Um lugar arrumado é sempre bom para se viver. A arrumação cria uma estética agradável e torna uma casa serena. Casas com tudo espalhado por todo o lado vão chamar a atenção desde o bom acabamento para a confusão. Especialmente os sapatos podem causar desordem num espaço cuidadosamente arrumado. Ter um espaço organizado para guardar os teus sapatos faz com que a tua casa fique bonita. 

Se adoras criar a tua própria mobília, uma prateleira de sapatos DIY é a melhor forma de o fazer. Dar-te-á uma sensação de realização quando acabares. Projetos DIY também ajudam-te a criar artigos domésticos que se adaptam ao teu design. Podes também divertir-te com eles e ser criativo. Podes construir uma sapateira a partir de vários artigos disponíveis na tua casa, desperdícios de madeira, canos, cartões, escadas e cabides.

Aqui estão dez ideias de sapateiras para fazeres tu mesmo, reutilizando artigos domésticos comuns na tua casa. 

1. Caixotes de madeira

https://i.pinimg.com/736x/f6/96/0d/f6960dc551c41ef23cf42b253c32a60e–wine-crates-wooden-crates.jpg

Caixotes de madeira vazios podem ser reutilizados para fazer belas prateleiras de sapatos. Estes caixotes de madeira estão disponíveis em várias lojas se não tiveres nenhuma na tua casa, e são bastante baratas. Os caixotes de madeira para sapatos fornecem um design rústico à tua casa. Os caixotes de madeira podem conter um grande número de sapatos. Mas isto depende do tamanho da caixa de sapatos que quiseres. Basta empilhá-los uns em cima dos outros, e a tua sapateira estará completa. Podes pintá-los de qualquer cor que se adapte ao tema da tua casa ou apenas aplicar verniz sobre eles para manter a aparência da madeira.

2. Escada para sapatos

Escada para sapatos
https://mydecorative.com/wp-content/uploads/2014/06/homemade-shoe-rack-ladder.jpg

A escada de sapatos da escada é das mais fáceis de fazer. Podes usar uma escada velha ou construir uma tu mesmo e guardar vários sapatos dependendo da sua altura. A escada de sapatos pode ser montada em qualquer parte da casa. Pinta-a para combinar com as cores do teu quarto e fazê-la destacar. Esta sapateira é uma boa maneira de mostrares o teu talento artístico.

3. Canos de PVC

Canos de PVC
https://i.pinimg.com/236x/57/5a/f5/575af56139cd819e9453590e7e184993–organisation-pvc-shoe-rack.jpg

Reutilizar velhos canos de PVC para a tua sapateira é outra maneira de construir uma sapateira simples e linda. Se ainda tiveres alguns PVCs de construção, podes colocá-los na tua parede para os usar desta maneira. Em alternativa, podes comprá-los na loja de equipamentos mais próxima. Uns PVCs ligeiramente grandes são sempre melhores para garantir que os teus sapatos cabem nos canos. Usa o teu maior sapato para medir e cortar os canos de PVC. Adiciona alguma margem ao cortar os canos. Cola as peças com cola para os canos à altura desejada. Também podes usar canos de PVC de cores diferentes, se fores mais artístico.

4. Varas de Tensão

Varas de Tensão
https://cdn-fastly.hometalk.com/media/2016/12/26/3659629/tension-rod-shoe-storage-storage-ideas.jpg?size=720×845&nocrop=1

O uso de varas de tensão é um dos mais fáceis hacks de sapatos de bricolage. É útil para um espaço de armário limitado. As varas proporcionam uma base para colocares os teus sapatos. As varas são normalmente aplicáveis em espaços de armazenamento fechados. Usa varas de tensão grandes e pequenas para dar mais equilíbrio aos teus sapatos. Faz com que o suporte do sapato na vara seja tal que a parte da frente da tua sola fique sobre uma vara grande e os calcanhares sobre a barra mais pequena. Usar varetas de tensão grandes e pequenas irá ajudar a aumentar a estabilidade assim que colocares os teus sapatos na prateleira. Basta pendurares as varas de tensão perto das paredes e pendurares os teus sapatos.

5. Cabides

Cabides
https://diycraftsfood.trulyhandpicked.com/wp-content/uploads/2018/11/How-to-make-a-hanging-shoe-storage.jpg

Os cabides velhos também podem ser reapropriados para pendurar sandálias velhas e chinelos de dedo. Os cabides de metal são os mais adequados para o fazeres tu mesmo. Basta cortar o fundo do cabide com um par de alicates e curvar as duas pontas para se parecerem com outros cabides pequenos. Coloca um lado dos sapatos a uma das curvas e faz igual no outro lado do cabide. Cada cabide deve levar um par de sapatos. Podes usar ganchos de parede para segurar os teus cabides na parede.

6. Canos industriais

 Canos industriais
https://i.etsystatic.com/12550634/r/il/fa891c/1863233896/il_fullxfull.1863233896_ndpj.jpg

Os canos industriais podem ser usados para criar belas prateleiras de sapatos. Em algumas opções de prateleiras de sapatos industriais, não precisas de parafusos para completar a tua prateleira. Tudo o que precisas é de alguns tubos de metal do tipo industrial, juntando parafusos e uma chave-inglesa. Os canos vão fazer o esqueleto ou o corpo da sapateira. Também vais precisar de duas tábuas de madeira para formar o topo da prateleira de sapatos onde irás colocar os teus sapatos.

7. Sucções de Plástico

Sucções de Plástico
https://cdn.diyncrafts.com/wp-content/uploads/2018/06/20-cup.jpg

Sabias que podes reutilizar garrafas de plástico de detergentes para fazer um porta sapatos? Só precisas de alguns ganchos de parede e recortes de plástico para criar este DIY, e só te vai levar 5 minutos. Pega nas tuas velhas garrafas de detergente e corta-as em pedaços largos o suficiente para caberem nos sapatos. Faz um pequeno furo nas costas para ligar o corte ao gancho de parede. Certifica-te de que o gancho de parede pode transportar até 3-5 kgs. Depois basta montá-los na parede ou no armário.

8. Banco

Banco
https://simplelifeofalady.com/wp-content/uploads/2020/01/wooden-bench-with-crates-underneath-683×1024.png

Este banco permite-te guardar os teus sapatos por baixo. É colocado principalmente a meio caminho logo a seguir à porta. Podes sentar-te no banco enquanto tiras os teus sapatos e os guardas em caixas, cestos ou barras de tensão.

9. Paletes de madeira

Paletes de madeira
https://i.pinimg.com/originals/db/9b/be/db9bbe918ff370aeb89f5d7621e54097.jpg

Uma velha palete de madeira pode fazer uma prateleira de sapatos de bricolage fácil. Há várias formas de criar uma sapateira com estas paletes. A mais fácil é colocar a palete na vertical junto a uma parede. Podes aumentar a tua criatividade criando compartimentos na tua palete para teres várias camadas onde possas colocar os teus sapatos.

10. Cartão

Cartão
https://i.pinimg.com/originals/2d/27/56/2d27568ecdefd57c14988f951d6bcedd.jpg

As caixas de cartão podem fazer caixas de sapatos organizadas que parecem ter sido compradas na loja. Só precisas de uma pistola de cola e das tuas velhas caixas de cartão. São muito simples de fazer e podes escolher o design que quiseres. Para uma sensação artística, pinta as caixas de cartão de qualquer cor à tua escolha.

Palavras finais!

Em vez de simplesmente deitares fora o excesso de materiais de construção ou itens antigos na tua casa, volta a utilizá-los e cria uma sapateira. Isto vai fazer-te parecer organizado e ajudar-te a melhorar a estética da tua casa. Sente-te à vontade para apostares na tua criatividade e criar prateleiras de sapatos que mostrem a tua natureza artística. Tudo o que precisas é de algumas ferramentas simples e estás pronto para construir,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.