Em Portugal, todos os condutores de moto são obrigados a utilizar capacetes devido a estes serem a principal proteção que um condutor pode ter em caso de acidente. Mas com a grande variedade de modelos de capacetes que existe no mercado, pode ser complicado comprar o capacete que se adapta a ti e à tua moto.

Como escolher o tamanho do meu capacete? Quais são os diferentes modelos de capacetes? O que ter em conta quando compro o meu capacete? Encontra as respostas que precisas neste artigo.

Tamanho adequado para os capacetes

Para teres mais conforto e segurança, o teu capacete deve estar justo à cabeça. Para saberes o tamanho ideal para capacetes, mede a tua cabeça com uma fita métrica. É importante referir que a parte posterior do capacete deve ficar próxima do teu pescoço e a parte anterior deve ficar próxima da testa.

Cabeça (cm)Tamanho do capaceteEquivalência
51-5252XXS
53-5454XS
55-5656S
57-5858M
59-6060L
61-6262XL
63-6464XXL

Quais são os modelos de capacetes de moto existentes?

Agora que já sabes o teu tamanho de capacetes, é altura de escolher o capacete que pretendes adquirir:

  • Aberto: Estes capacetes oferecem significativamente menos proteção do que os outros modelos. Maior parte destes capacetes tem uma proteção de plástico para o rosto e estes capacetes apenas protegem o crânio, sendo que não protegem nem o pescoço nem a nuca.
  • Integral: Estes capacetes são os que oferecem mais segurança, pois garantem uma proteção total. Protegem as orelhas, pescoço, nuca e têm uma proteção frontal para proteger o rosto.
  • Modular: A viseira destes capacetes permite-te levantar a parte frontal e têm uma proteção de plástico mais ampla. Protegem o crânio, pescoço e nuca.
  • Off-road: A grande diferença entre este tipo de capacete e o capacete integral é o facto de estes serem abertos, sendo utilizados com óculos. Estes capacetes permitem uma maior visibilidade lateral e são equipados com uma viseira maior e uma barra de queixo mais acentuada para melhor fluxo de ar.

No OLX encontras o melhor capacete de moto para ti.

Os capacetes estão em constante evolução de modo a acompanhar os avanços tecnológicos, incluindo o uso de materiais mais leves para reduzir a tensão no pescoço, preenchimento adicional para maior conforto, Bluetooth para conseguires estar contactável durante a tua viagem, entre outros.

Apesar do desenvolvimento destes recursos inovadores, os componentes centrais dos capacetes continuam a ser os mesmos: revestimento exterior, revestimento de absorção de impacto, camada de conforto acolchoada e o sistema de retenção.

É fundamental que o teu capacete tenha todos estes componentes para não colocares a tua segurança em risco.

Descobre os melhores acessórios para a tua mota.

capacete de moto vermelho com viseira de proteção em plástico

Como, quando, o quê? Esclarece as tuas dúvidas

Como utilizar corretamente o capacete?

Ao colocares o capacete, a parte superior da viseira deve estar à altura das sobrancelhas para te proteger de choques frontais e te permitir levantar a cabeça sem que a parte de trás do capacete te bloqueie o pescoço. Recomendamos que prendas sempre o capacete e que não circules com a viseira aberta.

Quando devo trocar de capacete?

Deves substituir o teu capacete após qualquer acidente, mesmo que este não apresente qualquer deformação. O capacete da moto deve ser substituído 5 em 5 anos, pois os materiais irão perder a qualidade com o tempo.

Como posso lavar o capacete?

Com viagens de longa distância e percorridas na autoestrada é natural que o teu capacete fique sujo. Para limpares gorduras e outros detritos, lava bem a viseira com água e sabonete líquido. Não deves secar o capacete, sendo o ideal deixá-lo secar naturalmente.

Caso precises de limpar o interior do capacete, demolha os forros interiores numa solução de detergente da roupa e enxague-os algumas vezes. Não espremas os forros e deixa o capacete secar ao ar livre.

O que devo ter em conta?

Antes de adquirires o capacete verifica se este tem a etiqueta que certifica a homologação, pois a etiqueta comprova que o capacete está de acordo com as normas de segurança, que foi submetido a vários testes de laboratório que reproduzem aquilo que pode acontecer num acidente e que o fabrico do capacete está sob controlo permanente.

Deves ter em atenção também algumas coisas, como condições meteorológicas, onde planeias conduzir (rua, autoestrada, entre outros) e quais componentes adicionais procuras num capacete.

Os capacetes integrais, modulares e abertos são mais utilizados para utilizares em situações de estrada normal, enquanto os capacetes Off-road são indicados para situações de desporto radical. Certifica-te que experimentas o capacete antes de comprares para garantires que este se adapta bem ao formato da tua cabeça e que funciona com qualquer equipamento de segurança extra.

Recomendamos que cada vez que conduzas a tua moto, utilizes capacete, pois estes são a peça mais importante do equipamento de segurança.

Boas viagens!


Próximas leituras:

Nintendo Switch: tudo sobre a consola da Nintendo
A Nintendo Switch é uma consola fantástica para todos os tipos de …
Intercomunicadores para bebés a partir de 25€
Os intercomunicadores para bebés são ferramentas essenciais para acompanhar os bebés nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *