BMX: tudo o que precisas de saber para começar
Gostavas de praticar BMX? Temos o equipamento e gadgets que precisas para começar hoje.
O BMX nasceu em 1958, em Amersfoort, na Holanda, embora se tenha tornado popular nos anos seguintes, nos Estados Unidos da América. Derivado de Bycycle Motocross, foi inspirado nas competições de motocross.
Este é o desporto ideal para os amantes de adrenalina, que se divide em BMX Racing e Freestyle, sendo que neste último ocorrem um conjunto de manobras apresentadas em estilo livre.
As BMX para a modalidade Freestyle podem ser construídas a partir de vários tipos de materiais, mas são frequentemente feitas de aço cromo-molibdénio e aço de alto limite elástico. Possuem, geralmente, um quadro durável e forte, tornando-as resistentes durante os saltos. São principalmente projetadas para Street, Park e Dirt.
Um outro tipo de BMX Freestyle é projetado para manobras em parques de skate e nas ruas. São indicadas as bicicletas Mini BMX, mais pequenas do que as bicicletas BMX originais e com um quadro robusto.
As bicicletas de BMX de corrida são leves e robustas. As principais peças são feitas em alumínio e aço cromo-molibdénio.
São a opção certa para quem pretende competir em corridas ou se simplesmente precisas de uma bicicleta para andar diariamente na rua.
Sabias que as bicicletas vieram para ficar?
O principal fator para decidir o tamanho ideal da tua bicicleta BMX tem a ver com o teu tamanho. Para além disso, o comprimento do tubo superior da bicicleta e o tamanho da roda também são importantes.
Normalmente, o tamanho do tubo superior de uma BMX é de 20”, correspondendo a uma BMX média. Já as rodas das BMX Freestyle podem ter 16”, 18” e 20”. As de corrida têm, habitualmente, 20”.
No que respeita às bicicletas BMX para criança, deves ter em conta a escolha de um quadro/tubo superior mais pequeno, para que a bicicleta não seja demasiado pesada ou excessivamente grande.
Praticamente todas as bicicletas são adequadas para iniciantes, no entanto, é recomendado que compres uma bicicleta integral da primeira vez. Têm dois travões, o que te permite pedalar em segurança e ajustar a velocidade com facilidade.
Ciclistas experientes já podem procurar por bicicletas topo de gama, compostas por materiais resistentes e leves. É comum também construírem a sua própria BMX, a partir de componentes individuais, obtendo uma bicicleta especializada e totalmente de acordo com as suas necessidades.
Idade | Altura do utilizador (cm) | Tubo superior (desde) | Tamanho da roda |
3-5 | 95-112 | 12” | 12” |
5-7 | 112-126 | 13” | 14” |
7-9 | 126-138 | 15” | 16” |
9-11 | 138-149 | 17” | 18” |
10-12 | 145-160 | 19.5” – 20.25” | 20” |
11-13 | 150-168 | 20” – 20.5” | 20” |
13-15 | 160-175 | 20.25” – 20.75” | 20” |
15-17 | 175-183 | 20.75” – 21” | 20” |
17+ | 183+ | 21”+ | 20” |
Geralmente em alumínio, permite fixar solidamente o espigão de selim ao quadro da tua BMX. Algumas oferecem o sistema tipo Quick Release, possibilitando a abertura e fecho de forma simples e rápida.
Deve ser leve e rígido, permitindo aplicar toda a potência quando puxas por ele. A geometria deve favorecer a velocidade.
Podem ser integradas, são leves e geralmente em alumínio.
O diâmetro varia de acordo com as rodas. São uma parte essencial de uma BMX, principalmente utilizados para as vertentes Street e Park. Podem ser de aço, perfeitos para Street, por serem mais pesados e duráveis. Para Park devem ser de plástico. São leves e, embora não tão duráveis, são fáceis e baratos de substituir.
São uma parte fundamental da bicicleta BMX. Servem para manter o equilíbrio e para acelerar. São feitos para suportar imensos abusos e podem ser de aço, plástico ou alumínio, embora estes últimos sejam mais comuns nas BMX de corrida. A vantagem dos pedais de aço é a durabilidade. No entanto, são mais pesados que os de plástico, embora estes últimos se desgastem ou partam com alguma facilidade.
Caso tal aconteça, a sua substituição é fácil e acessível. Tem atenção ao estado dos pedais, uma vez que quando desgastados têm menos aderência e os teus pés podem sair frequentemente, enquanto realizas manobras.
Procuras uns pedais novos? Vê aqui!
São vitais para manteres o controlo da tua BMX de corrida. As pegas suaves adicionam algum grau de absorção de choque, protegendo as tuas mãos de golpes.
Têm um grande papel na tua BMX. A sua finalidade é fixar o guiador à forqueta. A principal diferença entre avanços da BMX Freestyle é no comprimento e altura, que são fatores que podem afetar o quão rápido o ponto de equilíbrio aparece na bicicleta.
Um avanço de BMX curto torna-se mais responsivo, enquanto um avanço BMX comprido dá-te uma frente mais lenta e controlada. O avanço da BMX Freestyle determina o quão longe do teu peito estará o guiador. Um avanço curto faz com que seja fácil colocares-te sobre a roda da frente.
São feitos para serem duráveis. A maioria tem para-choques feitos de plástico ou kevlar, para proteger o seu nariz e as laterais contra os impactos. Existem diferentes tipos de selim para bicicletas de BMX: pivotal, tripé, combo e Rail BMX.
Podem ser espigões de selim giratórios, de selim tripé, de selim combinados e espigões de selim stealth. O tipo que vais escolher depende do selim que queres utilizar na tua configuração.
Para jovens praticantes principiantes de BMX (8 aos 14 anos/1,30 m a 1,60 m) na rua, em módulos urbanos e pistas de terra com lombas. Disponível no OLX a partir do valor incrível de 50 euros.
É uma marca com ofertas destinadas a pilotos que procuram uma plataforma sólida para desenvolver as suas habilidades. No OLX encontras à venda a partir dos 250 euros.
Vê ainda qual é a melhor action cam do mercado!
O mundo do BMX é enorme, mas tudo o que precisas para começar a praticar esta modalidade está no OLX.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta