Existem muitos benefícios associados ao uso da bicicleta, seja por adultos ou por crianças. Para estas últimas, além de ser uma atividade divertida, andar de bicicleta estimula o exercício e contribui para o seu desenvolvimento.

As bicicletas vieram para ficar!

As vantagens das bicicletas para crianças

A prática de hábitos desportivos traz diversas vantagens a crianças de todas as idades.

  • Diversão garantida – A sensação de liberdade que a bicicleta dá e a experiência ao ar livre faz com que esta se torne uma das atividades preferida de muitas crianças.
  • Evita o sedentarismo – Por ser uma atividade atrativa, vai contribuir para que a criança não seja sedentária, o que pode levar também ao excesso de peso. O exercício que as bicicletas para crianças proporcionam ajuda no desenvolvimento muscular e ósseo;
  • Melhora o rendimento escolar – O exercício físico relaciona-se com um bom rendimento escolar, pelo que a bicicleta também vai e desenvolver os processos cerebrais das crianças, promovendo uma melhor concentração e aprendizagem;
  • Tempo de qualidade – Principalmente se em casa houver bicicletas para adultos e bicicletas para crianças, para assim poderem pedalar em conjunto. É uma forma de participar na vida e crescimento das crianças enquanto se divertem.

Centenas de bicicletas para crianças à tua espera no OLX

Na hora da compra de bicicletas para crianças, é necessário ter em conta determinados aspetos para garantir a segurança que uma bicicleta deve dar. Descobre quais são.

Como escolher bicicletas para crianças

Escolher bicicletas para crianças implica conjugar diferentes fatores de segurança, conforto e decorativos. Descobre quais são.

Tamanho

Antes de tentares comprar uma bicicleta para crianças, deves ter em conta o que lhe é realmente adequado.

Para tal, é importante considerar a idade e o peso da criança. Outras medidas de orientação são a idade, o comprimento da perna da criança e o diâmetro da roda.

IdadeComprimento da perna (cm)Diâmetro da roda (cm)
2 – 435 – 4330
4 – 641 – 5136
5 – 846 – 5641
6 – 951 – 6146
7 – 1056 – 6451
+ de 961 – 7161
Idade vs. Comprimento da perna vs. Diâmetro da roda

Finalidade

As bicicletas para crianças também podem ser utilizadas para diferentes utilizações, tal como acontece nas bicicletas dos adultos.

Se a bicicleta for para ser utilizada no meio rural ou estradas não pavimentadas, opta por uma bicicleta mais forte e com pneus robustos, para aguentar as adversidades do terreno. Na cidade, os pneus já podem ser mais finos.

Altura do selim

O selim das bicicletas para crianças deve estar à altura correta, o que também lhes vai garantir maior confiança.

Para as primeiras bicicletas de equilíbrio e sem rodinhas de apoio lateral, os pés das crianças devem tocar totalmente no chão, quando estas estão sentadas. Nas bicicletas com rodinhas de apoio nas laterais, apenas os dedos dos pés devem tocar no chão.

Posição dos joelhos

A posição correta dos joelhos relaciona-se com a altura do selim. Na fase de aprendizagem, as crianças devem ter os joelhos mais fletidos para conseguirem chegar com os pés ao chão, com facilidade.

À medida que vão ficando mais confiantes, o selim pode ser subido até à extensão completa da perna, oferecendo assim uma melhor pedalada.

Posição dos pés

Na fase de aprendizagem, os pés devem estar em contacto com o chão, para impulsionarem a bicicleta. Nas bicicletas com rodinhas, apenas a parte mais larga do pé deve assentar nos pedais.

Equipamentos de segurança

Se andas à procura de bicicletas para crianças, tens de considerar também os equipamentos, que são fundamentais para garantir a segurança da atividade, tais como o capacete, as cotoveleiras e joelheiras.

Bicicletas elétricas: a alternativa saudável e económica

Bicicletas para crianças pequenas

As bicicletas de equilíbrio são uma excelente opção para oferecer a crianças pequenas. Além do divertimento que oferecem, ajudam no desenvolvimento da noção de direção, na coordenação e equilíbrio.

Estas bicicletas podem ser utilizadas a partir dos 18 meses. Com estas bicicletas, as crianças tendem a sentir-se mais confortáveis, pelo facto de conseguirem pousar os pés no chão, ganhando mais confiança na bicicleta.

Os travões, as mudanças e o que deves saber sobre as rodinhas de apoio

As crianças podem começar com ou sem travões, nas bicicletas de equilíbrio, ou com travão contrapedal, que funciona quando a criança pelada para trás. Estas opções são as mais intuitivas. Mais tarde, podem passar para os travões comuns.

É importante que as crianças aprendam a manter o equilíbrio e a pedalar corretamente, pelo que as bicicletas com mudanças devem ser oferecidas mais tarde, quando as crianças ganham maiores capacidades de condução.

No que respeita às rodinhas, são uma excelente forma de começar a andar de bicicleta, oferecendo maior conforto e confiança para as primeiras pedaladas. Assim que surgirem os primeiros sinais de confiança, retira as rodinhas e permite que a criança pedale rumo à liberdade.

As bicicletas antigas não devem ser um estorvo. O OLX ajuda-te a destralhar o que já não te serve ou que não te faz falta. Cria uma conta, um anúncio e num estalar de dedos, voilà, ganhas algum dinheiro.


Próximas leituras:

As melhores sapatilhas running por menos de 100€
Correr faz parte da tua rotina? Descobre 7 excelentes modelos de sapatilhas …
5 receitas de verão simples e deliciosas
Trazemos-te 5 receitas de verão simples e saborosas, para desfrutares dos dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *