Os Beagle são conhecidos pelas suas habilidades de caça, além do seu olfato extremamente apurado e da sua inteligência. Se tens ou estás prestes a receber um Beagle na tua família, estas são as características e os cuidados que vais querer saber.

Origem: o favorito da família real inglesa

O Beagle foi criado para caçar coelhos e lebres em meados do século XVI. Como tinha tendência para ladrar, conquistou o nome que, em francês, significa “boca grande” (a conjunção de bayer – “aberto” – e gueule – “boca”).

Esta raça tem como antecedentes os Foxhound, os Harrier e os pequenos Kerry Beagle. Rapidamente conquistou fãs no Reino Unido, onde se desenvolveu e acabou por se tornar o favorito da família real inglesa.

A popularidade nunca mais parou de crescer. Hoje, é admirado tanto pelo companheiro em casa, no campo ou até em situações de trabalho, como nos controlos alfandegários em aeroportos.

Artigo relacionado: Nomes para cão perfeitos para cada tutor

Porte: o Beagle é um cão robusto e ousado

Pequenos, mas robustos e ousados, os Beagle podem ser de porte pequeno a médio. É parecido com o Foxhound, mas mais pequeno, com a cabeça maior e o focinho mais curto.

Têm características físicas muito especiais. De corpo alongado e patas curtas, destacam-se as orelhas longas e macias. O corpo é musculoso, favorecendo uma aparência robusta. Os olhos costumam ser castanho-escuros ou avelã, grandes e chamativos. Medem de 33 a 40 centímetros e pesam entre os 10 e 15 quilos, aproximadamente. As fêmeas são geralmente ligeiramente menores que os machos, e tamanho miniatura, ou “pocket”, não passa dos 30 centímetros.

Outra característica que se destaca é a sua capacidade de olfato: estes cães têm a capacidade de detetar cerca de 220 milhões de aromas diferentes. Não admira que o Beagle passe a maior parte do tempo de cabeça junto ao chão, a decifrar todos os cheiros que lhe surgem no caminho. 

Pelagem: lisa, curta e densa

A pelagem do Beagle é curta, lisa, densa e macia, com exemplares existentes numa grande variedade de colorações e combinações. Há beagles brancos, pretos e castanhos, sendo muito popular a variação tricolor. Em comum, entre todas as variações, a cauda: por norma, é branca.

A pelagem deste cão é muito fácil de cuidar, bastando escovar uma vez por semana, para remover os pelos mortos e soltos. À parte disso, os Beagles adoram rebolar pelo chão, mas felizmente, também são cães que gostam muito de banhos.

Personalidade: cão alegre, inteligente e fiel

O Beagle é um cão com muita energia e que pede passeios regulares. Por isso, os donos que sejam adeptos de caminhadas encontram no Beagle o companheiro de quatro patas perfeito. São muito inteligentes e fiéis, criando um forte vínculo com as suas famílias.

É uma raça perfeita para famílias com crianças, já que é muito carinhoso e ativo. Já no que respeita ao convívio com felinos, é necessária alguma atenção para iniciar a sociabilização, de modo a promover um bom relacionamento. O Beagle é ainda um excelente cão de guarda, que ladra a qualquer coisa incomum. No entanto, isto não quer dizer que não vá querer brincar com um possível ladrão, pelo que é bom não o ter como único recurso de proteção.

Sendo um animal muito vocal, desenvolvido para perseguir as suas presas e alertar para a sua localização, é muito propenso a uivar. Esta característica pode ser trabalhada com treinos e, quanto mais cedo, melhor. Embora com alguma teimosia à mistura, os Beagle aprendem bem e são excelentes companheiros domésticos.

Alimentação: a dieta deve ser cuidada nas diferentes fases da vida

Os Beagle têm um metabolismo rápido. Queimam muita energia, têm um estomago pequeno, e precisam de pouca comida, mas com frequência. A alimentação deve ser ajustada nas proporções corretas e com os nutrientes essenciais. Isto porque os Beagle têm tendência a comer demais e demasiado rápido. Por esse motivo, é necessário controlar bem a sua alimentação, a fim de evitar problemas como obesidade.

Artigo relacionado: Como escolher a melhor comida para cão

Problemas de saúde mais comuns

Dado que se trata de uma raça de cães que adora comida, é preciso controlar as lambarices e as porções de ração, para evitar problemas de excesso de peso. Se um Beagle perde o apetite, é caso para estranhar e consultar um veterinário.

Apesar de ser uma raça robusta e geralmente saudável, o Beagle pode sofrer de alguns problemas como a displasia da anca, condição que pode causar problemas de mobilidade. A epilepsia e um tipo de meningite são outras doenças comuns.

Como o Beagle é um cão que precisa de muito exercício, passear por cerca de duas horas por dia é o ideal. No entanto, convém ter presente que os seus instintos de caça são fortes e, por isso, não deve ser solto até que seja treinado a voltar, quando chamado. Os parques para cães são ótimos e os Beagles vão adorar.

Em poucas palavras, um Beagle é um cão extraordinariamente carinhoso, brincalhão e dócil. É um excelente companheiro para qualquer família e um ótimo parceiro para o dia-a-dia. No OLX encontras tudo para lhes proporcionar uma vida de qualidade. Experimenta!


Próximas leituras:

Gato Siberiano: características e cuidados
Estás prestes a receber um gato siberiano na família? Aqui encontras as …
Teckel: características e cuidados
De olhar doce e fácil de reconhecer graças à sua estatura, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *