetece comer refeições aquecidas toda a semana. Ninguém quer e o batch cooking não é isso. Trata-se apenas de adiantar algumas das tarefas que te consomem mais tempo ao preparar uma refeição e que podes pré-preparar. Como, por exemplo, a lavagem e corte dos vegetais, cozinhar acompanhamentos como arroz, quinoa, lentilhas ou feijão ou preparar molhos.

Na altura de consumir, os pratos sabem tão bem e parecem tão frescos como se tivessem sido preparados no momento. Mas as vantagens do batch cooking não ficam por aqui.

11 dicas para teres uma cozinha sustentável

As vantagens do batch cooking

Se tens curiosidade em relação ao batch cooking, descobre porque deves mesmo experimentar.

Poupa tempo

Já pensaste no tempo que passas a cozinhar? Se somares 30 minutos ao almoço e outro tanto ao jantar, em 5 dias da semana terias um total de 5 horas. Com o batch cooking o tempo de cozinha é bem inferior, cerca de 2 horas ao fim-de-semana.

Por outro lado, o batch cooking poupa-te tempo quando tens menos disponibilidade ou vontade para cozinhar, naqueles dias de trabalho em que não há tempo para nada.

Diminui o desperdício alimentar

Os portugueses atiram comida para o lixo todos os dias. É um desperdício que poderia ser facilmente evitável com o batch cooking. Como a comida está devidamente acondicionada e guardada, pode ser descongelada apenas na proporção certa e consumida à medida que vai sendo necessária. O planeta e a carteira agradecem.

Reduz o desperdício alimentar em 7 passos

Poupa dinheiro

Só o pensamento de que tens de cozinhar é suficiente para encomendares comida? Então o batch cooking pode ajudar a poupar na conta em restaurantes. Como a comida já está pronta há menor tendência a encomendar fora.

Come saudável toda a semana

É difícil manter uma dieta saudável todas as refeições. Principalmente quando não há muito tempo para pensar no que preparar e a fome aperta. Nesta situação a tentação de uma refeição rápida apenas para alimentar e “compensar depois” é grande.

Com o batch cooking, preparado por ti com calma e tempo, sabes exatamente o que estás a comer. O teu organismo agradece e vais notar a diferença nos níveis de energia e concentração ao longo do dia.

Deixa de te preocupar com o que é o almoço

Estás sempre sem ideias para o que cozinhar? Com o batch cooking podes fazer um menu semanal apenas uma vez, em vez de teres de fazer 10 isoladamente ao longo da semana.

Pode parecer que dá o mesmo trabalho, mas na verdade é bem mais simples fazer o planeamento apenas uma vez. Requer apenas alguma organização e disciplina e, para te ajudar com isso, deixamos-te aqui um passo-a-passo.

Batch cooking em 4 passos

Descobre como começar com o batch cooking em 4 passos simples.

1# Planeia

O primeiro passo, que deve ser feito ao longo da semana, é fazer o planeamento das refeições. Segue estas dicas:

  • Vai apontando ideias ao longo da semana. Cria uma lista para ir tomando notas de ideias e guardando receitas ao longo da semana. Assim, na altura de fazer o plano já tens uma boa parte adiantada.
  • Cria uma lista com as tuas receitas favoritas.
  • Guarda os planos das semanas anteriores. Assim, se ficares sem ideias, podes recuperar as que mais gostaste.
  • Identifica ingredientes básicos podem ser cozidos e congelados. Por exemplo, podes cozinhar um pouco de grão-de-bico para um guisado e um pouco mais para congelar e usar num húmus ou numa salada posteriormente.

Nas primeiras vezes, planear tantas refeições pode ser uma tarefa algo complexa, que vai levar a várias trocas até acertares. Mas o resultado final vale a pena: um plano de refeições completo e saudável para toda a semana. Mesmo que fiques só por aqui, já valeu a pena. Se tens fome de mais, continua para o passo seguinte.

2# Prepara

Antes de começar a cozinhar, deves ter a certeza de que tens tudo o que precisas. Segue estas dicas:

  • Faz uma lista de compras com base no plano de alimentação e compra todos os ingredientes.
  • Verifica se tens os recipientes e caixas de que vais precisar para guardar e conservar os alimentos.

Se precisares de mais recipientes, encontras dezenas de opções no OLX

Garante que tens espaço suficiente no frigorífico e congelador para o que estás a pensar cozinhar. Sabias que no OLX também encontras arcas, frigoríficos e congeladores de grandes dimensões?

3# Cozinha

Chegou o momento de experimentar o batch cooking! Se esta for a primeira vez, reserva pelo menos 2 horas para fazeres as coisas com calma.

Antes de começar, cria o ambiente certo. Deixa entrar a música e coloca de parte as outras preocupações e tarefas. Veste a tua roupa de cozinhar, o chapéu de chef e o avental favorito. Arregaça as mangas e estás pronto para começar. Mas estarás mesmo?

Um último segredo antes de começar: pensa nas tarefas que podem ser executadas em paralelo. Por exemplo, os legumes têm tempos de cozedura longos, por isso podem ficar a cozer enquanto preparas outros ingredientes que precisem de trabalho manual.

Planeia a sequência certa antes de começares para ser produtivo, mas se não conseguires à primeira não te preocupes. Na próxima serás mais eficiente.

4# Guarda

Está na hora de guardar tudo de forma organizada para consumir durante a semana. Segue estas dicas:

  • Antes de congelar, pensa em como vais descongelar: em pequenas doses ou grandes quantidades? Congelar alimentos em porções individuais geralmente significa menos tempo de descongelamento.
  • O que vai para o frigorífico deve ser guardado em recipientes herméticos. Qualquer alimento que não consumires nos próximos cinco dias deve ir para o congelador.
  • Alguns alimentos aguentam especialmente bem quando são congelados e descongelados. É o caso de ensopados, almôndegas, molhos, pão, fruta, feijão e tartes.
  • Se possível, armazena em vácuo. Em alternativa, retira manualmente o máximo de ar da embalagem.

Uma última dica para os profissionais de batch booking: etiqueta todos os alimentos que guardas no congelador, de preferência com a data em que foram congelados. Assim, sabes sempre o que está onde e desde quando. Não guardes nada no congelador durante mais de 3 meses.

O batch cooking é uma forma simples de poupar tempo e dinheiro. Para o praticares no dia-a-dia, planeia as refeições com antecedência, prepara o que vais precisar, reserva um momento no teu fim-de-semana para cozinhar as refeições em lote e guarda tudo corretamente. Estás pronto para uma semana bem mais saudável.

No OLX encontras os eletrodomésticos mais adequados ao batch cooking, como frigoríficos de ultima geração, congeladores e arcas frigoríficas de grande dimensão, batedoras, tachos e panelas, para além dos recipientes adequados.


Próximas leituras:

Esquentador ou cilindro: qual escolher?
Descobre como escolher entre um esquentador ou cilindro. Estes são os principais …
Gás ou eletricidade: qual é a melhor opção?
Descobre como escolher entre gás ou eletricidade, quais as principais diferenças entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *